A organização da rotina é sempre associada à organização e otimização das horas. Mantemos uma agenda bem ajustada às nossas tarefas e horários para aproveitar melhor o nosso recurso mais escasso e valioso, que é o tempo. Por isso, quando somos adultos, fazer essa organização é algo bem normal.
Entre as crianças, em especial as mais novas, ter uma rotina bem organizada ajuda muito além da otimização do tempo – até porque essa questão ainda tem pouca importância nessa faixa etária, uma vez que os pequenos não precisam contabilizar seu rendimento por meio do tempo (ou não deveriam!).
Para a primeira e segunda infâncias, é preciso que a gestão pedagógica da sua escola estabeleça um cronograma de arranjo à rotina que funcione como um aprendizado para garantir a independência dos alunos, a fim de que eles cresçam seguros, com autonomia e, consequentemente, saudáveis.
Isso porque a idade escolar é o período em que a criança adquire sua concepção de caráter. É quando tem sua personalidade formada, começa a interagir com pessoas fora do seu círculo familiar e a viver realidades diferentes. Neste caso, criar rotinas é uma forma de ensiná-la a conviver e respeitar formas diferentes de levar a vida.
Além das iniciativas que ocorrem dentro da escola, propor uma gestão escolar participativa, com a presença da família na composição dessa rotina – já que ela também é responsável por esse aprendizado –, vai potencializar os benefícios sociais da organização da rotina.
Neste artigo, vamos falar sobre como a escola pode abordar e fortalecer essa comunicação. Confira:
- Desenvolver um calendário junto com as crianças
- Criar atividades para a chegada e o encerramento
- Planejar pequenos ciclos
- Organizar agendas
- Diversificar as atividades
- Aplicar metodologias diferentes
- Como a rotina na Educação Infantil vai ajudar os alunos?
- Tecnologia que ajuda na criação de rotinas na escola
Qual é a importância da rotina para as crianças?
Quando uma criança tem uma rotina para seguir em seu dia a dia, ela está sendo preparada para se tornar um adulto mais apto para lidar com seus compromissos e responsabilidades ao longo da vida e se tornar uma pessoa com mais disciplina.
E, partindo dessa premissa, a implementação da rotina na educação das crianças auxilia tanto a escola quanto a família do aluno, já que essa é uma aprendizagem híbrida.
1. Para a escola
No caso da escola, ter definido o que irá acontecer no dia faz com que os educadores tenham uma ferramenta que os auxiliará no planejamento das diferentes atividades. Quando a escola demonstra ter uma rotina, a família sente mais confiança e segurança no local em que está deixando seu filho ou filha.
2. Para a criança
Em relação às crianças, a rotina apresenta outras vantagens, como o fato de que os alunos da Educação Infantil gostam de saber o que vai acontecer em seguida, isto é, após uma brincadeira. Assim, é uma prática possível de trazer segurança e autonomia para as crianças.
Rotinas baseadas em necessidades
É recomendável que a rotina da Educação Infantil seja baseada nas necessidades biológicas, sociais e psicológicas das crianças.
As necessidades biológicas são os momentos de descanso, de higiene e de alimentação das crianças, que podem ocorrer sempre no mesmo horário ou após alguma atividade padrão.
Por sua vez, as necessidades sociais são as atividades relacionadas ao estilo da escola e da comunidade. Pode ser prática esportiva, artística e brincadeiras, por exemplo.
Por último, as necessidades psicológicas dizem respeito ao tempo que cada criança necessita para executar cada atividade de acordo com suas capacidades e habilidades, e isso deve ser levado em consideração no momento de definir uma rotina para cada turma.
Como definir uma rotina na Educação Infantil
A rotina deve ser utilizada como uma prática flexível, ou seja, de forma que permita adaptações quando necessárias.
Além disso, a construção de uma rotina na Educação Infantil precisa ser baseada em algumas atividades que se repitam com frequência.
Neste sentido, algumas práticas simples podem ser adotadas no dia a dia para que as crianças comecem a aprender esse conceito. Entre tantas, indicamos algumas a seguir:
1. Desenvolver um calendário junto com as crianças
Existem escolas que utilizam calendários para auxiliar as crianças a terem noção de tempo por meio dos dias e meses do ano. É recomendável que esses calendários sejam desenvolvidos com a colaboração dos alunos da Educação Infantil. Assim, eles sentem que estão participando do processo de construção de sua rotina.
Este calendário pode ser montado como uma espécie de cartaz. O ideal é que seja bastante lúdico, com desenhos e muitas cores.
Durante esta atividade, o professor pode solicitar criatividade das crianças, escolhendo desenhos, falando o que acham que deve ser feito em cada dia da semana. Elas estarão aprendendo sobre a passagem do tempo, os meses e dias do ano.
2. Criar atividades para chegada e encerramento
Uma boa maneira de trabalhar a rotina com as crianças é definindo atividades específicas para a chegada e saída dos alunos.
Na chegada, o professor pode cantar uma música de boas-vindas ou fazer alguma brincadeira para que as crianças entendam que, naquele momento, a rotina escolar começou.
Já no momento da saída pode ficar definido que as crianças devem calçar os sapatos, guardar os brinquedos e materiais utilizados, entre outras tarefas.
Com a repetição diária das mesmas atividades, as crianças irão assimilar o que faz parte de sua rotina escolar.
3. Planejar pequenos ciclos
Apesar de os planos de ensino serem pensados de acordo com o ano letivo e divididos em bimestres ou trimestres, a rotina na Educação Infantil dentro da sala de aula precisa ser organizada em pequenos ciclos.
Dê atenção ao dia, deixando no planejamento os momentos de higiene, de descanso, de tarefas, de acolhida. Tente manter essas rotinas sempre no mesmo horário, com o mesmo intervalo de tempo, para a criação de um hábito em relação ao cumprimento das obrigações.
4. Organizar agendas
Não adianta apenas definir tarefas e horários, é preciso que os alunos e seus pais conheçam essas rotinas. Esse processo ajuda com que todos consigam se programar para as atividades do dia ou da semana.
A ideia também é que, com o passar do tempo, os alunos tenham autonomia para programar seus compromissos e cumprir com a sua agenda.
5. Diversificar as atividades
Quando estão sobrecarregadas de atividades do mesmo tipo, as crianças tendem a perder o interesse, sobretudo quando são tarefas burocráticas.
Para não deixar a rotina muito pesada, o ideal é que as atividades sejam variadas e intercaladas de acordo com a categoria: lúdicas, brincadeiras, autocuidado, teóricas e assim por diante.
Incluir a família em algumas atividades também é algo interessante. Dessa forma, tanto o entretenimento quanto o ensino e a responsabilidade serão fortalecidos.
6. Aplicar metodologias diferentes
Para que os alunos criem o hábito da rotina – e gostem dele –, é indicado o uso de metodologias que transformam as tarefas em brincadeiras. Uma delas é a gamificação na educação, que transforma as atividades em um tipo de jogo e dá mais dinamismo à rotina.
Com a gamificação, a escola consegue aumentar o engajamento dos alunos nas rotinas, estimulando a curiosidade e melhorando a comunicação.
Também, transformar a atividade em jogo possibilita desenvolver competências socioemocionais, além de permitir abordagens personalizáveis, com cada aluno realizando tudo no seu tempo.
Como a rotina na Educação Infantil vai ajudar os alunos?
Criar uma rotina entre os alunos da Educação Infantil e aplicá-la de forma colaborativa, como já ensinamos neste artigo, traz inúmeros benefícios para a vida a longo prazo. Entre eles estão:
Segurança emocional
Com a rotina pré-estabelecida, o aluno antecipa os acontecimentos até memorizar seu dia. Sabendo o que vai acontecer, quando vai brincar, quando vai lanchar ou escovar os dentes, ele passa a se sentir seguro e confortável no ambiente escolar.
Responsabilidade e organização
Ao entender o cronograma da sua rotina, a criança aprende a se programar e gerenciar seu tempo para cumprir com os seus compromissos.
Disciplina
Para cumprir com seus compromissos, a criança desenvolve a habilidade da disciplina. É interessante que os pais também a estimulem em casa, potencializando o trabalho feito em sala de aula.
Autonomia
Ao entender que nem sempre precisa que um adulto diga o que ela precisa fazer, principalmente por conhecer os horários e a maneira como deve executar determinadas atividades, o aluno ganha autonomia.
Leia mais: Aluno protagonista: 12 passos para desenvolver esse conceito em sua escola.
Redução de ansiedade
A ausência da imprevisibilidade faz com que a criança se sinta mais calma e menos ansiosa ao esperar o que está por vir.
Sociabilidade
Para conseguir cumprir com as responsabilidades propostas, que são iguais para todos os alunos e realizadas em espaços comuns, a criança desenvolve a capacidade de conviver e compartilhar.
Aprendizagem e avaliação
Por meio da rotina diária, o professor consegue potencializar a aprendizagem dos alunos, trabalhando com disciplina e alunos mais calmos e preparados. Outro benefício ao professor é que ele consegue avaliar o desenvolvimento de cada criança de forma individual.
Você pode saber mais sobre os desafios da avaliação na escola acessando nosso eBook:
Tecnologia que ajuda na criação de rotinas na escola
A utilização de tecnologias, como o App Sponte Agenda Plus, ajuda com que a escola crie a rotina dos alunos e informa aos pais/responsáveis sobre o andamento das atividades propostas.
O aplicativo de agenda escolar do Linx Sponte tem funcionalidades que permitem que os pais saibam o cronograma de seu filho e como ele tem se saído em cada uma das rotinas.
Outro grande aliado nesse processo é o Portal do Aluno do Linx Sponte, que também facilita o acompanhamento dos alunos e promove o engajamento com sua comunidade escolar.
Aproveite também para conhecer tudo sobre a BNCC na Educação Infantil com nosso guia prático: