Quais os desafios das aulas online para a educação básica e como superá-los?

Descubra quais são os desafios que escolas de educação básica irão lidar em relação às aulas online, e como superar cada um deles.

Por Cristopher Morais em 16 de junho de 2020.

No início do ano, toda a equipe pedagógica da escola se reúne com um propósito: criar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do ano escolar. 

Essa reunião pedagógica une a direção, professores e outros profissionais cujas tarefas estão ligadas diretamente ao processo de ensino-aprendizagem. As diretrizes e decisões debatidas guiam o plano de aulas dos professores.

Todo esse processo ocorreu normalmente no início de 2020. Contudo, pouco depois do Carnaval surgiu uma pandemia que requer distanciamento social para frear a transmissão do vírus. Acompanhando esse cenário, uma série de desafios apareceu para os gestores de escolas. 

Todas as metodologias, ideias e planos de aula criados no início do ano tiveram de ser repensados para se adaptarem ao formato de aula online. 

Isso trouxe mudanças para todos os envolvidos. Os professores, os pais e os alunos tiveram de se adaptar. É papel da gestão educacional auxiliar a todos, a fim de garantir que o processo de ensino-aprendizagem continue sendo um sucesso. 

É preciso entender como isso afetará cada uma das partes da sua comunidade escolar: como esse processo está acontecendo para os alunos? E para os professores? E para os pais e responsáveis?

Neste post vamos mostrar os desafios que envolvem sua comunidade escolar e te daremos dicas de como resolvê-los.

Continue sua leitura e confira: 

Desafios da aula online para alunos

Desafios aula online para a educação básica e como superá-los? | Sponte

Nem todo o aluno irá se adaptar facilmente às aulas online. Não é à toa que muitas pessoas optam pelas metodologias presenciais.  A questão é que isso, por vezes, não é uma escolha! 

Durante a pandemia da COVID-19, aulas presenciais tiveram de ser substituídas por aulas virtuais, a fim de manter as pessoas seguras e evitar a transmissão em alta escala do vírus. Como resultado, muitos alunos tiveram de se adaptar e passar a ter aulas através de uma tela.

O primeiro desafio desse aluno foi encontrar o local ideal, dentro de casa, para ter as aulas. Afinal, ele agora se encontra em um ambiente onde existem outras pessoas fazendo atividades diferentes da dele. 

Outro desafio é se manter atento às explicações do professor. Existem muitas coisas que podem tirar a atenção do aluno: barulhos na rua ou dentro de casa, o celular, a televisão, etc.

Além do mais, pode ser que ele não consiga compreender a explicação dada pelo professor, dificultando o processo de aprendizagem. 

Como a escola pode ajudar o aluno?

Para vencer o desafio e ajudar seu aluno a tirar proveito das aulas, dê dicas de como escolher o local ideal para estudar. Explique que é preciso procurar por um ambiente que seja mais silencioso.

Em relação aos problemas que ele possa vir a ter para compreender a explicação, deixe um canal aberto entre o aluno, a escola e o professor, para que ele possa dar esse feedback.

Pode ser que a aula precise apenas de alguns ajustes para que o processo de ensino-aprendizagem seja positivo para esse aluno. 

Desafios da aula online para Professores

O primeiro desafio que será encarado pelos professores é a adaptação do seu plano de aulas. Muitas atividades previstas deverão ser repensadas, afinal, a maneira de ministrar as aulas será completamente diferente.

Também pode acontecer de alguns professores terem dificuldade em lidar com aplicativos e plataformas de videoconferência. Vale destacar que essas plataformas possuem muitas funcionalidades que podem ser exploradas, mas os professores precisam conhecer as ferramentas por completo para tirar proveito delas. 

Outro grande desafio será lidar com a disciplina dos alunos. Uma vez que eles podem acabar dando atenção a distrações, deixando a aula virtual de lado. 

Qual o papel da escola em relação a esta situação?

Primeiramente, a escola deve auxiliar seus professores a estruturar suas aulas. Portanto, procure por materiais e ferramentas que podem ser utilizados para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas

Em relação às plataformas que serão utilizadas pela escola, lembre de ensinar seus professores a lidar com elas. Procure oferecer treinamentos e promover a troca de conhecimento entre todos os profissionais. Assim, eles estarão munidos das informações necessárias para ministrar aulas ainda melhores, mesmo que virtualmente.

Também é preciso auxiliar o seu time de professores em relação à disciplina dos alunos. Para saber lidar com esse desafio, confira nosso post blog: Como manter a disciplina dos alunos no EAD?

Desafios da aula online para pais e responsáveis

Desafios aula online para a educação básica e como superá-los? | Sponte

Envolver a comunidade no processo de aprendizagem é uma maneira eficiente de garantir que os estudantes realmente aproveitem as aulas. Por isso, além de se preocupar com seus professores e alunos, é preciso envolver os pais e responsáveis no processo.

A melhor maneira de fazer isso é mantendo uma comunicação clara e aberta. Tanto para que a escola passe recados quanto para ouvir como a experiência está acontecendo na casa de cada um.

Vale destacar que todas as conversas entre a escola, pais, responsáveis e alunos estarão ocorrendo através de canais digitais. Por isso, é preciso ser atencioso, procurar responder a todos em um curto período e resolver as situações, se possível, em uma só conversa.

O papel da escola na gestão das aulas online é estar de prontidão para auxiliar a todos e promover a melhor experiência de aprendizado para seus alunos. 

Ferramentas que podem auxiliar sua escola

As aulas EAD precisam de ferramentas para acontecer. Mas não se trata apenas de uma plataforma de videoconferência. Afinal, também existem as atividades, temas de casa e avaliações. Como dar continuidade com isso, então? 

Conte com o APP Sponte Agenda e com o Portal do Aluno. Dessa forma, a comunicação, bem como a continuidade das aulas, pode acontecer de maneira eficiente.

Através do APP Sponte Agenda, o aluno confere a agenda escolar, sua frequência nas aulas, sua situação financeira e as notas. Assim, é possível acompanhar seu desenvolvimento e evolução.

Já através do Portal do Aluno, é possível ter uma comunicação direta entre a escola, o aluno e seus pais ou responsáveis, usando o chat interno.

Esse portal também oferece a possibilidade de enviar atividades para os alunos realizarem direto em sua interface. Isso facilita o processo tanto para o professor quanto para o estudante. Afinal de contas, tudo fica centralizado em apenas um ambiente virtual.

Os desafios da COVID-19

Como destacamos anteriormente, junto da pandemia da COVID-19 surgiram muitos desafios para a gestão escolar, principalmente devido à grande mudança na maneira como as aulas são ministradas.

Sabendo que essa situação não é fácil, a Sponte criou um material para ajudar escolas a lidar com os desafios na gestão administrativa e pedagógica. Confira nosso eBook gratuitamente: 

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.