Recebendo novos professores

Com o inicio do ano letivo saber como adaptar os alunos aos novos professores é sempre uma tarefa difícil, confira como fazer isso:

Por Sponte em 20 de janeiro de 2016.

O início do ano letivo costuma ser um tempo de mudanças. Alguns alunos saem, novos alunos entram e essa rotatividade também pode acontecer na equipe, com a entrada de novos professores ou membros da equipe pedagógica.

Quem já mudou de trabalho sabe que a adaptação a um novo ambiente profissional exige paciência, e a atitude dos gestores é decisiva para tornar essa transição o mais agradável possível.

O segredo para que os novatos se sintam à vontade é demonstrar que eles fazem parte de um grupo, por isso, as ações de integração devem acontecer já nos primeiros dias de trabalho. E tais ações devem ser cuidadosamente preparadas.

Eles estarão ingressando em um ambiente onde as coisas já possuem um ritmo, uma metodologia e principalmente turmas com características completamente novas. O ideal é promover uma série de diálogos com o novo professor, para apresentar as potencialidades, dificuldades, características e perfis dos alunos e da turma, bem como as atividades e projetos já desenvolvidos com aquele grupo.

Também é importante que a direção e coordenação acompanhem um pouco mais de perto o planejamento e andamento das atividades, para garantir o suporte necessário para o novo profissional.

Para se sentir acolhido, o professor novato deve ser apresentado aos colegas e demais profissionais da escola. O contato com professores com mais tempo de casa facilita a adaptação, e com o tempo a realização de dinâmicas pode estreitar ainda mais o relacionamento entre a equipe.

O projeto político-pedagógico, as metas da instituição, processos de avaliação e políticas de formação continuada também devem ser esclarecidos. E lembre-se que o processo leva tempo, por isso a paciência será fundamental.

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