Há muitos passos importantes na contratação de professores, incluindo consideração de seu nível acadêmico, avaliação de currículos e experiências e até entrevistas com a equipe de gestão escolar. O passo a passo pode mudar em diferentes escolas, mas um elemento indispensável é a aula teste.
Afinal, um professor bem qualificado academicamente, por exemplo, pode ter muita dificuldade com didática e desenvoltura na hora de apresentar o que sabe. Da mesma forma, um educador com anos de experiência pode estar indisposto a aceitar as metodologias e valores de uma nova escola.
Por meio da aula teste, sua gestão escolar pode colocar tudo isso à prova, avaliando se o professor experiente está pronto para sua escola e se o educador bem qualificado saberá lidar com seus alunos.
Essa avaliação de professores é, de fato, uma excelente forma de analisar tudo o que os candidatos apresentam no currículo e durante as entrevistas — além de permitir a eles mostrar seus maiores pontos fortes no cargo que pretendem exercer.
E lembre-se de que ter esse cuidado no momento da contratação de professores é fundamental, porque nenhuma escola de educação básica pode ter sucesso se não contar com ótimos profissionais.
Você pode ter uma gestão eficiente, investir muito na infraestrutura e oferecer todas as tecnologias educacionais possíveis, mas sem bons educadores, tudo isso acaba desperdiçado.
Por isso, continue sua leitura e entenda mais sobre como contratar os melhores profissionais.
- Como definir temas para a aula teste na educação básica?
- Como preparar os candidatos para a aula teste?
- Quais pontos avaliar para saber se o candidato tem o perfil de um bom professor para a educação básica?
- Desenvoltura e didática
- Conhecimento do assunto
- Motivação e interesse
- Plano de aula bem estruturado
- Metodologias de ensino aplicadas
- Uso de mídias e ferramentas tecnológicas
- Aplicação de noções de interdisciplinaridade
- Alinhamento com os ideais da escola
- Inteligência emocional
- Adequação às diretrizes da BNCC e outros documentos norteadores
Como definir temas para a aula teste na educação básica?
É importante que a aula teste para contratação de professores tenha um tema definido previamente pela própria gestão escolar. Ou, pelo menos, que a gestão escolha alguns temas possíveis para serem explorados nesse momento.
Assim, você dá um direcionamento aos candidatos, que podem se preparar de forma mais precisa. Além disso, essa prática é ótima para avaliar se eles são capazes de se preparar em um curto espaço de tempo para lecionar sobre determinado assunto.
Essa noção é ótima para ajudar a melhorar sua avaliação de professores, mas, para alcançar esses objetivos, busque seguir alguns princípios. O tema deve:
- Estar dentro da disciplina para a qual você está contratando
- Exigir os conhecimentos que são requisitos para a vaga
- Permitir explorar diferentes metodologias ou tecnologias educacionais
- Ser apresentado aos professores apenas com tempo suficiente para que eles possam preparar uma aula
Além disso, busque também escolher um tema que a equipe de avaliação conheça bem, para que possa realmente analisar a competência do candidato e fazer perguntas pertinentes.
Como preparar os candidatos para a aula teste?
Muitas escolas veem a aula teste como uma “prova de fogo”. Dão um tema em cima da hora para o professor ou passam poucas orientações sobre essa avaliação, para ver como o educador vai “se virar” sob pressão.
No entanto, isso pode ser mais prejudicial do que benéfico no processo de contratação de professores. Afinal, um candidato pode ser excelente, estar muito bem preparado, mas, por falta de orientação, focar sua aula teste em algo que a escola não estava esperando — e acabar desqualificado por causa disso.
Portanto, durante os passos anteriores da contratação, como a entrevista ou a apresentação da escola, fale sobre as metodologias usadas, os ideais e valores da instituição, o perfil esperado dos professores e, é claro, sobre o que se espera da aula teste e que deve estar presente nas aulas do dia a dia.
Além disso, adiante para esse professor:
- Qual deve ser a duração da aula
- Quais temas devem ser abordados
- Qual público ele deve simular nessa avaliação (por exemplo, se será uma aula focada em alunos da 1ª série).
Confira um passo a passo para contratar docentes: Contratação de professores: como ter os melhores docentes em sua escola?
Quais pontos avaliar para saber se o candidato tem o perfil de um bom professor para a educação básica?
Uma excelente dica para contratar professores que realmente se encaixem com o que sua escola precisa é criar um “perfil ideal de contratação”.
Ou seja, identificar elementos do que seria um docente ideal para a instituição, envolvendo desde a didática até a inteligência emocional — e tudo isso pode ser avaliado durante as diferentes fases da contratação de professores.
Sendo um dos últimos passos na busca por um novo docente, a aula teste é um ótimo momento para conferir alguns dos principais pontos desse perfil.
Por isso, durante cada aula teste, avalie principalmente os seguintes pontos:
1. Desenvoltura e didática
A grande missão de um professor é compartilhar seus conhecimentos com os alunos, levando-os em uma verdadeira jornada educacional durante o período letivo. Mas, para ser capaz de fazer isso, é preciso ter uma excelente didática, além de boa desenvoltura para falar em público e engajar os estudantes.
Essa é uma questão central para qualquer profissional da educação e pode ser facilmente avaliada durante a aula teste. Por isso, preste atenção em seus candidatos.
2. Conhecimento do assunto
Por mais desenvoltura que um professor tenha, ele também precisa ter conhecimento para passar em sala de aula. Então, confira se ele realmente domina o assunto durante a avaliação e faça perguntas pertinentes.
3. Motivação e interesse
Professores engajados contribuem muito na motivação dos estudantes. Afinal, quando o educador está animado, a aula flui melhor, os alunos sentem-se estimulados e até a relação ensino-aprendizagem apresenta resultados melhores.
Para avaliar esse ponto durante a aula teste, veja se o professor demonstra motivação enquanto está lecionando. Além disso, avalie a preparação dele para o tema — um professor interessado geralmente prepara aulas mais completas, com mais informações e elementos interessantes.
Essa disposição ainda mostra que provavelmente ele tem interesse em buscar formação continuada depois da contratação, o que é ótimo para a melhoria da escola como um todo.
4. Plano de aula bem estruturado
Metade do sucesso de uma aula pode ser garantida ainda antes de os alunos entrarem na sala: ela ocorre na elaboração do plano de aula.
Se o professor tiver uma preparação eficiente, bem organizada e adequada à lição que ele pretende passar, os resultados do ensino são muito melhores e é até mais fácil manter a atenção dos alunos.
Por isso, avalie também a preparação de cada candidato à docência durante a aula teste.
Leia mais: Dicas para melhorar o plano de aula em sua escola.
5. Metodologias de ensino aplicadas
Já não é novidade que as aulas expositivas tradicionais estão ultrapassadas. Professores que param à frente da sala e falam durante toda a lição não são capazes de atender às demandas das novas gerações.
Portanto, analise se os candidatos buscam explorar metodologias diferentes durante a aula teste. Isso pode ser um grande diferencial na hora da contratação.
Leia também: Metodologias ativas: quais as vantagens e como contribuem na educação?
6. Uso de mídias e ferramentas tecnológicas
Vivemos a era da transformação digital na educação, com várias possibilidades diferentes para expandir a experiência em sala de aula. Por isso, priorize professores que saibam usar mídias e tecnologias que trabalhem com essa realidade.
Pontos bônus para aqueles candidatos que conseguirem integrar a aula com os interesses dos alunos, como redes sociais e jogos.
7. Aplicação de noções de interdisciplinaridade
O ensino atualmente busca ultrapassar as barreiras entre diferentes disciplinas. Em vez de matérias separadas, com assuntos desconexos, os professores modernos devem explorar elementos de outras áreas, demonstrando como o aprendizado é extremamente conectado.
Essas propostas estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e mostram como é possível expandir a compreensão e o aprendizado dos alunos por meio de relações entre diferentes assuntos.
8. Alinhamento com os ideais da escola
Sua escola tem valores, princípios e ideais, não é? Busque deixá-los evidentes para os candidatos antes da aula teste e, durante essa avaliação, confira se eles se mantém nessa proposta.
A ideia aqui não é censurar ideias diferentes. Afinal, discordar em alguns pontos é positivo e enriquece a relação da comunidade escolar e até a forma de ensinar.
No entanto, é necessário evitar a contratação de professores cujo posicionamento vai realmente contra os princípios da escola — e isso deve ser acompanhado também durante a aula teste.
9. Inteligência emocional
Autocontrole, tranquilidade e equilíbrio são algumas das características fundamentais para um bom professor, que precisa ser capaz de lidar com um grande grupo de crianças ou adolescentes sem perder as estribeiras.
Isso tudo está incluso no conceito de inteligência emocional e deve ser avaliado durante a aula teste.
É claro que é difícil conferir as reações do professor, já que o público, nesse caso, não são crianças, e sim um grupo de avaliadores. Mas já é possível ver alguns sinais, como o excesso de ansiedade, por exemplo.
Se for o caso, converse com o professor para entender suas reações e avaliar se ele tem, nesse momento, o preparo emocional necessário para liderar uma turma de alunos.
Leia mais: Mindfulness e inteligência emocional: por que professores e gestores precisam disso?
10. Adequação às diretrizes da BNCC e outros documentos norteadores
A BNCC é um documento importantíssimo para o futuro da educação. Ela aborda competências e metodologias necessárias para a construção de uma relação ensino-aprendizagem cada vez melhor e mais democrática.
Então, é essencial que sua gestão escolar conheça essas demandas e saiba como cobrar isso do professor candidato durante sua aula teste.
Leia também: Como fazer um plano de aula de acordo com a BNCC?
Como completar a contratação do professor ideal para sua gestão escolar?
Depois de avaliar a aula teste de cada professor, é hora de escolher os educadores ideais para sua escola. Para isso, faça uma lista com os pontos positivos e negativos de cada um deles, a partir dos elementos que mencionamos antes e quaisquer outras questões que sejam importantes para sua gestão escolar.
Depois, compare os candidatos, dando pesos diferentes de acordo com a relevância de cada um desses pontos para as necessidades da escola.
Por fim, é válido chamar todos ou alguns dos candidatos para feedbacks individuais. Nesse momento, comente — de forma cordial e construtiva — como eles foram na avaliação. Esse último passo pode dar uma informação importante sobre como o novo professor recebe críticas.
Agora, finalmente, você tem seus novos educadores, bem capacitados, preparados para as turmas e alinhados às necessidades da escola!
Mas não esqueça de que a relação com eles deve continuar da melhor forma possível também depois da contratação. Afinal, como podemos ver na palestra de Juliano de Melo Costa (link abaixo), a valorização dos professores é o futuro da educação.