O que é pagamento recorrente e como usá-lo em sua escola?

Entenda como o pagamento recorrente no cartão de crédito ajuda na gestão financeira de sua escola e garante o recebimento das mensalidades, reduzindo o índice de inadimplência escolar.

Por Cristopher Morais em 05 de março de 2021.

Já ouviu falar em pagamento recorrente no cartão de crédito? Você sabia que esse meio de pagamento facilita e otimiza o controle financeiro de sua escola

Está na hora de substituir as planilhas manuais por algo muito mais prático e confiável. Esse controle pode ser feito por meio do pagamento recorrente no cartão de crédito, uma maneira automatizada e segura para você controlar e garantir os recebimentos das mensalidades de seus alunos. 

O pagamento recorrente no cartão de crédito, também conhecido como parcelamento inteligente ou cobrança programada/agendada, é um serviço automático, cujo objetivo é programar os pagamentos a serem realizados em determinados períodos de tempo – mensal, bimestral ou anual, por exemplo.

No entanto, é importante saber diferenciar esse meio de pagamento do crédito parcelado: a recorrência do cartão de crédito funciona como um agendamento da transação financeira, o cliente pagará pelo valor total da compra, mas sem comprometer o limite de seu cartão de crédito; no crédito parcelado é feita uma única transação que compromete o limite do cartão de crédito, pois o valor total da compra é diluído mensalmente em parcelas e o limite só vai sendo liberado conforme essas parcelas vão sendo pagas. 

Por isso,  a recorrência no cartão de crédito é o meio de cobrança ideal para o recebimento de mensalidades, pois é o único que, de certa forma, garante que o pagamento será feito na data pré-estabelecida e sem comprometer o limite do cartão de crédito do responsável pelo pagamento.

Mas os benefícios da recorrência no cartão de crédito não param por aí. Pensando em sua instituição de ensino, uma das maiores vantagens desse meio de pagamento é a redução do trabalho manual e da inadimplência escolar

Quando o responsável por pagar a mensalidade escolar opta pelo pagamento mensal em dinheiro, boleto, depósito/transferência bancária ou débito, sua escola, muitas vezes, pode não receber no dia estabelecido em contrato por diversos fatores, como: esquecimento, perda de boleto ou carnê, dificuldade de deslocamento até a escola, problema de conexão com aplicativos de bancos, entre outros.

Contudo, se seu cliente optar pelo pagamento recorrente no cartão de crédito, as chances de algum desses problemas acontecer são praticamente nulas! 

Isso porque a recorrência no cartão de crédito agenda todas as mensalidades pelo período de tempo acordado entre as partes, e a cobrança ocorre automaticamente na data pré-definida em contrato. 

Assim, sua equipe administrativa evita o desperdício de tempo com cobranças, reimpressão de boletos e verificações de comprovantes de depósitos.

E mais: sua instituição diminui o índice de inadimplência escolar; já o seu cliente não compromete todo o limite do cartão de crédito, apenas o valor da mensalidade em questão. Dessa forma, os dois lados saem ganhando!

Portanto, ao optar pelo meio de pagamento recorrente no cartão de crédito, o serviço comprado é usufruído em sua integridade pelo comprador e a cobrança ocorre conforme a recorrência estabelecida entre as partes envolvidas. 

É válido dizer que esse meio de pagamento já vem sendo utilizado por vários segmentos do mercado há algum tempo. Veja alguns exemplos na lista abaixo:

  • Mídia (assinatura de jornais, livros, periódicos e revistas).
  • Cultura (plataforma de streaming de músicas, filmes e séries).
  • Software as a service (SaaS).
  • Serviços digitais (marketing de conteúdo, por exemplo).
  • Planos de saúde.
  • Seguros.
  • Academias.
  • Educação (contratação de serviços educacionais em escolas privadas, escolas de idiomas, instituições de cursos livres e profissionalizantes, faculdades de graduação e pós-graduação, entre outros).

Esse último item consiste na área de atuação do Sponte, software que oferece à sua escola a recorrência no cartão de crédito como um meio de pagamento.

Quer saber mais sobre como funciona a cobrança recorrente e como você pode utilizá-la para melhorar a gestão de sua escola? Então, acompanhe: 

Como usar o pagamento recorrente no ambiente escolar?
Como implementar o pagamento recorrente na gestão financeira?
Meios de pagamento que automatizam o processo de cobrança
Benefícios do pagamento recorrente para o cliente

Como usar o pagamento recorrente no ambiente escolar?

O que é pagamento recorrente em escolas? | Sponte

Conforme vimos no tópico anterior, o pagamento recorrente é um tipo de cobrança muito comum na atualidade. É provável que você assine alguma plataforma de streaming para músicas ou filmes que utilize essa ferramenta para a cobrança de serviços. 

Grandes marcas de serviços de streaming – como Spotify, Amazon, Netflix e Disney+ – usam o pagamento recorrente. E você também pode utilizá-lo em sua escola!

Tal estratégia tem o objetivo de construir uma relação de valor entre a empresa e o contratante de um serviço, que, no caso de sua escola, são os alunos ou seus pais e responsáveis.

A ideia é que o pagamento seja frequente e aconteça de forma com que a cobrança ocorra de maneira planejada, automática e por um longo período de tempo, se todas as partes envolvidas estiverem satisfeitas.

Dentro de sua escola, com o uso do pagamento recorrente, há a possibilidade de manter um controle financeiro mais eficiente, seja em escolas de educação básica, escolas de idiomas ou em cursos livres e profissionalizantes.

Por meio da cobrança recorrente no cartão de crédito, é possível que você reduza o número de alunos inadimplentes em sua escola, uma vez que, ao optar por tal modalidade de pagamento, a cobrança da mensalidade é programada uma única vez e, no decorrer dos meses, é feita automaticamente.

Nesse sentido, o pagamento por recorrência no cartão de crédito é uma ótima opção para sua escola, pois: 

  1. Evita atrasos que prejudicam sua equipe administrativa. 
  2. Trata o pagamento das mensalidades como uma prioridade, visto que o valor das mensalidades já está programado para acontecer, ou seja, a cobrança não será nenhuma surpresa para o responsável pelo pagamento. 
  3. É totalmente cômodo tanto para a escola quanto para os pais e alunos, pois o pagamento ocorre de forma online, sem burocracias e sem maquininha. 
  4. É 100% seguro, pois o responsável pelo pagamento é quem preenche os dados de seu cartão de crédito por meio de um link de pagamento que a escola enviará – assim, a escola não precisa se preocupar com esse preenchimento, com o extravio de dados do cartão do cliente etc. 

Como implementar o pagamento recorrente na gestão financeira?

O que é pagamento recorrente em escolas? | Sponte

Como vimos no tópico anterior, a recorrência no cartão de crédito traz diversos benefícios para sua escola, bem como para seus alunos, pais e responsáveis.

Agora, para adotar esse meio de pagamento em sua escola, é muito importante contar com um sistema de gestão escolar completo como o Sponte, pois, além de cuidar da secretaria e do pedagógico, ele possui as melhores soluções financeiras para que você possa controlar facilmente os pagamentos e cobranças de sua instituição de ensino.

Com o sistema Sponte, você conta com o Sponte Pay, uma ferramenta que disponibiliza o meio de pagamento por recorrência no cartão de crédito com a melhor taxa do mercado. O pagamento por recorrência com o Sponte Pay é muito simples e pode ser feito, basicamente, em quatro etapas:

  • 1º. A escola oferece a recorrência no cartão de crédito e o responsável pelo pagamento das mensalidades aceita fazer os pagamentos por esse meio.
  • 2º. Em seguida, um link de pagamento é gerado e enviado por SMS, e-mail ou WhatsApp (o canal que for melhor para ambas as partes) para que esse responsável possa cadastrar os dados de seu cartão de crédito no sistema. Importante ressaltar que esse preenchimento é feito de forma totalmente segura e uma única vez.
  • 3º. Após isso, os pagamentos de todas as mensalidades serão programados para acontecer em determinado dia, conforme o que foi estabelecido em contrato. 
  • 4º. No dia da cobrança, todo esse processo de pagamento ocorrerá sem a necessidade de qualquer ação de sua equipe financeira. Isto é, o próprio sistema realiza todo o processo e o dinheiro cai na conta de sua escola.

Sabemos que trazer alunos novos para o seu estabelecimento, especialmente em escolas de idiomas ou instituição de cursos livres profissionalizantes, é um desafio para os diretores e coordenadores pedagógicos em geral. 

Por isso, o investimento em um sistema de gestão completo como o Sponte, que possibilita a oferta de pagamentos recorrentes, é uma ótima opção para a sua instituição de ensino.

Meios de pagamento que automatizam o processo de cobrança

O que é pagamento recorrente em escolas? | Sponte

Hoje em dia, há diversas formas para automatizar o processo de cobrança em sua escola. Os meios de pagamento automatizados são muitos, como: boleto bancário automatizado, débito automático, crédito parcelado, recorrência no cartão de crédito, entre outros. 

Diante disso, é importante que sua escola ofereça mais de um meio de pagamento. Porém, é preciso fazer algumas considerações sobre esses meios de pagamentos automatizados: os boletos bancários, por exemplo, ainda possuem taxas de emissão muito altas se comparado aos outros meios; o débito automático é bom, mas pode acontecer de seu cliente não ter saldo suficiente em sua conta no dia da cobrança e, então, o pagamento pode falhar; o crédito parcelado é ótimo, mas compromete muito o limite do cartão do cliente. 

Portanto, se você quer garantir o recebimento das mensalidades, otimizar o tempo de sua equipe administrativa e, ainda, oferecer comodidade aos alunos, pais e responsáveis, a recorrência no cartão de crédito, sem dúvidas, é o melhor meio de pagamento para você oferecer em sua escola. 

Benefícios do pagamento recorrente para o cliente

O que é pagamento recorrente em escolas? | Sponte

Agora que já sabemos como funciona o sistema de pagamentos recorrentes, vamos enumerar quais são os pontos fortes que esse tipo de cobrança oferece não só para a gestão de sua escola, mas também para os alunos, pais e responsáveis:

  1. Controle financeiro, sem cobrança de juros e sem comprometer o limite do cartão.
  2. Comodidade na hora do pagamento, que pode ser feito em qualquer lugar com o preenchimento único de um link de pagamento.
  3. Eliminação da perda de tempo com filas de banco ou até com o pagamento online.
  4. Segurança, pois não é mais preciso enviar dinheiro ou cartão com seu filho para que ele pague a mensalidade.
  5. Familiaridade com o método de pagamento que é utilizado por diversas marcas, como: Netflix; Disney+; Amazon Prime; HBO; Spotify; pacotes de serviços e programas da Apple, Adobe e Microsoft; seguros residenciais e automotivos como Caixa, HDI e Liberty; plataformas de cursos como o Hotmart; entre outras. 

Se você quer mais vantagens para controlar as finanças da sua escola, conte com a cobrança recorrente e leia este eBook gratuito para ir ainda mais longe:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *