Por Cristopher Morais, 19 de outubro de 2023
Tempo de leitura: 7 minutos

Tecnologia na escola: como migrar para um ambiente digital de ensino?

Saiba como desenvolver a tecnologia na escola para uma educação digital, com inovação e mais potencial para o ensino e para a gestão escolar.

Tecnologia na escola: educação digital na gestão escolar | Sponte

Não dá mais para esperar pelo “futuro da educação”. Ele já chegou e contar com tecnologia na escola é uma exigência para se manter nesse mercado cada vez mais competitivo.

Afinal, a tecnologia escolar já está aqui para mudar os rumos do ensino. Uma gestão escolar que conte com educação digital vai muito mais longe, tanto no aprendizado de seus alunos quanto no desempenho da própria equipe.

Então não deixe para depois. Conheça a importância de ter um ambiente digital para a aprendizagem na educação básica e veja o passo a passo para implementar com sucesso a tecnologia na escola.

  1. Avaliação da infraestrutura tecnológica em sua gestão escolar
  2. Definição de objetivos claros para a educação digital
  3. Seleção das melhores ferramentas tecnológicas para sua gestão escolar
  4. Capacitação dos professores para uso de tecnologia na escola
  5. Desenvolvimento de conteúdo digital
  6. Implementação gradual da tecnologia na escola
  7. Monitoramento do progresso e da eficácia da implementação do ambiente digital
  8. Envolvimento de alunos, pais e responsáveis
  9. Adoção de mecanismos de segurança
  10. Integração entre educação digital e gestão escolar tecnológica

Quais os benefícios de levar sua gestão escolar para um ambiente digital?

Não é novidade para ninguém: o tempo das aulas expositivas já passou. Não dá mais para contar apenas com professores falando em frente à turma. É preciso trabalhar metodologias ativas, o protagonismo dos estudantes e até práticas de ensino híbrido.

E a tecnologia escolar está no centro disso tudo. Uma educação digital potencializa o ensino de forma ativa para os estudantes, com muito mais personalização — dando ao aluno o protagonismo necessário para absorver sua própria aprendizagem da maneira que for mais efetiva para ele.

Recursos online, como um ambiente digital de educação, também permitem maior colaboração entre os estudantes. Sem falar no acesso a uma imensidão de recursos educacionais.

O caderno e a lousa continuam importantes, é claro. Mas com a tecnologia na escola, seus alunos não precisam mais se limitar a isso. Essas ferramentas tradicionais passam a ser complementadas por vídeos, jogos, atividades interativas e um repositório quase infinito de conhecimento, por meio do qual o professor pode guiar seus estudantes.

Tudo isso e muito mais faz parte da transformação digital na educação. Ela já está disponível e se tornou um verdadeiro diferencial em escolas de sucesso.

🔎 Leia mais:

Por meio dessa mudança em sua gestão pedagógica, você pode formar alunos muito mais preparados para os desafios de um futuro que ainda é incerto, mas que certamente envolverá muita tecnologia.

Vale acrescentar que essa é apenas uma das vantagens de contar com tecnologia na escola.

Além de potencializar o ensino, um ambiente digital com boas funcionalidades melhora também a gestão escolar. Sua equipe pode eliminar a maior parte do trabalho manual, reduzir drasticamente o uso de papel e integrar todo o trabalho — diminuindo o risco de erros e potencializando muito a eficiência.

Ou seja: é menos perda de tempo e muito mais produtividade na gestão escolar.

Também é importante mencionar que isso melhora a satisfação de sua comunidade. Afinal, um atendimento eficiente e rápido é um grande diferencial para alunos, pais e responsáveis.

🔎 Leia mais: 

Nova call to action

Como implementar uma educação digital em sua escola?

Há uma imensidão de vantagens para ter tecnologia na escola, mas é preciso esclarecer uma coisa: você só poderá aproveitar isso tudo se souber implementar a educação digital do jeito certo.

Nada de investir muito dinheiro em um amontoado de ferramentas tecnológicas sem nem saber quais são as verdadeiras necessidades de sua escola, ou entender como essas funcionalidades podem se integrar para ter os melhores resultados. 

1. Avaliação da infraestrutura tecnológica em sua gestão escolar

Antes de fazer qualquer investimento, é preciso avaliar as condições tecnológicas da escola atualmente. Considere o que sua instituição tem em recursos — sejam eles físicos ou materiais, sejam eles recursos humanos.

Afinal, além de ter bons equipamentos e salas adequadas para receber as inovações, você também precisa de uma equipe capacitada com profissionais de Tecnologia da Informação (TI) para instalar, fazer a manutenção e garantir a boa utilização de sua nova tecnologia escolar.

Se há recursos suficientes para suportar a inovação, você pode seguir para os próximos passos. Se não, busque investir em melhorias na sua infraestrutura e em sua equipe.

🔎 Leia mais: Saiba como melhorar a infraestrutura escolar 

2. Definição de objetivos claros para a educação digital

Agora é hora do planejamento! Em vez de simplesmente comprar ferramentas que você “ouviu falar” que são boas, estabeleça objetivos claros e específicos para a implementação da tecnologia na escola.

A partir desses objetivos, você poderá buscar as ferramentas certas para atender suas necessidades educacionais. 

Com isso, é possível fazer todo um planejamento, incluindo até previsões orçamentárias para os novos investimentos.

3. Seleção das melhores ferramentas tecnológicas para sua gestão escolar

Agora que você sabe o que sua escola precisa, é hora de pesquisar as tecnologias educacionais mais adequadas a essas demandas.

Você pode precisar, por exemplo, de:

É claro, esses são apenas exemplos. Sua instituição pode ter demandas diferentes, então busque avaliar o que é mais importante para sua gestão escolar.

Mas podemos dar algumas dicas:

  • Procure tecnologias que já tenham tempo de mercado e tenham sido testadas e aprovadas por outras escolas.
  • Dê preferência a fornecedores que ofereçam um bom suporte — por melhores que sejam as inovações, você sempre pode precisar de um apoio em sua execução.
  • Busque funcionalidades que trabalhem de forma integrada umas com as outras. Isso potencializa extremamente os bons resultados.

4. Capacitação dos professores para uso de tecnologia na escola

De pouco adianta ter excelentes ferramentas se sua gestão pedagógica não souber manuseá-las.

Já falamos aqui sobre ter profissionais de TI, mas não dá para depender apenas deles. Afinal, quem mais vai manusear a tecnologia educacional no dia a dia são seus professores.

Mas sabemos que é muito difícil que os educadores cheguem à escola prontos para lidar com esse tipo de inovação. Ainda são poucos os docentes que se especializaram nessa área.

Por isso, seja você a transformação que você quer ver em sua escola! Invista em formação continuada e treinamentos que preparem seus professores para usarem a tecnologia de forma eficaz.

🔎 Leia sobre isso: 

Guia do planejamento para escolas do futuro | Sponte

5. Desenvolvimento de conteúdo digital

Adotar tecnologias na escola não significa abrir mão de seus conteúdos e métodos de aprendizagem. Pelo contrário: a inovação busca potencializar o que você já tem e te dar mais liberdade para explorar o ensino de maneira personalizada.

Por isso, trabalhe para transformar seus conteúdos atuais para se adequarem à educação digital. Vale a pena criar vídeos, eBooks, jogos, atividades e plataformas interativas, mantendo a orientação de sua escola, mas de maneira tecnológica.

🔎 Leia mais: O que é gamificação e como ela contribui para o processo de ensino-aprendizagem?

 6. Implementação gradual da tecnologia na escola

No começo deste artigo, dissemos que o futuro já chegou e que sua escola não pode perder tempo em abraçar logo a educação digital. Mas isso não significa que o processo tem que ser atropelado!

É importante realizar essa transformação digital aos poucos, avaliando o que dá certo, alterando o que não dá e mudando os processos de forma a não ser um baque para ninguém em sua comunidade escolar.

Priorizar um processo mais gradual dá mais tempo de adaptação para professores, colaboradores, alunos, pais e responsáveis. Além disso, permite que você faça seus investimentos de forma mais tranquila, calculada e segura.

🔎 Leia mais: Como investir em Transformação Digital na educação sem sair no prejuízo?

7. Monitoramento do progresso e da eficácia da implementação do ambiente digital

Durante essa implantação gradual da tecnologia na escola, busque monitorar seu sucesso. Avalie a satisfação das pessoas envolvidas e considere problemas que possam surgir durante o processo.

Tudo isso permite que você vá refinando a implementação para ter um resultado ainda melhor para sua gestão escolar.

8. Envolvimento de alunos, pais e responsáveis

Sua comunidade sentirá diretamente o impacto da implementação de tecnologia na escola, e nem todo mundo gosta de novidades — principalmente quando elas chegam de uma hora para a outra ou quando são impostas contra sua vontade ou sem sua participação.

Por isso, busque envolver alunos, pais e responsáveis nesse processo. Primeiro, comunique claramente quais são os objetivos e os benefícios dessa migração para um ambiente digital.

Na sequência, chame-os para participar. Pergunte sua opinião, questione o que pode melhorar e demonstre que a escola realmente quer ouvir o feedback deles para orientar a mudança. 

Isso é excelente não apenas para melhorar a satisfação deles ao processo, mas também para realmente desenvolver uma tecnologia que seja efetiva e adequada às necessidades de sua comunidade.

Por fim, busque aproximar a família e a escola com uma comunicação eficaz e ofereça suporte para que todos possam usar a tecnologia sem grandes dificuldades.

9. Adoção de mecanismos de segurança

Qualquer escola precisa lidar com muitos dados pessoais e sensíveis de seus alunos, pais e responsáveis. Por isso, é essencial investir também em segurança da informação — principalmente considerando a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Nesse sentido, dê preferência a tecnologias escolares que já estejam adequadas à lei e que garantam a segurança dos dados envolvidos.

🔎 Leia mais:

10. Integração entre educação digital e gestão escolar tecnológica

Por fim, é importante considerar que a tecnologia na escola não deve funcionar como algo à parte da gestão pedagógica tradicional. Ela deve estar integrada e fazer parte do dia a dia de todos.

Assim, você colherá resultados muito melhores e terá um trabalho mais efetivo, seja no ensino, seja na gestão escolar.

Como o sistema de gestão escolar Sponte ajuda na migração para um ambiente digital

A migração de uma escola para a educação digital não é um processo fácil e, como vimos, não deve acontecer de uma hora para outra.

Ela demanda de uma estrutura adequada e de uma capacitação da equipe, e tudo isso deve começar com a implantação de um sistema de gestão escolar.

Afinal, um software como o Sponte oferece todas as bases para o desenvolvimento de um ambiente digital de aprendizagem. Ele conta com ferramentas para a gestão pedagógica, para a secretaria e até para o ensino — tudo de forma integrada, acessível e com um ótimo suporte.

A partir disso, você terá muito mais tranquilidade e expertise para buscar inovações e levar sua escola cada vez mais preparada para o futuro da educação.

Nova call to action

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Diretor de Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.