Dicas para melhorar o planejamento de aulas!

Planejamento de aulas é um dos principais passos a serem dados em sua gestão para que ocorra tudo como esperado, aprenda como planejar de forma assertiva

Por Sponte em 10 de dezembro de 2015.

O planejamento de aula é uma prática imprescindível para o melhor aproveitamento do conteúdo repassado. É através dele que o professor organizará o andamento de seu curso, seus objetivos e as formas de avaliação.

Um plano de aula bem elaborado também é uma ótima forma de administrar o tempo em classe e manter os alunos alinhados com as metas da disciplina, melhorando, portanto, a troca de conhecimentos. A seguir, algumas dicas para ajudar a organizar um plano de aulas.

Percepção da turma

Por mais que você planeje com detalhes o andamento da aula, cada turma pode recebê-la de maneiras diferentes. É preciso sentir a turma para perceber qual será o ritmo, a didática e o andamento. Ou seja, os alunos poderão indicar novas possibilidades para a aula, e isso ajudará nos planejamentos futuros.

Ligação

Estimular o interesse dos alunos é um dos desafios do trabalho diário do professor, e uma das formas para alcançar isso é relacionar o conteúdo com o cotidiano dos estudantes. Procure saber pelo que a turma se interessa, e busque incluir isso no planejamento de aula, permitindo ainda que os estudantes percebam a relação do que está sendo ensinado com o seu dia a dia.

Metodologia

As artes e a tecnologia podem ser grandes aliadas do professor na sala de aula. O uso de diferentes metodologias tornam as aulas mais dinâmicas e consequentemente mais atrativas. Inserir essas alternativas nem sempre é viável, mas elas são eficazes mesmo que eventualmente.

Objetivos

Para elaborar um plano de aulas, o professor precisa saber qual o objetivo que se pretende alcançar e o que os alunos serão capazes de fazer ao final do conteúdo. Pensar em objetivos é uma boa forma de avaliar o desempenho da aula. Compartilhar as expectativas com os alunos também é uma boa opção.

Sponte /