Por Carla Helena Lange, 02 de fevereiro de 2022
Tempo de leitura: 6 minutos

A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos

Entenda a importância da literatura e como inseri-la no dia a dia escolar de maneira que contribua para o desenvolvimento infantil e juvenil dos alunos de sua escola.

A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos | Sponte

A importância da literatura é gigante quando o assunto é a criação da identidade cultural do nosso país. Você sabia disso?

Segundo Antonio Candido, o período do Romantismo e do Modernismo foram decisivos para que a literatura brasileira ganhasse maior autonomia, principalmente na Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22. 

Seguindo essa lógica, por meio do texto literário é possível refletir sobre o modo de ver a vida e de se posicionar no mundo

Além disso, o texto literário é responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos. 

Por isso, é fundamental que o corpo docente da sua escola reconheça a importância da literatura para o desenvolvimento infantil e juvenil

Neste artigo, discutiremos sobre a importância da literatura e como inseri-la no dia a dia escolar. 

Aproveite a leitura! Mas se você preferir, mais para baixo disponibilizamos um vídeo com todas as dicas deste artigo para que você possa ouvir enquanto faz outras atividades.

O letramento literário desde o Ensino Infantil até o Novo Ensino Médio

De maneira bem simplificada, o letramento literário é um conjunto de práticas que envolvem a interação entre leitor e texto literário. 

O ambiente da sala de aula é um dos principais lugares para se trabalhar com isso. Por esse motivo, ela deve ser um local em que os educadores direcionam seus alunos a se interessarem por leitura, desde o Ensino Infantil até o Novo Ensino Médio.

Ainda, o objetivo principal desse letramento é a construção dos significados em relação ao texto literário lido tanto dentro quanto fora da sala de aula. 

É a partir do desenvolvimento do hábito de leitura que as crianças e os jovens praticam interpretação de texto, escrita e ampliação do vocabulário. 

Deu para entender o porquê do texto literário ter tanta importância para o desenvolvimento dos alunos? Além de, claro, ser um meio de desenvolver habilidades socioemocionais

É o hábito de leitura que faz com que as crianças e os jovens:

  • Ampliem a sua imaginação
  • Trabalhem com a criatividade
  • Aprendam a interpretar o mundo

Além disso, algo que também ajuda no desenvolvimento de emoções e valores é a capacidade da literatura de construir uma ponte entre o que é realidade e o mundo da fantasia. Isso permite uma identificação do aluno com a história e com os personagens envolvidos.

A importância da literatura para o desenvolvimento infantil e juvenil

A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos | Sponte

Um dos principais objetivos da literatura é dispor ao leitor experiências únicas com o texto literário. 

Em outras palavras: para crianças e adolescentes, é um convite à liberdade de expressão, isto é, os alunos podem expressar seus sentimentos, aprender e refletir sobre suas próprias emoções, o que é super importante para o desenvolvimento infantil e juvenil.

Por isso é tão importante que sua escola trabalhe o texto literário no Ensino Infantil. Quando inserido desde cedo na vida de uma pessoa, ela passa a criar gosto pela leitura. 

Com essa atividade presente no dia a dia da criança, há como trabalhar processos pedagógicos por meio de recursos lúdicos, como a contação de histórias. 

A mesma lógica se aplica ao Ensino Médio. A adolescência é um período de muitas mudanças e alterações hormonais. 

Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo e sociedade.

Leia mais: Como ajudar os adolescentes a construir um projeto de vida?

Como inserir a literatura no dia a dia escolar

Existem diversas maneiras de você inserir a literatura no dia a dia de sua instituição de ensino, mas é importante contar sempre com o apoio de sua equipe pedagógica. 

Continue acompanhando para saber quais são as principais maneiras de incentivar a leitura e trabalhar a literatura para o desenvolvimento infantil e juvenil. 

Incentive o hábito de leitura desde cedo

É interessante que a literatura seja inserida desde muito cedo na vida de alguém. Assim, as crianças e os jovens vão ter a literatura como um importante instrumento que os auxiliarão a se desenvolverem em diferentes âmbitos de suas vidas.

Quanto mais cedo a literatura é apresentada para um indivíduo, melhor para seu desenvolvimento. Portanto, nossa dica é instruir o professor para que ele faça a leitura de histórias para alunos mais novos que ainda não criaram o hábito de ler. 

Se possível, peça para que ele tome a iniciativa de fazer o empréstimo de livros para que os alunos levem para casa, dessa forma, eles podem pedir para que seus pais e responsáveis façam a leitura. 

Planeje atividades interdisciplinares

A literatura não deve estar presente apenas nas aulas de Português. É essencial que a equipe pedagógica desenvolva planejamentos de aulas e de atividades interdisciplinares que utilizem diferentes leituras para estimular o conhecimento dos estudantes. 

Com isso, os alunos conseguem perceber como é importante ter a leitura em suas vidas e como adquirir esse hábito pode ajudá-los a estudarem para variadas disciplinas. 

Aproveite o atual contexto que demanda diferentes Itinerários Formativos, graças ao Novo Ensino Médio, e cogite mesclar as áreas do conhecimento, como: oficinas de literatura e cinema; literatura e física; literatura e biologia etc.

Leia mais: Itinerários Formativos: tudo o que o gestor escolar precisa saber

Promova atividades diferenciadas

A sua escola pode promover ações diferenciadas como eventos escolares e até passeios que envolvem o contato com a literatura. Assim, a aproximação do leitor com a obra literária passa a ser muito mais natural e agradável.

Algumas ideias são: organizar feiras do livro com o apoio da comunidade escolar, usar algum dia da semana focado em uma atividade de leitura, e batizá-lo como “O Dia do Livro”, por exemplo, em que cada criança leva sua obra favorita para escola, ou até mesmo levar a turma para visitar bibliotecas municipais.

Ofereça o acompanhamento do professor

O ambiente de sala de aula apresenta várias oportunidades para que os estudantes comecem a ter mais gosto pela leitura. 

Ter o acompanhamento do professor é uma prática bastante recomendável por ser algo que auxilia os alunos a entenderem o que estão lendo e descobrirem o que mais gostam de ler.

Você pode sugerir para que os professores recomendem livros específicos aos alunos, já que passam a maior parte do tempo com os estudantes. Assim, além de criar uma parceria entre aluno e professor, eles se sentem mais familiarizados com a leitura.

Garanta que os alunos tenham acesso aos livros

Ter a garantia de que os alunos tenham acesso aos livros em sua escola é uma tarefa de grande importância para que eles desenvolvam o hábito de leitura. 

Uma escola que se preocupa com seu corpo discente, faz o que é necessário para cumprir com isso, como manutenção e ampliação da biblioteca, renovação do acervo, entre outras medidas.

Leia mais: 8 dicas para organizar a biblioteca escolar

Pratique debates sobre a leitura

Uma maneira de demonstrar a importância da literatura para os estudantes de sua instituição é com a prática de debates sobre uma determinada leitura. 

Conversando sobre suas respectivas interpretações e opiniões sobre o que leram, eles têm a oportunidade de ver como a literatura é capaz de influenciar em suas interpretações da sociedade e de suas vidas. 

Aliás, caso sua escola tenha intenção de adotar o modelo híbrido, ou já seja adepta, é possível realizar esses debates online. Dessa forma, os alunos se sentem mais à vontade para falar no conforto da própria casa. A sala de aula online do Sponte te ajuda com isso por meio da funcionalidade de videochamadas e do chat interativo.

Quer saber mais sobre como trabalhar a literatura para o desenvolvimento dos alunos? Então assista ao vídeo abaixo:

Inove na Gestão Pedagógica

Inovar a gestão pedagógica é repensar a forma que sua escola lida com o processo de letramento literário, isto é, o texto literário no processo de ensino-aprendizagem. 

Sua escola possui um planejamento pedagógico para isso? É preciso pensar na organização de livros na escola, divisão de disciplinas etc. 

O sistema de gestão escolar Sponte conta com a funcionalidade de gestão pedagógica, auxiliando sua escola nesses processos, como o planejamento escolar, personalização de processos avaliativos — que deve receber uma atenção especial com o Novo Ensino Médio — e muito mais!

Agora, queremos saber de você. Conte para a gente como a literatura é trabalhada em sua escola! Comente a sua experiência e conte sempre com o Sponte, seu software de gestão educacional.

E se você quiser ir ainda mais longe, pode continuar aprendendo sobre os outros direitos de aprendizado das crianças durante a educação infantil em nosso eBook:

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Analista de Conteúdo

2 respostas

  1. Hoje na maioria das escolas a literatura é dada de maneira a fazer o aluno não gostar da matéria além de criar um desdém, nos alunos, pelos livros muitas vezes difíceis que são passados em sala de aula. quando a matéria é introduzida de maneira errada e apenas para passar em um vestibular, se perde os valores que são queridos inicialmente e o aluno não realmente entende a importância da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.