Entenda o que é análise SWOT e como ela pode ajudar sua instituição

Para fazer esse estudo, antes de partir para transformações importantes, muitas empresas realizam a análise SWOT, entenda como utilizar em sua escola

Por Sponte em 17 de outubro de 2017.

Toda empresa passa por um período em que decisões importantes precisam ser tomadas, que impactam sensivelmente o futuro da instituição. Para não errar – ou ao menos diminuir os riscos de tomar um caminho que possa prejudicar o negócio – os gestores devem fazer análises profundas sobre a realidade da escola, considerar prós e contras de quaisquer mudanças que se queira realizar dentro dela, avaliar o impacto para alunos, pais e funcionários, entre outros fatores.

Para fazer esse estudo, antes de partir para transformações importantes, muitas empresas realizam a análise SWOT. A partir dela é possível entender a situação interna da escola e avaliar o cenário em que ela está inserida, obtendo dados importantes para traçar os próximos objetivos. Quer saber mais detalhes sobre a análise SWOT e como ela pode ajudar sua instituição? Continue acompanhando a leitura!

O que é análise SWOT?

SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Essas métricas podem ser dividas em duas categorias: o ambiente interno, ou seja, a área em que a escola detém o controle de seus resultados – como a qualidade de seus professores e o impacto dela no aprendizado dos alunos – e o ambiente externo, que são os fatores alheios ao controle da Instituição, como clima, taxa de juros, mudança de legislação, crises econômicas, etc.

No primeiro domínio serão encontradas as forças e fraquezas da instituição, já no segundo define-se as ameaças e as oportunidades. Entenda o que cada um desses indicadores significa:

Forças: são as características de sua instituição de ensino que representam uma vantagem sobre seus concorrentes. Uma escola que conta com salas de aulas equipadas com aparelhos modernos, que conta com um sistema de gestão online ou que aprova muitos alunos no vestibular, por exemplo, pode tornar essas características um diferencial – ou uma força.

Fraquezas: são os elementos que podem desfavorecer a empresa em relação aos seus concorrentes, como uma escola que possui alto índice de inadimplência ou que não tem uma boa relação com os pais de seus alunos.

Oportunidades: são os cenários favoráveis definidos por influências externas, como o aumento da procura por cursos de idiomas num cenário em que muitos estudantes estão fazendo intercâmbio. Nesse cenário, uma escola de idiomas pode aproveitar essa oportunidade para divulgar seus cursos e aumentar suas matrículas, por exemplo.

Ameaças: são todas as conjunturas que podem criar um ambiente desfavorável para os negócios da instituição – e que fogem do controle dela. Como, por exemplo, o cenário de crise financeira e aumento do desemprego que podem levar ao aumento da taxa de inadimplência e queda no número de alunos matriculados.

Para que serve a análise SWOT?

Atualmente, a análise SWOT é uma das metodologias mais clássicas de administração e marketing, sendo utilizada no planejamento estratégico de instituições de ensino que desejam mudar seu posicionamento, executar novos projetos ou mesmo para negócios que ainda não despontaram no mercado.

A partir desta matriz, é possível entender com detalhes o cenário em que a escola está inserida e suas características internas e, dessa forma, reduzir os riscos no momento em que a instituição decide dar novos passos e se posicionar (ou reposicionar) em seu segmento.

Assim, a análise SWOT serve, por exemplo, para que você consiga traçar estratégias de marketing mais efetivas e aumentar suas matrículas, como também para você se reposicionar no mercado e se colocar como uma escola especialista em aprovações no vestibular ou especialista em garantir nível fluente em uma língua em determinado tempo, entre outras estratégias.

Como a análise Swot pode ajudar minha instituição de ensino?

Mudanças de estratégia em instituições de ensino podem ser extremamente delicadas, já que interferem diretamente na vida acadêmica dos alunos. Nesse caso, a aplicação de novos conceitos deve ser realizada de forma consciente e embasada em dados massivos a respeito do mercado de atuação e da situação interna da escola.

A análise SWOT, portanto, auxilia os gestores a compreender sua posição em relação aos concorrentes, conhecer profundamente o cenário e antecipar-se a riscos e oportunidades externas, indicando as alternativas de ação e embasando a tomada de decisão. Nesse sentido, sua instituição pode se precaver em relação à crises e aumento da taxa de inadimplência e tomar decisões mais fundamentas para reduzir o impacto financeiro delas. Com a análise SWOT é possível também que sua instituição se antecipe e reserve verba para troca de materiais em épocas de maiores descontos, etc.

A análise SWOT é uma ferramenta simples, versátil e eficiente, que permite que se conheça a realidade da instituição em sua totalidade – incluindo seus pontos negativos, nem sempre fáceis de enxergar. Por meio dela é possível perceber, por exemplo, que sua instituição tem perdido muitos estudantes por falta de uma estratégia efetiva de retenção de alunos ou pela falta de comunicação com os pais. Com o conhecimento dessas fraquezas, o gestor consegue organizar sua equipe e buscar maneiras de melhorar a comunicação com as famílias e criar estratégias de marketing de retenção de alunos.

O aprendizado sobre o negócio que a análise SWOT proporciona é essencial para quem deseja realizar um planejamento estratégico seguro em momentos de transformação e readequação, faça essa análise sempre que achar necessário e conheça o nosso Software de Gestão Escolar – ele pode te ajudar a gerar dados mais concretos e permite criar estratégias mais seguras e efetivas.

Sem dúvida, o marketing é um recurso riquíssimo e muito eficiente para aprimorar o posicionamento da escola em seu segmento e atrair e reter seus alunos. Conheça outras estratégias em nosso artigo Como usar ferramentas de Marketing Digital na sua escola.

Conte sempre com o Sponte, o seu software de gestão educacional!

Sponte /