Por Sponte, 03 de novembro de 2021
Tempo de leitura: 6 minutos

Dicas para estrear como diretor escolar na Educação Básica com sucesso

Saiba como iniciar no cargo de diretor escolar de Educação Básica e desenvolver uma gestão escolar de sucesso

Dicas para estrear no cargo de diretor escolar com sucesso | Sponte

Sair da docência para cuidar da direção escolar pode ser um verdadeiro desafio na vida de professores e pedagogos que escolhem trilhar esse caminho. Afinal, a função de diretor demanda muita dedicação, liderança e organização. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como um novo diretor ou diretora de escola de Educação Básica pode iniciar seu trabalho nesse cargo de forma promissora.

Falamos sobre desafios que podem ser enfrentados, sobre os detalhes nos quais é preciso prestar mais atenção e, ainda, sobre melhorias que podem auxiliar a gestão escolar. Para saber tudo isso, continue a leitura.

No que um diretor escolar deve prestar atenção ao assumir o cargo?
Quais desafios um diretor escolar enfrenta na Educação Básica?
Como um diretor escolar pode melhorar a gestão educacional?
A importância de um planejamento participativo em sua gestão escolar

No que um diretor escolar deve prestar atenção ao assumir o cargo?

Assumir a direção de uma instituição de ensino de Educação Básica é um verdadeiro desafio, pois o cargo carrega grandes responsabilidades. Porém, existem muitas ações que podem te ajudar a passar por essa transição e beneficiar ainda mais seu trabalho na gestão escolar.

Primeiramente, é necessário entender tudo o que essa profissão abrange enquanto um dos principais responsáveis pelo crescimento e aprimoramento da instituição de ensino. Para isso, é preciso buscar estratégias para que as demandas administrativas e pedagógicas sigam em equilíbrio. 

Dessa maneira, o diretor escolar deve dar o apoio necessário às equipes e procurar suprir as necessidades de cada setor para que a execução de determinadas funções seja realizada de forma plena e eficiente. Além de garantir o bom funcionamento da escola em qualquer esfera, seja financeira, pedagógica ou administrativa. 

Leia mais: Acompanhe e tenha o controle financeiro da escola

Para que você possa estrear nesse cargo e executar suas funções com sucesso, separamos orientações sobre o que um diretor escolar deve prestar atenção ao assumir o cargo.

Dicas para estrear no cargo de diretor escolar com sucesso | Sponte

Conte com o apoio de seus colaboradores

Ter ao seu lado uma equipe de confiança, com pessoas experientes e dispostas a te ajudarem, vai fazer muita diferença no início de uma nova gestão escolar. Porém, é preciso desenvolver habilidades de liderança para garantir as condições necessárias a esses colaboradores para que possam exercer suas funções.

Da mesma forma, se você também for novo na instituição, leve em consideração os profissionais que se encontram há mais tempo ali dentro e conhecem as demandas desse ambiente. 

Conheça quais são os encargos administrativos de um gestor escolar

As funções pedagógicas de uma instituição de ensino costumam ser bem conhecidas por professores e pedagogos. Mas, quando esses profissionais tornam-se diretores, eles passam a ter de lidar também com as funções administrativas escolares, que são muitas e, até então, não costumavam fazer parte de seu cotidiano.

Portanto, ao assumir o cargo de diretor, é essencial que você busque conhecê-las. Frequentemente, temos a impressão que esses encargos podem ser resumidos apenas a reposição de materiais didáticos, suprimentos e folhas de pagamento, porém, eles vão muito além disso. 

As funções administrativas também podem incluir a organização de horários, arquivos, a gestão financeira e também a melhora da relação entre a própria instituição e alunos, pais e responsáveis. Sem esquecer de que o diretor é o principal encarregado pela escola, portanto, será o primeiro procurado na ocorrência de problemas.

Dicas para estrear no cargo de diretor escolar com sucesso | Sponte

Permita-se ser conhecido

Deixe a porta de sua sala aberta e seja receptivo a todos que te procuram, sejam pais, alunos, responsáveis, docentes e demais funcionários da instituição de ensino. 

Faz parte do trabalho do diretor integrar todas as pessoas envolvidas e inseridas na comunidade escolar, e elas ainda podem te ajudar nesse novo cargo, pois vivem o dia a dia da instituição. 

Por outro lado, se você não é receptivo, torna-se impossível entender plenamente os problemas que a escola enfrenta e fica muito mais difícil solucionar esses desafios individualmente.

Quais desafios um diretor escolar enfrenta na Educação Básica?

Contando com a insegurança e o medo, a lista de desafios enfrentados por um novo diretor escolar pode ser grande, dependendo dos problemas e dificuldades que a escola está enfrentando no momento. Porém, existem certos desafios que são encontrados na maioria das instituições de Educação Básica e para os quais você precisa se preparar

Entender críticas e opiniões contrárias

No início de uma gestão escolar, críticas e opiniões sobre suas decisões e seu trabalho serão frequentes. Porém, enquanto líder, é seu papel saber ouvir e aceitar opiniões alheias, principalmente pelo fato de seu trabalho afetar toda a comunidade escolar.

Ser receptivo a novas ideias e procurar entender o lado dessas pessoas que estão te criticando pode tornar sua gestão mais democrática. Assim, você mostra que está aberto ao trabalho em equipe em prol do crescimento da instituição.

Além disso, para evitar negatividade em torno de suas escolhas, contar com políticas de gestão democráticas, e tomar decisões em conjunto com a comunidade escolar, vai te ajudar. Tudo isso inclui, também, a participação do grêmio estudantil, corpo docente e associação de pais e mestres. 

Leia mais: O planejamento pedagógico e sua influência nas escolas

Contar com um planejamento adequado

Um dos maiores desafios de um novo diretor ou diretora escolar é definir um planejamento para sua gestão.

É necessário tempo e confiança para começar a aplicar mudanças significativas na instituição e isso deve estar incluso em seu planejamento. Contar com a ajuda de sua equipe e do resto da instituição vai fazer muita diferença e permitir que suas mudanças sejam aceitas pela comunidade mais facilmente.

Além disso, procure explicar o motivo de tais mudanças acontecerem e quais os benefícios que elas levarão para a instituição. Envolver a comunidade não somente no planejamento dessas mudanças, mas também na execução, vai fazer com que as pessoas se sintam mais incluídas na gestão escolar. 

Leia mais: Gestão Escolar: 5 dicas para ser mais eficiente 

Como um diretor escolar pode melhorar a gestão educacional?

Para saber quais mudanças são necessárias, é preciso descobrir quais os problemas enfrentados pela escola e realizar uma curadoria para solucionar aquilo que é mais urgente.

Você pode ter de lidar com questões como baixa retenção de alunos, evasão escolar, defeitos na estrutura da escola, erros nas folhas de pagamento, pais insatisfeitos e muito mais. 

É importante ter em mente a vastidão de problemas enfrentados por um diretor ou diretora escolar. Porém, existem algumas melhorias que podem facilitar sua gestão e diminuir a ocorrência de problemas.

Se possível, peça ajuda ao ex-diretor escolar

Se esse diálogo for possível, o ex-diretor pode ter muito a auxiliar e pode até indicar os problemas mais urgentes a serem solucionados. Além de que, se já existem mudanças em transição, é importante que esse diálogo aconteça para que não ocorram problemas nesse quesito. 

Entender melhor as decisões e mudanças tomadas pelo antigo diretor ou diretora vai facilitar muito seu trabalho, principalmente no planejamento de novas ações.

Dicas para estrear no cargo de diretor escolar com sucesso | Sponte

Faça uma gestão democrática e inclusiva

Como citado ao longo deste artigo, uma gestão democrática é o melhor que você pode fazer em sua instituição. Por isso, inclua transparência e participação em sua escola. A comunidade escolar quer fazer parte das decisões e tem muito a contribuir.

Além da gestão democrática, é importante não esquecer de ter uma gestão diversa e inclusiva. Garantir o respeito e a dignidade de professores, pais, alunos, responsáveis, e demais funcionários, vai servir como exemplo e evitar problemas como o bullying e a queda no desempenho dos alunos.

Dicas para estrear no cargo de diretor escolar com sucesso | Sponte

Conte com a tecnologia na direção escolar

Muitos processos e problemas enfrentados por um diretor ou diretora podem ser solucionados ou facilitados pelo uso da tecnologia. Desde pagamentos realizados pela instituição, recebimentos, matrículas e rematrículas, até a captação de alunos.

Com a tecnologia, sua gestão pedagógica fica muito mais rápida e descomplicada. Você vai facilitar não apenas o seu trabalho, mas também as funções de sua equipe, com documentos personalizados, avaliações online ou registros de faltas diretamente no sistema. 

O trabalho da secretaria também sai ganhando, com menos funções manuais e mais economia financeira, além de agilidade nas matrículas, assinatura eletrônica e outras funções que diminuem o tempo perdido. Assim, permitindo que o diretor escolar se dedique totalmente ao cuidar do dia a dia de seus alunos.

Um exemplo de tecnologia que facilita muito o trabalho de um diretor ou diretora é um software de gestão escolar como o Sponte, que além de aumentar a produtividade de toda sua equipe, diminui problemas corriqueiros e permite uma melhor comunicação com alunos, pais, responsáveis e com toda a comunidade. 

Com essa comunicação facilitada graças ao Portal do Aluno, a execução de uma gestão democrática fica muito mais fácil!

A importância de um planejamento participativo em sua gestão escolar

Para estrear no cargo de diretor escolar, muitos fatores podem te ajudar a ter sucesso, porém, saber escutar e ser um verdadeiro líder é o que realmente vai fazer a diferença nessa nova fase. Lembre-se de que você pode contar com uma comunidade escolar inteira que também se preocupa com o bem estar da instituição.

Quer entender melhor sobre os desafios enfrentados em uma nova gestão escolar? Então, acesse nosso eBook gratuito que contém informações importantes sobre os desafios e possibilidades para o futuro de sua gestão:

CTA

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.