Como o Sponte melhora o currículo escolar da sua gestão de ensino?

O currículo escolar na sua instituição de ensino não deve ser apenas uma relação de conteúdos que os alunos precisam aprender. 

Ele deve ser a construção e a transmissão social e cultural do conhecimento.

Deve abranger e dialogar com todas as relações humanas que fazem parte do cotidiano da escola e não pode ser estático – pelo contrário, deve se movimentar acompanhando o desenvolvimento e a transformação da comunidade escolar.

Por isso, ele está diretamente ligado às deliberações do Projeto Político Pedagógico (PPP), deve ser constantemente discutido nas reuniões pedagógicas e também pode se valer das orientações da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mais do que tudo – o currículo escolar deve estar intimamente ligado à gestão pedagógica da sua escola.

E é aí que o Sponte pode te ajudar a ter o melhor currículo escolar possível!

A gestão pedagógica e o currículo escolar

A gestão pedagógica é essencial para o sucesso de qualquer escola.

Ela abrange desde o acompanhamento dos alunos, atendimento a pais e responsáveis, gestão de professores, funcionários e processos, e ainda o estabelecimento do currículo escolar e das diretrizes educacionais.

Uma gestão pedagógica bem feita permite conhecer todas as nuances da sua escola e isso é fundamental para compor um currículo escolar que realmente esteja conectado com a sua realidade.

Essas são as bases para um Projeto Político Pedagógico eficiente, e também possibilitam que sua escola esteja pronta para a nova BNCC.

No entanto, como a gestão pedagógica também deve lidar com processos burocráticos e organizacionais da escola, muitas vezes o currículo pode não receber toda a atenção necessária.

Ao contar com o Software de Gestão Escolar Sponte, todos esses processos se tornam mais simples e rápidos, permitindo que sua equipe escolar dê atenção ao que vocês fazem de melhor: Educar!

Sponte na gestão pedagógica

O sistema Sponte oferece várias funcionalidades e recursos que dão agilidade e eficiência para a sua gestão escolar.

Conheça as principais funcionalidades do módulo de gestão pedagógica do Sponte e descubra as melhores formas de otimizar o processo.

  • Material impresso = burocracia, lentidão e riscos

Uma das coisas que mais tomam tempo e espaço dentro de uma escola são as documentações pedagógicas impressas.

Históricos escolares dos alunos, avaliações e trabalhos realizados e os demais documentos pedagógicos, quando armazenados em papel, reduzem a eficiência de sua gestão. 

Afinal, cada vez que um dado desses é necessário, a equipe pedagógica precisa parar suas funções para procurar, no meio de um mar de papéis, o documento exato que você precisa.

Todo esse tempo poderia ser utilizado para funções pedagógicas

Além disso, as próprias funções pedagógicas precisam de informações.

Por isso, o armazenamento em papéis pode transformar o seu desenvolvimento curricular em uma tarefa burocrática e enfadonha.

Mesmo com uma organização ideal, os papéis ainda ocupam um espaço que poderia ser utilizado para mais salas, área de leitura e muito mais.

Além disso, muitos desses documentos devem ser guardados por longos períodos de tempo e o material impresso é vulnerável ao clima, temperatura, umidade e acidentes, como incêndios e enchentes. 

Imagine o caos na sua escola se todos os seus documentos fossem perdidos em um incêndio?

E há uma situação ainda pior! Muito desses papéis contém informações sobre os alunos.

Dentro da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), se essas informações caírem em mãos não autorizadas, a escola pode ser punida com multas muito rigorosas e até com a suspensão de suas atividades.

  • Armazenamento em nuvem = Menos burocracia, mais agilidade e segurança

O Sponte resolve o problema dos documentos físicos oferecendo o armazenamento em nuvem!

Ou seja, todo o sistema Sponte está disponível online, e seus documentos também podem estar, através do App Docs Sponte, que automatiza esta atividade oferecendo agilidade e segurança dos dados, via foto registrada no App Docs.

Na nuvem, os documentos têm fácil acesso e estão todos organizados no mesmo lugar, poupando muito tempo de procura.

Isso permite que a gestão pedagógica seja focada na educação e tira boa parte do estresse com a burocracia.

Isso sem falar que os dados estão muito mais seguros na nuvem.

Não há degradação com clima e acidentes naturais.

O Sponte ainda está preparado para a LGPD, com o sistema AWS, da Amazon, que atende grandes empresas internacionais e garante a segurança dos seus dados.

Além disso, a equipe Sponte passou por treinamento e consultoria para compreender a nova lei e adaptar o sistema para melhor atender as necessidades da sua escola.

  • Dados digitais facilitam a organização do currículo

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surgiu para dar orientações que construam uma base de qualidade no ensino em todo o Brasil.

É com um bom entendimento da BNCC que sua escola vai construir o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e também organizar suas reuniões pedagógicas.

No entanto, isso só pode ser feito com um conhecimento profundo da realidade da escola e também das condições de seus alunos.

Com um sistema na nuvem, todos esses dados podem estar na ponta dos seus dedos, facilmente acessíveis em qualquer dispositivo digital.

Assim, sua escola pode criar diretrizes educacionais e um currículo escolar que dialogue com a realidade dos alunos, em um processo educacional muito mais eficiente.

  • Portal do Aluno = avaliações, tarefas e controle, tudo digital!

Há cada vez mais opções digitais para escolas, mas muitas instituições possuem dificuldade em ter estes controles otimizados em sua plataforma.

Através do Portal do Aluno, disponibilizado pelo Software Sponte, isso é muito mais fácil.

O professor pode automatizar tarefas e desburocratizar o processo educacional.

O aluno pode realizar avaliações e enviar trabalhos online, sem a necessidade de um material físico. 

Além disso, essas avaliações podem ser customizadas de acordo com a necessidade de cada professor.

Mais ainda: O Sponte oferece a funcionalidade de Controle de Conteúdos/vídeos/anexos, também pelo Portal do Aluno.

Através dele, o professor libera materiais complementares sem a necessidade de entregar algo impresso ou enviar por e-mail para cada estudante.

Isso tudo facilita a adaptação da sua escola à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Essa comunicação direta com os alunos é base para garantir o protagonismo deles no processo educacional!

  • Automatização das correções e controle de frequência

Todo o sistema Sponte é preparado para facilitar o trabalho e reduzir a burocratização dos processos educacionais.

Assim, o professor recebe avaliações e tarefas diretamente através do Portal do Aluno, mas para facilitar ainda mais, o Sponte disponibiliza a função de correção automática de provas ou simulados aplicados com gabarito.

Assim, o professor ganha tempo e a correção é feita sem qualquer risco de falha humana.

A equipe Sponte também está ciente de que diferentes escolas podem ter sistemas de avaliação variados.

Por isso, oferecemos um ambiente para criação de formula que se adapta a boa parte dos sistemas de avaliação.

Para facilitar ainda mais o processo, o controle de frequência e de notas dos alunos pode ser feito de forma digital, o que facilita a organização e agiliza o trabalho, além de liberar notas parciais que podem ser disponibilizadas aos alunos.

Com tudo isso, é possível ainda possibilitar o acompanhamento de pais e responsáveis, que podem ser comunicados via aplicativo ou portal sobre o desempenho pedagógico de seus filhos.

Além de facilitar o contato, isso promove engajamento dos pais com a escola.

  • Censo Escolar facilitado

Toda escola deve participar do Censo Escolar, fornecendo seus dados educativos para o desenvolvimento de políticas públicas nacionais.

Essas informações são enviadas através da plataforma Educacenso, que é totalmente integrada com o sistema Sponte, o que facilita o processo.

  • Automatização das matrículas

Com a possibilidade de realizar matrículas online, o Sponte agiliza o trabalho da sua secretaria. Todo o processo é automatizado.

O aluno ou responsável pode preencher seus dados no sistema, escolher os cursos e também a forma de pagamento, sem necessidade de um atendimento escolar.

Até mesmo os contratos são emitidos automaticamente, ficando disponíveis online para posteriores consultas.

São facilidades para a escola, mas também para os seus alunos.

Esse tipo de agilidade atrai pais, responsáveis e até novos estudantes, que não querem ter de lidar com processos burocráticos na hora de fazer sua matrícula.

  • Secretaria digital

Com o sistema de dados na nuvem, a secretaria tem acesso rápido à maioria das informações necessárias no dia a dia, como score de alunos, disponibilidade de professores, emissão de documentos, gestão da biblioteca e muito mais.

O Sponte possibilita até a pesquisa de satisfação, que vai gerar dados essenciais também para sua reunião pedagógica e para a organização do seu PPP.

Essas são só algumas das facilidades que o Sponte pode levar à sua escola ou colégio, com um software flexível, que se adapta às suas necessidades.

Com o sistema, você pode captar e reter mais alunos, aumentar sua produtividade e, é claro, conquistar mais lucro para a sua escola.

Entre com contato com a gente para conhecer todas as soluções que a Sponte pode oferecer para a sua gestão escolar!

Marketing Sponte /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *