🔎 Para entender mais sobre o assunto, confira: Tudo o que você precisa saber sobre marketing educacional e captação de alunos.
O que é retenção de alunos e como aumentar as chances de rematrículas para um novo semestre?
Conquistar novas matrículas é ótimo, mas não é o suficiente se sua instituição estiver lidando com um problema de evasão escolar.
Por isso, a retenção de alunos — ignorada por muitas escolas — é uma tarefa de grande importância para as finanças da instituição. Além disso, ela prova que seu ensino é de qualidade, o que ajuda a aumentar sua reputação e potencializa até a captação.
O caminho para evitar a evasão envolve a fidelização de seus estudantes, por meio de práticas como:
Oferecer um ensino de qualidade
Contar com profissionais bem capacitados, metodologias ativas e integração com a tecnologia são passos fundamentais para que o aprendizado de seus estudantes dê resultados. Isso faz muita diferença na retenção de alunos.
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Desenvolver um ambiente de aprendizagem acolhedor
Um ambiente escolar hostil é um dos principais motivos da evasão. Por isso, trabalhe para combater o bullying e desenvolva uma escola inclusiva, que respeita a diversidade e acolhe seus alunos.
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Ter uma boa estrutura escolar
Uma instituição de sucesso, que quer fidelizar seus estudantes, precisa oferecer tecnologia, equipamentos, laboratórios e uma estrutura bem completa e segura.
Contar com um ambiente de aprendizado e comunicação online
Com a evolução da tecnologia, a transformação social da nova geração e a popularização do ensino híbrido, se tornou fundamental ter um espaço de aprendizado online, em que alunos podem acessar conteúdos e atividades, expandindo a escola para além de seus muros.
Isso fica ainda melhor se esse espaço potencializar a comunicação entre a instituição e alunos, pais e responsáveis.
Promover o engajamento da comunidade escolar
Ter uma boa comunicação e melhorar o engajamento com a comunidade escolar também são passos essenciais para a retenção. Afinal, quando alunos, pais e responsáveis sentem que são parte da escola e que suas opiniões são respeitadas, é muito mais fácil garantir sua rematrícula.
A importância do engajamento não se resume à retenção de alunos. Além disso, ela ainda melhora os resultados do aprendizado, reduz os problemas de comportamento e potencializa até a captação de novas matrículas.
Isso porque estudantes engajados têm prazer pelo aprendizado, buscam trabalhar junto com a escola e falam bem da instituição para amigos e familiares.
Como avaliar os desafios da escola na captação e retenção de alunos?
Captação e retenção de alunos são desafios sérios, e devem ser tratados dessa forma por qualquer gestor. No entanto, para desenvolver estratégias precisas e inteligentes, busque, primeiro, avaliar a situação específica de sua instituição.
No sentido da captação, contabilize o número de estudantes que você tem hoje e quantos vão se formar no próximo ano. Analise também o número de novas matrículas conquistadas nos últimos semestres e se essa quantidade está aumentando ou diminuindo.
A partir disso, crie uma meta de novas matrículas e busque focar os esforços do seu marketing escolar para alcançá-la.
Já no que diz respeito à retenção, é importante avaliar três índices: evasão de estudantes, ausências e inadimplência. Se esses números estiverem altos, é preciso tomar medidas para melhorar seu ambiente.
Uma ótima opção é consultar a comunidade escolar para ver quais melhorias os alunos, pais e responsáveis sugerem.
🔎 Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre captação de alunos e retenção de matrículas.
Como o Sponte ajuda na captação e retenção de alunos?
O sistema de gestão escolar Sponte conta com uma ferramenta de retenção focada em combater a evasão escolar. Para isso, ela mede e apresenta índices que podem indicar que um aluno esteja reduzindo seu engajamento com a escola.
Com esses dados, você pode buscar abordar esse aluno diretamente, para entender o que está acontecendo e buscar soluções para garantir a retenção.
🔎 Leia mais: Como a tecnologia ajuda a combater a evasão e o abandono escolar?
Além disso, o Sponte também oferece tecnologias focadas na captação de novas matrículas. Ele tem ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), gestão da captação e atração de alunos, funil de vendas, gestão de campanhas de marketing e muito mais.
Acesse nosso site e veja como a tecnologia do Sponte pode ajudar sua escola.
Você também pode conferir nosso kit especial de captação e retenção de alunos. Temos materiais fundamentais que vão ajudar sua instituição a ter sempre muitas matrículas.
Carla Helena Lange
Mestra em Letras: Linguagem, Cultura e Sociedade, com ênfase em Literatura, Sociedade e Interartes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Marketing, Liderança e Gestão de Pessoas e em Recursos Humanos. Licenciada em Letras - Português e Inglês e em Pedagogia. Possui experiência na área de educação nos seguintes níveis: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Também já atuou no mercado editorial e como autora de materiais didáticos da área de linguagens. Atualmente, é líder do setor de marketing da Sponte, vertical de Educação da Linx, empresa do grupo Stone Co.









