Por Carla Helena Lange, 10 de agosto de 2022
Tempo de leitura: 7 minutos

Saiba como o boletim escolar online é uma ferramenta importante na gestão educacional

Saiba como o boletim escolar online pode melhorar suas avaliações, reduzir custos e aproximar a escola de sua comunidade escolar.

Menina sorrindo conferindo seu boletim | Sponte

O boletim escolar é um dos documentos mais básicos na gestão pedagógica de qualquer escola — e certamente também é um dos mais esperados pelos alunos. Com a tecnologia certa, mesmo essa parte tão tradicional do ensino pode ser otimizada, graças ao boletim online.

Com um boletim escolar online, você melhora a experiência de alunos, pais e responsáveis, otimiza o trabalho de sua secretaria escolar e ainda consegue acompanhar os resultados de suas turmas com muito mais facilidade.

Mas, para ter tudo isso, é essencial deixar de lado a ideia de que o boletim é só uma lista de notas para o aluno. Continue sua leitura e entenda todo o potencial dele na gestão escolar.

Por que o boletim escolar é uma ferramenta importante dentro das escolas?

A função básica do boletim todo mundo sabe, não é!? Ele serve para entregar aos alunos um mini relatório de seu desempenho escolar, traduzido em notas parciais ou finais.

Ele geralmente é simples: um documento — muitas vezes impresso — com o nome do aluno, sua turma, o período avaliado e uma lista de notas para cada disciplina. 

Considerando apenas sua função principal, o boletim escolar já é o responsável por dar um retorno aos alunos sobre as atividades realizadas no ano. Uma forma para que eles vejam seu próprio desempenho e se motivem a melhorar cada vez mais.

Ele também serve para que pais e responsáveis acompanhem o desenvolvimento dos estudantes. Esse é um benefício duplo: além de poderem conferir as notas e ajudarem na evolução dos alunos, os responsáveis também recebem, por meio do boletim, um retorno da escola que é fundamental para seu relacionamento com a instituição.

Leia mais: 6 formas de manter o relacionamento com pais e alunos.

Para completar, há benefícios também para a própria escola. Afinal, as notas registradas são uma importante fonte de informações para avaliar o sucesso do trabalho pedagógico que vem sendo realizado.

Mas, para colher todos esses benefícios, uma gestão escolar precisa superar os principais desafios envolvidos na emissão do boletim. Confira:

Quais os principais desafios do boletim na gestão escolar?

Ainda que o boletim escolar seja um documento simples, sua emissão envolve algumas dificuldades que podem atrapalhar o processo e até prejudicar a recepção por parte de alunos, pais e responsáveis. Listamos aqui os principais desafios:

  • Organizar as notas parciais e finais

Para garantir a emissão correta dos boletins, os professores precisam organizar avaliações, registrar notas e entregá-las para a gestão pedagógica. A equipe pedagógica, por sua vez, deve compilar esses dados, considerando as diferentes disciplinas, e montar as dezenas (ou centenas) de boletins para os estudantes.

Isso fica ainda mais difícil quando há vários métodos de avaliação com pesos diferentes. Tanto professores quanto a equipe pedagógica (ou da secretaria) precisam destrinchar os valores, calcular médias e organizar as notas definitivas que vão parar no boletim.

Todo esse trabalho, quando feito de forma manual, é demorado, cansativo e se torna um empecilho para as outras tarefas da gestão.

Por isso, é fundamental contar com um sistema de gestão escolar que otimize o processo, organizando as notas de maneira digital.

Leia mais: Como o sistema escolar Sponte pode transformar sua gestão pedagógica.

  • Imprimir e entregar boletins escolares

Quantos boletins sua escola entrega por ano? Não é um número pequeno, certo?

Se você ainda depende de boletins físicos, é preciso imprimir todos esses documentos, o que toma um tempo considerável da equipe e ainda envolve bastante gastos de impressão.

Além disso, também é necessário organizar a logística para entregar papéis aos seus alunos, o que é mais uma demanda demorada e que pode acabar gerando confusão.

Mulher conferindo boletim escolar de um aluno | Sponte
  • Fazer o boletim chegar aos pais e responsáveis

A entrega dos boletins geralmente é feita diretamente para o aluno, mas todos nós sabemos que é essencial que pais e responsáveis tenham acesso a eles. Sem isso, fica muito mais difícil acompanharem e ajudarem na evolução dos estudantes.

Mas também sabemos que nem sempre esse documento chega ao destino, não é!? Seja por esquecimento ou pelo desejo de ocultar alguma nota ruim, vários alunos deixam de entregar seu boletim.

Para resolver esse problema, algumas escolas exigem que o aluno pegue uma assinatura de seu responsável que comprove a entrega, mas isso gera desgaste para a equipe, que deve conferir as assinaturas, e para os professores, que precisam ficar cobrando essa entrega de seus estudantes.

Sem falar que o aluno pode até falsificar a assinatura do pai ou responsável, prejudicando todo o acompanhamento de suas notas.

  • Ter retorno dos pais

Uma assinatura no boletim não significa muita coisa, não é? Se você quer manter um engajamento com alunos, pais e responsáveis é preciso ter mais do que isso. 

A escola tem que estar disponível para tirar dúvidas sobre as notas e deve ter um acesso fácil aos responsáveis para trabalharem juntos em prol da aprendizagem dos alunos.

  • Avaliar as notas

Como vimos, ter uma relação das notas é uma ótima maneira de avaliar o sucesso das práticas pedagógicas da escola. Mas é um grande desafio fazer isso se elas estiverem registradas apenas em planilhas ou em algum sistema pouco prático.

Para conferir os resultados de maneira eficiente, é preciso que essas informações estejam registradas de forma clara e acessível, e que possam ser acessadas pela equipe — preferencialmente com um sistema que disponibilize relatórios pedagógicos que mostrem a evolução de alunos e turmas.

Como engajar as famílias na gestão escolar | Sponte

Quais as vantagens de contar com um boletim escolar online?

A solução para a maioria desses desafios é o boletim escolar online. Com ele, os professores e a equipe pedagógica têm muito mais facilidade na hora de lançar notas e consolidá-las no documento a ser entregue para os alunos.

Além disso, ele é de fácil acesso para os alunos, pais e responsáveis, que não dependem mais de um pedaço de papel: podem conferir tudo virtualmente pelo celular ou computador. É um ganho de satisfação para eles e um incentivo para a aproximação da comunidade escolar com a instituição.

Outra vantagem é a redução de custos e do trabalho da equipe da secretaria. Sem precisar imprimir e lidar com os boletins físicos, todo o processo fica mais fácil e barato.

Com o boletim online, também se torna possível ter uma visão mais clara do desempenho de alunos, turmas e disciplinas para avaliar seu processo pedagógico, detectar possíveis problemas e aprimorar as metodologias educacionais.

Leia mais: Metodologias ativas: quais as vantagens e como contribuem na educação?

Sem falar que, com o sistema certo, o boletim online pode permitir até um acompanhamento em tempo real das faltas e notas, tanto para pais e responsáveis quanto para os professores e gestores. Assim, não é preciso esperar até o fim do semestre para lidar com problemas e adaptar os processos educacionais.

Como o boletim escolar online do Sponte pode melhorar a secretaria e a gestão pedagógica em sua escola?

Acabamos de ver que há excelentes vantagens ao usar um boletim online em sua escola. Mas é preciso levar em conta que há um número imenso de sistemas que oferecem essa possibilidade — e que nem todos têm a qualidade e a capacidade para entregar todos esses benefícios.

Por outro lado, há sistemas que vão ainda mais longe, como o software de gestão escolar Sponte. Além de todas as vantagens que já citamos, ele entrega funções complementares que vão facilitar o trabalho de sua equipe pedagógica e aproximar mais a escola e a comunidade escolar.

Lançamento simples de notas parciais e finais

Com a funcionalidade de gestão pedagógica do Sponte, os professores podem lançar notas e faltas com muito mais facilidade. Todo o processo é intuitivo e fácil de usar, tomando muito pouco de seu tempo.

Além disso, o sistema consolida os números em notas parciais e finais de forma automática, o que facilita ainda mais o trabalho de toda a equipe.

Modelos de avaliações personalizadas 

Já se foi o tempo em que as provas eram a única maneira de avaliar seus alunos, não é!? Hoje a maioria das escolas contam com métodos de avaliação mais complexos, que integram também atividades extras, participação em sala de aula, interesse pelo conteúdo e até as competências socioemocionais.

Essas notas nem sempre têm o mesmo valor e cada escola possui uma metodologia diferente para aplicá-las. E isso é ótimo, porque permite que a equipe pedagógica ensine seus alunos da melhor maneira possível, de forma personalizada e avaliando suas necessidades.

Um sistema que padronize o processo na emissão de seu boletim online e force a instituição a se adaptar vai acabar limitando todo esse potencial.

O Sponte, por outro lado, oferece um padrão básico, para facilitar o processo, mas permite a personalização total do sistema de notas e boletins. É excelente para escolas que têm um método de avaliação exclusivo.

Isso inclui avaliações descritivas! Usuários Sponte não precisam se limitar às notas numerais e podem personalizar ainda mais seus métodos avaliativos.

Possibilidade de personalização do boletim

Além das notas, o Sponte permite também personalizar o boletim. Contamos com um modelo padrão, que é completinho e pode ser utilizado sem qualquer problema.

Mas, se sua escola quer ter um boletim personalizado, é só cadastrar no nosso editor de documentos e, depois, emiti-lo automaticamente.

Disponibilização de relatórios para acompanhar o desempenho dos estudantes

Com as notas lançadas, o sistema passa a oferecer uma excelente funcionalidade para acompanhar o desempenho pedagógico da escola. São relatórios automáticos, que podem apresentar o rendimento geral por aluno, por turma ou por disciplina; a evolução de cada estudante; comparações entre o desempenho do aluno e de sua turma como um todo; e muito mais.

Assim, fica fácil para a escola verificar a eficácia de seus métodos, identificar problemas e melhorar constantemente.

Emissão facilitada para melhorar o trabalho da secretaria escolar

Com as notas lançadas e consolidadas no sistema, a emissão do boletim é super fácil. Com poucos cliques, a equipe da secretaria pode emitir boletins exclusivos para alguns alunos ou em massa para turmas inteiras.

Isso reduz ainda mais o tempo dedicado pela equipe ao processo e permite um trabalho mais inteligente e organizado.

Melhoria na experiência de alunos, pais e responsáveis, com acesso pelo Portal do Aluno

Poder acessar o boletim digitalmente, com poucos cliques, é uma vantagem enorme para pais e responsáveis que possuem uma vida corrida, mas querem fazer parte da rotina escolar de suas crianças e adolescentes.

No Sponte, esse processo é potencializado por meio do Portal do Aluno. A ferramenta permite o acompanhamento das notas, das tarefas de casa, da frequência e até da ficha financeira do estudante.

Além disso, ela serve como forma de contato com a escola, o que promove ainda mais o engajamento com a comunidade escolar

Leia mais: A comunicação entre pais e escola: o que a tecnologia tem a nos ensinar?

Com tudo isso, o boletim escolar online do Sponte abre as portas para uma avaliação realmente eficiente, que ajuda a evoluir tanto o processo pedagógico da instituição quanto a relação com pais e responsáveis.

É a ferramenta certa para potencializar a avaliação em sua escola! Mas, se você quiser saber mais sobre esse processo, confira nosso eBook:

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.