Férias escolares e a gestão educacional: como organizar o fim e o início de ano?

Descubra como organizar o fim e o início de um ano letivo através de uma gestão educacional efetiva planejando também as férias escolares:

Por Cristopher Morais em 03 de dezembro de 2020.

Quando o final do ano chega, os gestores e coordenadores de escolas iniciam as preparações para finalizar o segundo semestre da melhor maneira possível, sem deixar pendências.

O processo de finalizar um ano letivo e planejar o próximo pode ser bastante exaustivo. É um momento em que professores, equipe administrativa e toda a equipe pedagógica, ficam ocupados em organizar e planejar tanto a gestão atual quanto a próxima.

Sendo este um processo que envolve tantas pessoas e setores da sua escola, como organizar o fim e o início de ano de maneira eficiente de verdade? 

Neste post vamos explicar isso em partes:

  1. Como concluir o ano letivo sem pendências 
  2. Planejamento e férias escolares
  3. Como iniciar um ano letivo com sua equipe realmente preparada

Continue sua leitura e confira as etapas do processo de maneira detalhada: 

Como concluir o ano letivo sem deixar pendências? 

Primeiramente é preciso avaliar se todas as propostas criadas para o ano letivo de sua escola foram realizadas e de que maneira. Pode ser que muitas atividades tenham acontecido, porém, não da melhor forma. 

Percebeu algo nesse sentido? Então, neste momento, converse com sua equipe e decida o que pode ser colocado novamente em planejamento, e de que maneira isso pode acontecer.

Se um projeto muito promissor foi realizado e apresentou muitas falhas, por exemplo, identifiquem quais foram essas falhas e como voltar a realizar o projeto já prevendo essas “pedras” no caminho. 

Esta análise e a decisão deve ser feita com todo o planejamento anual, junto dos alunos, professores, equipe pedagógica e funcionários. O ponto de vista de todos fará com que se chegue na melhor solução para cada projeto e em um planejamento para o próximo ano que beneficie a todos. 

No que diz respeito ao setor administrativo, é importante que seja realizado um balanço, através de gráficos e métricas, para detectar a evolução do caixa, verificar suas reservas e a situação dos pagamentos das mensalidades, conferindo se existem muitos alunos inadimplentes. 

Também é importante já realizar uma lista de itens que devem ser comprados para o próximo ano letivo. Materiais de sala de aula, para educação física e até mesmo para sua equipe administrativa, devem entrar para esta lista. 

É neste momento que também devem acontecer as reuniões pedagógicas de finalização do ano letivo, como o conselho de classe. Este é um momento importante de troca entre seus professores, para que muitas decisões sejam tomadas sobre os resultados alcançados neste ano e ações que podem ser colocadas em prática no futuro. 

Planejamento e férias escolares 

Planeje suas férias escolares e gestão educacional | Sponte

Seus alunos e a equipe da escola tiram férias sempre durante o mesmo período. Dessa maneira, todos podem passar este momento com suas famílias, descansando e recarregando as energias para o próximo ano. 

É indispensável que sua escola tenha um calendário escolar de férias definido. Depois que as datas são decididas, é hora de avisar sua equipe, alunos, pais e responsáveis. 

A sua gestão pode utilizar o conselho de classe para dar esta notícia, deixando claro inclusive o período de férias de cada setor da escola e como o fim de ano será distribuído. 

Já o retorno das atividades da escola se dá uma ou duas semanas antes do início das aulas. Alunos em férias e a equipe pedagógica e administrativa dentro da escola. A determinação deste período depende apenas do tempo que sua equipe demanda para a realização do planejamento. 

Sua equipe administrativa terá algumas questões para resolver, como as rematrículas ou questões financeiras. Dependendo da sua demanda, este setor pode retomar as atividades apenas uma semana antes da escola estar cheia de alunos novamente. 

Já seus professores, passarão por um processo um pouco mais longo: o planejamento das aulas. Vale destacar que este é o momento para criar o PPP (Projeto Político Pedagógico) da sua escola

Leia também: A importância de incentivar os alunos a praticarem atividades culturais nas férias

Como iniciar um ano letivo com sua equipe realmente organizada? 

Planeje suas férias escolares e gestão educacional | Sponte

Com as férias bem estabelecidas e o retorno da equipe e planejamento bem determinado, na retomada das atividades da sua escola sua equipe de professores irá iniciar o processo de planejamento de aulas.

É algo que a equipe acadêmica já está bem acostumada, assim como os gestores. Porém, não se esqueça: é preciso deixar claro como estes profissionais devem usar a BNCC para criar seu plano de aulas

Na hora de fazer isso, aproveite para levar para seu novo ano letivo outras questões, como: 

A criação de novas experiências 

O mundo está mudando constantemente com a tecnologia, por isso sua escola deve sempre buscar por formas de criar experiências positivas para sua comunidade escolar. 

Para isso, pense em maneiras de trazer os familiares de seus alunos para dentro da escola, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais humano e participativo. 

Repense também as metodologias utilizadas em sala de aula. Focando nas melhores maneiras de deixar as aulas mais dinâmicas para os alunos. 

Proponha desafios e estipule metas

No começo do ano letivo de sua escola, organize alguns desafios para os alunos cumprirem. Podem ser coisas simples, como manter uma média alta das notas em cada semestre, apresentando prêmios ou brindes para aqueles que conseguirem.

Esse tipo de ação acaba por promover a motivação dos alunos durante todo o ano.

Durante a pandemia, foram vários os professores que usaram Quizzes, Testes e outras ferramentas para manter os alunos animados. Então, porque não manter os desafios e metas?  

Conte com a tecnologia em sua escola, dentro e fora da sala de aula

Existem muitos recursos que podem e devem ser usados em sua escola. E isso é essencial, principalmente quando se percebe que as gerações dentro da sala estão muito conectadas ao digital.

O ideal é que sua escola esteja preparada para o ensino híbrido, tirando proveito das vantagens das aulas presenciais e digitais, de maneira contínua e conjunta. 

As aulas onlines continuarão existindo, portanto, também é o momento certeiro para treinar sua equipe de professores e coordenadores e tirar todas as dúvidas sobre o assunto, planejando juntos um ano letivo em que a barreira entre a escola e os estudos em casa não seja tão dificultosa para pais, alunos e professores. 

Aproveite o momento de férias escolares e gestão para também planejar e aprender mais sobre o uso de aplicativos de comunicação entre escola e alunos. Através de portais e apps os professores criam uma conexão direta com os estudantes e têm um espaço completamente novo a ser explorado. 

O Sponte, por exemplo, conta com o Portal do Aluno: uma plataforma para escola e aluno estarem sempre juntos e mantendo as entregas em dia. 

Leve a tecnologia também para outras áreas: sua gestão financeira deve contar com formas de pagamento recorrentes, boletos automatizados, etc. A secretaria precisa estar preparada para o digital com matrículas e rematrículas online. Sua equipe acadêmica pode realizar avaliações online e manter o controle de presenças e faltas sem usar papel. 

Muito além de trazer a tecnologia para seus alunos, como parte do ensino, traga ela para a sua gestão ser mais eficiente e produtiva. 

Se você quiser saber mais sobre tecnologia dentro das escolas e como o ensino híbrido será colocado em prática nos próximos anos, confira nosso material:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *