Por Michelle Terres, 04 de agosto de 2021

Como as escolas podem aproveitar e comemorar o Dia do Estudante?

Confira seis ideias para trabalhar o Dia do Estudante. Aproveite a data para motivar e engajar seus alunos.

Como as escolas podem aproveitar e comemorar o Dia do Estudante?

No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante, uma data muito significativa para qualquer instituição de ensino! Mas, atualmente, ela ganha uma perspectiva diferente devido aos eventos dos últimos anos. 

A pandemia e os estudos em casa geraram grandes desafios para toda a comunidade escolar, incluindo para os alunos, que também tiveram de se adaptar a um novo modelo de ensino. 

Pensando nisso, é mais do que justo que a escola promova alguma atividade para trabalhar o Dia do Estudante e não deixar essa data passar em branco

Além de tirar os alunos da rotina por um momento, comemorar o Dia do Estudante fará com que eles se sintam apreciados pela escola e estimulados a dar sempre o seu melhor. Afinal, crescer, se desenvolver e aprender é certamente uma tarefa desafiadora.

Leia mais: Como manter o engajamento dos alunos com as aulas online?

A data é, também, uma oportunidade de incentivar a interação entre os colegas de sala, os professores e demais membros da equipe escolar, fazendo com que se sintam acolhidos pela instituição. 

Esse é um ganho muito importante, principalmente para as escolas que ainda estão em ensino remoto, pois o principal ponto que se perdeu durante o período de isolamento social foi justamente a formação de vínculos e a interação que o ambiente escolar proporcionava.

Continue lendo este artigo e veja seis ideias para trabalhar o Dia do Estudante em sua escola, seja no ensino presencial ou remoto!

1. Crie um mural do Dia do Estudante junto com os alunos
2. Produza vídeos da equipe para motivar a comunidade escolar
3. Incentive os professores a realizarem dinâmicas voltadas para o Dia do Estudante
4. Proponha uma pintura coletiva ou a criação de um jardim
5. Promova um workshop do Dia do Estudante
6. Ofereça lembrancinhas do Dia do Estudante
Conquiste seus alunos e melhore a retenção escolar

1. Crie um mural do Dia do Estudante junto com os alunos

Essa dinâmica funciona melhor nas escolas que já voltaram às aulas presenciais ou estão em um ensino híbrido, pois ela utiliza, preferencialmente, um espaço de grande circulação no prédio, como um pátio ou corredor.

Montar um mural especial para o Dia do Estudante é uma forma criativa de fazer com que os alunos se expressem, compartilhando ideias e histórias sobre a percepção deles em relação à experiência escolar. 

Essa atividade deve ser absolutamente democrática, em que todos os alunos, do ensino infantil, fundamental ou médio, possam participar.

Além disso, a experiência não exige que todos estejam juntos no mesmo ambiente. Assim, ela evita aglomerações, preservando a segurança de todos.

Para contribuir com o mural, os alunos podem escrever depoimentos, poemas, criar desenhos e ilustrações, compartilhar frases que consideram bonitas e inspiradoras sobre o aprendizado, e até mesmo compartilhar dicas de estudos. 

A ideia é que seja um espaço voltado totalmente para a vida do estudante e suas próprias percepções do que isso significa.

Certamente será muito gratificante para todos que participarem verem seus nomes e produções expostas para toda a comunidade escolar.

Caso sua escola continue com as aulas online ou tenha muitos alunos optando pelo ensino remoto, é possível adaptar essa atividade para um mural online do Dia do Estudante

Há várias opções online para ajudar sua escola a fazer isso, como o Padlet e o MURAL. Considere, também, a possibilidade de publicar o mural (ou os murais) nas redes sociais da instituição de ensino.

2. Produza vídeos da equipe para motivar a comunidade escolar

Produza vídeos da equipe para motivar a comunidade escolar

Em geral, o maior contato dos alunos é com os professores. Mas a escola é formada por diversos outros profissionais que trabalham duro a fim de manter a instituição funcionando para o maior proveito dos estudantes. Então, por que não aproximar esses grupos?

Uma boa ideia para isso é produzir vídeos com colaboradores dos diversos setores da escola comemorando o Dia do Estudante, homenageando os alunos com algumas palavras. 

O material pode ser postado nas redes sociais da escola, como no Instagram e Facebook, onde terá bastante visibilidade para atingir todo o público da instituição.

Essa é uma forma interessante de fazer com que os alunos conheçam um pouco mais das pessoas que dividem o espaço escolar com eles, aproximando toda a comunidade. 

Leia mais: Saiba como trabalhar seu engajamento com a comunidade escolar.

O vídeo é, também, um jeito de envolver outros membros da equipe, nas comemorações do Dia do Estudante, como o pessoal da secretaria, manutenção, entre outros.

Essa ação ainda une o útil ao agradável, pois, além de cumprir com o propósito de comemorar a data especial, contribui com conteúdos para as mídias sociais, aumentando o nível de engajamento do perfil da escola nessas plataformas.

3. Incentive os professores a realizarem dinâmicas voltadas para o Dia do Estudante

Um cronograma com atividades especiais voltadas para o universo do aluno é  perfeito para comemorar o Dia do Estudante. Jogos e brincadeiras, por exemplo, são sempre bem-vindos para trabalhar com crianças, e eles funcionam tanto no ensino a distância quanto nas aulas presenciais.

Dinâmicas diferenciadas também são excelentes formas de chamar a atenção dos alunos para um assunto em específico e mantê-los interessados, especialmente se a aula estiver acontecendo por videochamada, situação em que os estudantes estão mais propensos a distrações.

Leia mais: Como manter o engajamento dos alunos com as aulas online?

A proposta da ação pode variar conforme o enfoque que o professor achar mais interessante para sua turma. Alguns conceitos interessantes para explorar por meio dessas atividades são:

  • Compreender o papel deles na comunidade, enquanto estudantes.
  • Entender a importância da escola no seu desenvolvimento.
  • Refletir sobre o impacto do estudo em suas vidas no presente.
  • Visualizar o resultado de seus estudos no futuro.
  • Contar o que mais gostam em sua jornada como estudantes.
  • Conversar sobre as dificuldades ao longo do processo de aprendizagem e como superá-las.

E a melhor parte é que tudo isso pode ser feito por meio de perguntas leves e divertidas, ou com atividades lúdicas, como desenhos, contação de histórias, mímicas, entre outras brincadeiras.

No caso de a aula ser realizada a distância, pode ser muito interessante também buscar a participação dos pais ou responsáveis. Essa é uma excelente forma de envolvê-los e estimular a participação da família na educação de seus filhos.

Leia mais: Como manter as famílias engajadas mesmo após tanto tempo de ensino remoto?

4. Proponha uma pintura coletiva ou a criação de um jardim

Essas duas ideias partem de um mesmo princípio: estimular os alunos a se sentirem parte da escola por meio da personalização do espaço

Isso é especialmente importante no momento atual, com a retomada gradual das aulas presenciais em muitas escolas. Afinal, será preciso reconectar os alunos com o ambiente escolar.

Além disso, é uma atividade ao ar livre, diferente da rotina em sala que eles estão acostumados. Certamente será uma experiência que os alunos irão adorar.

A ideia da pintura coletiva consiste em liberar uma parede ou muro no pátio da escola, ou do lado de fora, para que os alunos possam pintar. A escola precisará disponibilizar o material e contar com os professores para supervisionar a atividade. No mais, é deixar a criatividade dos estudantes guiar os desenhos.

Para incrementar a atividade, que tal incentivar os alunos a pintarem suas próprias mãos na parede ou muro, escrevendo seus nomes embaixo? Imagine como se sentirão cada vez que passarem pela pintura e identificarem seus desenhos.

Explique que, assim como as pinturas fazem parte do prédio, os alunos também fazem parte da escola. Afinal, eles são a razão de a instituição existir.

A ideia do jardim é igualmente interessante, pois aborda o conceito de crescimento e desenvolvimento. Assim como as plantas, que crescem e fixam suas raízes no solo com o passar do tempo, os alunos também se desenvolvem e aprofundam seus conhecimentos ao longo dos anos.

Para a execução dessa atividade, a escola precisará de um espaço aberto disponível em seu terreno. Também é necessário providenciar mudas de plantas para cada aluno. Flores são uma ótima sugestão, pois têm um apelo estético bem grande.

As atividades podem ser feitas em esquema de revezamento para evitar aglomerações dos estudantes. 

5. Promova um workshop do Dia do Estudante

Promova um workshop do Dia do Estudante

Essa atividade é indicada tanto para o ensino presencial quanto para o remoto, e funciona bem, especialmente, para os alunos mais velhos. 

A proposta é promover um workshop ou uma oficina abordando assuntos relevantes para os estudantes. Essa atividade pode ser com algum membro da coordenação ou da direção, ou ainda com um profissional de fora da instituição, como um psicopedagogo.

Mas atenção à delimitação do tema, pois a palestra não é sobre os estudantes, mas sim para os estudantes. Alguns temas que podem ser abordados são:

  • Elaboração de um projeto de carreira e/ou de vida.
  • Saúde mental (tema muito interessante principalmente para vestibulandos).
  • Relações interpessoais.
  • Dicas práticas para melhorar o rendimento nos estudos.

Lembre-se de que o formato de workshop permite dinâmicas e atividades práticas, além de ser bastante interativo para que os estudantes contribuam com seus pensamentos e experiências.

É muito interessante, inclusive, chamar os pais e responsáveis para participarem junto com os alunos, pois é mais uma forma de aproximá-los da instituição. 

Leia mais: Como ajudar os adolescentes a construir um projeto de vida.

6. Ofereça lembrancinhas do Dia do Estudante

Se a escola dispõe de verba, é sempre simpático oferecer pequenas lembranças aos alunos, acompanhadas de um pequeno cartão felicitando-os pelo Dia dos Estudantes. Bombons, por exemplo, são um clássico e geralmente agradam a todos. Outras ideias são chaveiros, canetas, copos ou porta-lápis.

Independente do objeto em si, o mais importante é a intenção de agradar seus alunos e comemorar a data.

Vale lembrar que essa ação pode ser complementar às outras. Além disso, se a escola tem a possibilidade de enviar os presentes para as residências dos alunos ou, ainda, se possuir um espaço para organizar um drive-thru, a iniciativa pode ser posta em prática também no ensino a distância.

Conquiste seus alunos e melhore a retenção escolar

A comemoração do Dia do Estudante é uma excelente maneira de motivar seus alunos neste momento, depois de tanto tempo de ensino remoto. Ela pode fazê-los se sentirem realmente como parte da escola, motivados a estudar e entregar os melhores resultados.

E não é só isso: alunos motivados tendem a continuar estudando em sua escola. Assim, além de melhorar o aprendizado e a satisfação na sua instituição de ensino, você ainda potencializa a retenção escolar.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, você pode conferir nosso eBook:

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente Comercial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *