Por Carla Helena Lange, 14 de junho de 2022
Tempo de leitura: 6 minutos

Os principais benefícios e tendências da gestão acadêmica nas escolas

Saber o que é uma boa gestão acadêmica e como aplicá-la é fundamental para o bom funcionamento das escolas e para o ensino dos alunos.

Os principais benefícios e tendências da gestão acadêmica nas escolas | Sponte

Uma boa gestão escolar é parte fundamental de qualquer instituição de ensino e a gestão acadêmica tem um destaque especial nesse contexto. Afinal, é ela que lida diretamente com as necessidades de seus alunos e com os processos de matrícula e rematrícula

Por isso, neste texto vamos falar especialmente sobre a gestão acadêmica nas escolas: quais seus benefícios? Quais as principais tendências da área? Como otimizar a gestão da escola de forma eficiente e ter os melhores resultados

Se quiser saber tudo isso, continue sua leitura:

O que é a gestão acadêmica

Como o nome já indica, a gestão acadêmica é o setor da instituição que cuida dos interesses e demandas dos estudantes, assim como da organização de alunos e professores. 

Essa é a parte da gestão responsável pelas matrículas de novos alunos, assim como pelas rematrículas de estudantes fidelizados. Da mesma forma, é a gestão acadêmica que registra os dados de alunos, pais e responsáveis e disponibiliza essas informações para os outros setores, como a gestão financeira escolar.

É nesse setor que o aluno pode emitir documentos importantes, como certificados, declarações, diplomas e histórico escolar. Também é na gestão acadêmica que ele pode registrar atestados e atualizar as informações de seu cadastro.

O que é a gestão acadêmica | Sponte

O setor também deve registrar e atualizar o cadastro dos professores e de suas titulações, assim como realizar as demandas legais acadêmicas, como a exportação de  dados para o Censo Escolar e para o INEP.

Além disso, ele tem uma participação fundamental na criação do calendário acadêmico, organizando e planejando cada semestre de forma integrada com a elaboração pedagógica e com os processos administrativos.

A gestão acadêmica ainda deve preparar as salas, as tecnologias e os sistemas utilizados diariamente para as aulas, para que alunos e professores tenham tudo o que precisam para um processo de ensino-aprendizagem de alta qualidade. 

Com o mesmo objetivo, esse setor também deve acompanhar o preenchimento de listas de presença, os prazos acadêmicos e até a realização e os resultados das avaliações.

Os benefícios de uma boa gestão acadêmica para escolas e instituições de ensino

Toda escola possui algum tipo de gestão acadêmica. No entanto, muitas vezes esse setor não é considerado como uma prioridade, acaba misturado com o trabalho da secretaria e não recebe a atenção devida. Afinal, há gestores que não compreendem os benefícios que essa prática oferece para sua instituição.

Pensando nisso, listamos aqui as principais vantagens da gestão acadêmica em uma escola. Confira:

  • Melhoria na qualidade do ensino

Oferecer um ensino de qualidade é um dos principais objetivos de qualquer escola, e a gestão acadêmica pode dar muito mais eficiência na busca por essa meta. Isso porque ela é responsável por organizar as aulas, o calendário e até os materiais utilizados, além de acompanhar as demandas da comunidade escolar. 

  • Otimização dos processos de matrículas e rematrículas

O fim do segundo semestre costuma ser uma correria em muitas escolas, afinal, a gestão precisa lidar com o encerramento do ano letivo, começar o planejamento do próximo período e ainda realizar matrículas e rematrículas.

Quando a gestão acadêmica toma conta do processo de captação de alunos, torna-se possível aliviar os outros setores e ter um fim de ano mais eficiente e bem organizado.

  • Mais satisfação para alunos, pais e responsáveis

Aulas bem organizadas, excelentes resultados no ensino e facilidade para conseguir documentos importantes são algumas das principais demandas de alunos, pais e responsáveis — e tudo isso pode ser feito pela gestão acadêmica.

  • Maior motivação para a equipe docente

Sabemos que a valorização dos professores é o futuro para uma educação de qualidade, afinal, são eles que trabalham diretamente com os estudantes, compartilhando conhecimentos, mentorando aprendizagens e acompanhando o desenvolvimento de cada aluno.

Uma gestão acadêmica que facilite esse trabalho, permitindo que eles dediquem-se de verdade à missão de ensinar, aumenta muito sua motivação.

  • Otimização na gestão escolar com mais produtividade

Com uma gestão acadêmica bem feita, todos os processos internos da escola saem ganhando. Ao coordenar matrículas, documentos e calendário, ela oferece produtividade, eficiência e otimização para toda a gestão escolar.

Leia mais: Gestão escolar: guia completo para o sucesso da escola.

As principais tendências para uma gestão acadêmica de sucesso

Para alcançar todos esses grandes benefícios, a gestão acadêmica precisa ser uma prioridade em sua escola. Além disso, o gestor precisa acompanhar as novidades e tendências da área. Confira algumas das principais:

  • Gestão participativa na organização acadêmica

Tradicionalmente, muitas escolas seguem um regime hierárquico de gestão, com pouco espaço para a comunidade escolar questionar, participar ou ajudar em seu desenvolvimento.

No entanto, cada vez mais gestores estão rejeitando esse sistema e abraçando o conceito de gestão escolar participativa, que busca incluir, de forma ativa e colaborativa, todos os integrantes da comunidade. 

Assim, as pessoas que vivem o dia a dia da escola — professores, colaboradores, alunos, pais e responsáveis — oferecem seus pontos de vista únicos para ajudar na construção de uma escola inclusiva, democrática, eficiente e agradável para todos.

Leia mais: Você sabe o que é gestão escolar participativa?

Benefícios da gestão acadêmica para escolas e instituições de ensino | Sponte
  • Disponibilização do ensino híbrido

A necessidade de aplicar o ensino a distância durante a pandemia da covid-19 acelerou a evolução de uma nova forma de educação, feita não apenas presencialmente, tampouco totalmente digital: é o ensino híbrido.

Essa inovação combina as vantagens das duas formas de ensino para potencializar a aprendizagem de forma inteligente e inclusiva. Ela precisa estar presente em sua gestão acadêmica.

Leia mais: Passo a passo para fazer um planejamento de aulas no ensino híbrido de maneira eficaz.

  • Integração das mídias sociais com a educação

As redes sociais já são parte inseparável da vida da grande maioria dos estudantes. Por isso, a gestão acadêmica também precisa levá-las em conta no planejamento educacional.

Criar uma estratégia online ajuda não apenas a atrair mais alunos, mas também a engajar seus estudantes e desenvolver uma educação mais integrada.

Leia mais: Redes sociais para atrair mais alunos: como ter uma estratégia digital nas escolas?

  • Otimização dos processos com tecnologia

Nos últimos anos, vimos um salto imenso na tecnologia, tanto na educação quanto na gestão escolar. 

Para a gestão acadêmica, há possibilidades tecnológicas que otimizam o registro de documentos, o cadastro de alunos, os processos de matrícula e rematrícula, o acompanhamento pedagógico e muito mais. Isso tudo fica ainda melhor quando totalmente integrado em um sistema de gestão escolar como o Sponte.

Leia mais: Sponte: o software que integra todas as áreas da sua escola.

  • Estratégias para combater a evasão escolar com análise de dados

Como é a gestão acadêmica que lida com as demandas de estudantes, também é uma função importante desse setor combater a evasão escolar. 

Uma das principais tendências atuais para isso é aproveitar a tecnologia de análise de dados para identificar alunos com maior probabilidade de evasão e agir de maneira precisa e eficiente para reduzir essa chance. 

Leia mais: Como a tecnologia ajuda a combater a evasão e o abandono escolar?

Estratégias para combater a evasão escolar e ter uma ótima gestão acadêmica | Sponte
  • Educação 5.0

Você já conhece a Educação 5.0? Essa nova tendência educacional busca integrar as novidades tecnológicas à humanização do ensino a partir de três pilares essenciais: qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade.

Para criar esse novo ensino humanizado, a gestão acadêmica também precisa abraçar esses objetivos.

Leia mais: Educação 5.0: a importância da educação socioemocional para o futuro das escolas.

Como integrar todos os setores da escola com eficiência

Como vimos no tópico ‘O que é a gestão acadêmica’, as funções desse setor são muito interligadas às outras partes da gestão escolar. 

É a gestão acadêmica que precisa dar o suporte para que o planejamento pedagógico seja bem executado. É ela que reúne muitas das informações necessárias para a gestão financeira. Também é ela que organiza matrículas e rematrículas, além de buscar garantir a satisfação dos estudantes — funções essenciais para melhorar os resultados da captação de alunos.

Como integrar todos os setores da escola para melhorar a gestão acadêmica| Sponte

Esses são apenas alguns exemplos que mostram como a gestão acadêmica precisa estar integrada a todo o processo de gestão escolar. Principalmente quando consideramos os processos de gestão pedagógica, que trabalham em conjunto com o setor acadêmico na elaboração dos planos pedagógicos e na organização do calendário.

Portanto, organizar cada setor de forma separada coloca em risco a eficiência e os bons resultados de sua escola. É fundamental integrar todos os processos e, para isso, você deve contar com um sistema que reúna os diferentes setores e ofereça uma visão geral da instituição.

Busque funcionalidades integradas como gestão financeira, portal para comunicação com a comunidade escolar, apoio online para o ensino híbrido, tecnologias para captação de alunos e organização da secretaria, além de uma boa organização da gestão pedagógica, combinada à gestão acadêmica.

Ter tudo isso disponível para sua escola é uma das principais portas de entrada para criar uma instituição preparada para o futuro. Para saber mais sobre os desafios da nova gestão, confira nosso eBook:

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.