Por Carla Helena Lange, 22 de abril de 2022
Tempo de leitura: 7 minutos

Por que a escola deve disponibilizar ferramentas para facilitar o dia a dia dos professores?

O ensino-aprendizagem dos alunos é melhor quando a escola oferece ferramentas para professores. Elas tornam as aulas atrativas e a rotina menos cansativa.

CAPA

Houve um período, para facilitar o dia a dia de professores, em que o livro didático surgiu na sala de aula como uma nova tecnologia. E, exatamente por esse motivo, sofreu uma grande resistência por parte dos educadores mais tradicionais da época.

Aliás, um dos principais motivos que gerou essa resistência foi o receio dos professores serem substituídos por esses livros. Mas hoje em dia, sabemos que isso não é real. 

Independente da tecnologia que chega dentro da sala de aula, a função dela é facilitar o dia a dia de professores. Afinal, eles sempre vão ser indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem do aluno. 

São eles que dominam os conteúdos, conhecem as teorias e estão sempre atualizados, preparando conteúdos, corrigindo provas, entre muitas outras atividades manuais que, certamente, tomam muito tempo do professor, e deixam o seu dia a dia bem corrido.

Por isso, gestores e diretores escolares devem pensar em meios de facilitar todo esse trabalho para o corpo docente. Para te ajudar com isso, separamos 20 ferramentas para professores que vão “dar uma mãozinha” em sala de aula.

Continue a leitura e confira: 

As 20 melhores ferramentas para professores
Permitem a criação de aulas interativas 
Simulam a sala de aula no ambiente digital 
Facilitam a organização da rotina dos professores 
Armazenamento de materiais de apoio 
Funcionam como um bloco de notas de anotações necessárias 

CTA

As 20 melhores ferramentas para professores

Existem inúmeras ferramentas disponíveis no mercado que atendem as demandas dos professores. Abaixo, selecionamos as principais de acordo com cada funcionalidade. 

Permitem a criação de aulas interativas 

20 ferramentas para facilitar o dia a dia de professores | Sponte

Google Slides

O Google Slides permite a criação e montagem de slides e, ainda, disponibiliza ferramentas para ser utilizadas nas apresentações. Com ele também é possível fazer trabalhos em tempo real com outros participantes

É uma boa opção de ferramenta para professores oferecerem aos alunos, pois, os estudantes podem fazer os trabalhos em grupos, sem precisar necessariamente se reunir em um mesmo ambiente físico. 

Além disso, os docentes conseguirão acompanhar as atividades, assim como criar seus próprios materiais para compartilhar com os alunos. Isso facilita o acesso, já que ficarão disponíveis na nuvem.   

Prezi

O Prezi é uma ferramenta que possibilita a produção de apresentações interativas, que saem do modelo tradicional de slides. Com ele, é possível compartilhar o conteúdo com outras pessoas. 

Ao utilizá-lo, professores conseguem deixar assuntos “pesados” mais atrativos, o que, consequentemente, tende a chamar mais a atenção dos alunos, que também podem usar a plataforma para criação de trabalhos.  

Canva

O Canva é uma plataforma que possibilita a criação e edição de imagens. Com uma versão gratuita e paga, a ferramenta disponibiliza templates de posts, cartazes, folders, entre outros. 

Dentro do Canva existe o Canva for Education — um espaço destinado para professores e alunos do Ensino Fundamental e  Ensino Médio. Nele, é possível que docentes criem suas aulas e as edite quando achar necessário. 

No Canva for Education, o professor simula uma sala de aula ao compartilhar atividades ou conteúdos com os alunos. 

KaHoot!

O Kahoot! é uma plataforma que facilita a criação de jogos e quizzes educativos. Trata-se de uma ferramenta disponível tanto no site quanto em aplicativos para celular. Ou seja, é de fácil acesso uma vez que pode ser logado de qualquer local.  

Na prática, o professor cria um game com o assunto que quer abordar em sala de aula e os estudantes jogam. Ao final recebem uma pontuação, que pode ser utilizada como nota de avaliação pelo professor. 

Infogram 

O Infogram é utilizado para criar artes interativas que facilitam o entendimento de assuntos complexos. Trata-se de uma ferramenta gratuita, porém com um “plus” na versão paga, que é indicada para o uso de empresas ou, nesse caso, de escolas.

A plataforma ajuda os professores a repassar aos alunos os conteúdos mais complexos, que são de difícil compreensão. Com ela, informações podem ser dispostas em gráficos com imagens, o que facilita a leitura e o entendimento. 

Genially

O Genially é uma ferramenta utilizada na produção de conteúdos interativos, bastante popular no ambiente educativo. Com ele é possível criar apresentações, gráficos, posts, entre outros. 

Assim, ao utilizá-lo, os professores conseguem atrair os alunos para o assunto do qual estão falando, isso porque é interativo e agradável aos olhos, por ser um conteúdo transmitido a partir do visual. 

Google Classroom

O Google Classroom, ou Google Sala de Aula, é um ambiente em que professores podem ministrar aulas a distância. Na ferramenta, o professor consegue monitorar o cronograma de aulas e o conteúdo que está repassando. 

A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada em computadores e aplicativos para celular. Então, tanto professores quanto alunos conseguem acessá-lo de qualquer lugar, o que viabiliza que as aulas ocorram sem nenhum problema. 

Quizlet

O Quizlet é uma ferramenta que utiliza cartões de memória para auxiliar os alunos nos estudos. Nesses cartões, professores e estudantes podem colocar tanto textos quanto imagens relacionados ao assunto, assim como atividades. 

A ferramenta é bastante utilizada por alunos que estão aprendendo um idioma, principalmente o inglês. O Quizlet, disponível para Web e aplicativo, permite que o aluno selecione o que quer estudar e que o professor armazene os materiais que deseja utilizar. 

Miro 

O Miro permite a interação entre professor e aluno. Funciona como um quadro de sala de aula, em que podem ser colocadas as informações da aula, além de organizar atividades. 

A ferramenta é considerada como uma lousa digital, que pode ser usada para construir conteúdos em colaboração com outras pessoas. 

Sua tela em branco dá ao professor a liberdade de decidir como conduzir o assunto com os alunos, ou seja, serve como um quadro negro, em que ele pode ir passando as informações como deseja. 

Freeimages

O FreeImages é um banco de imagens com mais de 6 mil fotos disponíveis.  Nele, professores podem utilizar fotos para auxiliar nas informações repassadas, tornando o entendimento dos alunos facilitado. 

Porém, é preciso lembrar que ao usar as imagens do Freeimagens, os autores devem ser creditados. 

Simulam a sala de aula no ambiente digital 

EdPuzzle

O EdPuzzle tem a proposta de facilitar a edição e criação de vídeos. É uma ferramenta que possibilita o reaproveitamento de vídeos disponíveis na internet, em plataformas como o Youtube, dentro da sala de aula, podendo conter narração do professor.  

Na versão gratuita do EdPuzzle, o professor pode simular a sala de aula, ao criar um ambiente digital compartilhado com seus alunos. Nele, podem ser disponibilizados exercícios. Assim, é possível que o professor acompanhe o desempenho do aluno.  

Facilitam a organização da rotina dos professores 

20 ferramentas para facilitar o dia a dia de professores | Sponte

Padlet

O Padlet é um organizador de rotina. Com ele, é possível criar “murais virtuais” que registram e armazenam os conteúdos. Além disso, permite o compartilhamento dos arquivos com outras pessoas. 

Assim, o Padlet possibilita que professores criem murais como os de sala de aula, em que alunos conseguem acessar informações sobre prazos de atividades, datas de eventos e até mesmo acompanhar os projetos realizados com a turma. 

Portal do Aluno Sponte 

Com o Portal do Aluno, a comunidade escolar fica conectada e com acesso a informações como faltas, notas e situação financeira. Tudo isso de forma rápida, sem complicações e totalmente digital.

Na plataforma, os professores têm a possibilidade de divulgar as notas dos estudantes no Portal do Aluno. Ali, os próprios alunos podem ter acesso a seu desempenho escolar. 

Ou seja, é uma ferramenta que permite a segurança dos dados dos alunos que pode ser acessada de qualquer local

Trello

O Trello permite a organização de projetos. Com ele, professores podem usar o espaço para criar e planejar aulas e disponibilizar os conteúdos necessários aos alunos para a realização de atividades. 

Ou seja, a ferramenta serve para organizar a sala de aula, pois facilita que professores e alunos interajam no mesmo ambiente. Com o sistema de aulas online, torna-se uma excelente ferramenta para organizar a sala de aula. 

Planilhas Google 

O Planilhas Google é mais uma funcionalidade do Google que facilita a criação e edição de tabelas, podendo ser compartilhadas gratuitamente. Na ferramenta, também existem modelos prontos disponíveis. 

Com ela o professor pode manter as notas dos alunos e se organizar, principalmente com as aulas online, uma vez que as planilhas podem ser acessadas de qualquer lugar.  

Googles Docs 

O Google Docs possibilita a criação e edição de textos no ambiente online. Assim, alunos e professores podem salvar os textos na nuvem e compartilhar com outras pessoas. 

Entre estudantes é uma boa opção para trabalhos em grupo, uma vez que após finalizado pode ser compartilhado com o professor diretamente, o que contribui para a redução de papéis impressos. 

Armazenamento de materiais de apoio 

20 ferramentas para facilitar o dia a dia de professores | Sponte

Google Drive

O Google Drive é uma plataforma de armazenamento de conteúdos. A partir de uma conta gratuita, é possível guardar todos os tipos de arquivo, como fotos, documentos, planilhas, áudios, vídeos, entre outros. 

Caso a capacidade de armazenamento exigida pelo usuário seja maior, é possível ter uma conta paga. Aos professores, é uma ótima opção para armazenar as atividades dos alunos, uma vez que permite o acesso de qualquer lugar, já que está na nuvem, além de ser super seguro.  

Dropbox

O Dropbox é um ambiente de armazenamento. Com ele é possível guardar fotos, vídeos, documentos, entre outros. Porém, conta com apenas 2GB de espaço.  

Na plataforma, professores podem disponibilizar antecipadamente os conteúdos da aula, assim como os materiais de apoio necessários para pesquisa e realização de trabalhos. 

Funcionam como um bloco de notas de anotações necessárias 

20 ferramentas para facilitar o dia a dia de professores | Sponte

Evernote

O Evernote é um bloco de notas do Windows. É um aplicativo que permite anotações online. Para pessoas que precisam fazer diversos lembretes ao longo do dia é uma ótima opção porque pode ser utilizado em vários formatos e cores. 

 

Professores podem utilizá-lo durante a programação das aulas, principalmente em aulas online, já que estarão com o computador e poderão ver as anotações ao longo da conversa com os alunos. 

Com o Evernote, professores podem armazenar áudios e vídeos que achem interessantes para repassar aos alunos. Além disso, permite que PDFs e prints de páginas sejam salvos. 

________

Agora, os professores da sua escola, e até mesmo você, gestor, conhecem as melhores ferramentas para trabalhar com os alunos, tanto em sala de aula quanto em aulas híbridas, dessa forma, tornando a experiência de ensino e aprendizado mais enriquecedora.

Além disso, com todas essas funções, os professores conseguirão realizar suas tarefas com mais rapidez. Aliás, não somente professores, mas outros setores da escola também conseguem utilizar algumas dessas ferramentas para otimizar o trabalho, além dos alunos, é claro.

Para auxiliar ainda mais os professores, confira o eBook “36 ferramentas para potencializar suas aulas”: 

CTA

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.