O que mudou em sua gestão escolar com os estudos em casa?

Confira neste material o que mudou na gestão escolar frente ao coronavírus, e como administrar as aulas EAD e os estudos em casa.

Por Cristopher Morais em 02 de junho de 2020.

Empresas em home office, lojas físicas passando a vender em plataformas online, processos se tornando cada vez mais digitais. Este é o cenário no mundo todo desde o início do ano de 2020. 

A pandemia do coronavírus trouxe uma série de desafios para quem empreende. Porém, no fim das contas, tudo é uma questão de adaptação! 

Sua escola contava apenas com aulas presenciais e agora precisa se adaptar às demandas de uma pandemia que requer distanciamento social para frear a transmissão.

Mas a boa notícia disso tudo é que, mesmo depois do fim da pandemia, as mudanças em sua gestão continuarão dando bons resultados. Isso porque agora é hora de aperfeiçoar processos e tornar sua escola a melhor possível! 

Hoje, vamos falar sobre o que mudou na gestão escolar frente ao novo coronavírus. 

O que muda na gestão administrativa?

O que mudou em sua gestão escolar com os estudos em casa? | Sponte

Primeiro é preciso falar sobre os processos administrativos da sua escola, principalmente o setor financeiro e a emissão de documentos mais burocráticos. 

Tudo isso, durante a pandemia, acontecerá de forma remota. Sua equipe deve poder realizar atividades apenas acessando o seu software de gestão educacional. Também deve contar com ferramentas integradas para controlar as finanças.

Com a cobrança recorrente, por exemplo, é possível realizar as cobranças de mensalidades automaticamente. Essa funcionalidade, entre outras, está no sistema Sponte, junto de ferramentas para controle de caixa, emissão de Notas Fiscais e muito mais. 

Outra ferramenta que também pode auxiliar a sua gestão escolar é a realização de matrículas online. Com ela, sua equipe não utiliza seu tempo de trabalho para realizar esse processo, pois pais, alunos ou responsáveis, podem fazer isso diretamente do seu site, ou de um link externo.

Para saber mais sobre ações que podem auxiliar sua gestão escolar a ter bons resultados frente à crise do coronavírus, confira a série de webinars da Sponte, apresentados pelo nosso gerente de produto.

O que muda na gestão pedagógica?

No que diz respeito à gestão pedagógica, são necessárias muitas mudanças, afinal de contas, as aulas não acontecerão de forma presencial, pelo menos por um certo período de tempo. 

Isso significa que é preciso refazer o plano de aulas e rever o Projeto Político Pedagógico (PPP) que a escola criou no início do ano letivo. 

Como a pandemia começou a ter alta transmissão no Brasil apenas depois do carnaval, é preciso voltar aos documentos iniciais e reorganizar tudo, utilizando metodologias e decidindo quais matérias serão ensinadas. 

Caso sua equipe pedagógica precise de ajuda nessa questão, é possível utilizar as demandas da BNCC como referência. 

A partir do momento em que as aulas começarem a acontecer através de plataformas de videoconferência, os professores terão de saber como manter a atenção de sua turma e pensar em novas maneiras de ministrar suas aulas.

É importante que a administração da escola acompanhe todo o processo e dê apoio para o professor, mostrando como lidar com as plataformas e que ferramentas ele pode utilizar.

O Sponte possui o APP Sponte Agenda e o Portal do Aluno. Ambas as ferramentas podem auxiliar o professor a dar continuidade às aulas de maneira virtual. 

Com o APP, o aluno e seus pais ou responsáveis podem verificar as presenças, notas e situação financeira, além de checar o calendário de atividades escolares. 

No Portal do Aluno, os professores de sua escola podem disponibilizar testes e atividades para que os alunos resolvam em casa. Assim, existe mais controle sobre o desenvolvimento do aluno e de como ele está lidando com o processo de ensino-aprendizagem. 

O que muda no relacionamento com pais, alunos e responsáveis? 

O que mudou em sua gestão escolar com os estudos em casa? | Sponte

Outra questão que muda bastante é a relação de sua escola com os alunos, pais e responsáveis. A comunicação entre todos que compõem a comunidade escolar deve acontecer de maneira efetiva e clara. Durante a pandemia, isso acontecerá através de mídias sociais.

Portanto, conte com ferramentas como as redes sociais, e-mail e SMS para se comunicar. Procure responder a todos e solucionar qualquer problema que eles venham a ter. 

Para garantir que sua comunicação seja mais efetiva, é possível também contar com o Portal do Aluno. Através dele, seus alunos, pais ou responsáveis, podem conversar com sua equipe rapidamente por meio de um canal totalmente seguro. 

Torne sua escola mais digital

O digital veio para mudar a maneira como muitas coisas são feitas. Mas, além disso, ele também facilita uma série de processos. 

Por isso mesmo, é preciso procurar por ferramentas digitais para ajudar sua escola a se adaptar às mudanças causadas pela COVID-19.  

Para conhecer quais são as ferramentas, confira nosso post: Torne a sua gestão escolar mais digital com essas ferramentas.

E ainda, é preciso pensar à frente, pois essas ferramentas podem ajudar sua escola a ter melhoras significativas mesmo depois que as aulas voltarem a ser presenciais. Então, o gestor deve se preparar para uma gestão diferente e para a educação pós-coronavírus. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira nosso eBook gratuitamente:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.