Por Carla Helena Lange, 08 de agosto de 2023
Tempo de leitura: 6 minutos

O que é avaliação socioemocional na escola? Confira dicas práticas

Confira dicas práticas de como aplicar a avaliação socioemocional e de como promover o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola.

Avaliação socioemocional: como fazer uma autoavaliação escolar | Linx Sponte

A educação moderna já entende que simplesmente passar conhecimentos não é o bastante para a formação escolar de um cidadão. Também é preciso desenvolver suas competências socioemocionais — e, consequentemente, ser capaz de fazer uma avaliação socioemocional de seus estudantes.

Essa prática escolar é fundamental para o sucesso da educação 5.0 e para preparar seus alunos para o futuro. Por isso, continue sua leitura e entenda tudo sobre a avaliação socioemocional:

O que é uma avaliação socioemocional?

Na prática, a avaliação socioemocional é, como o nome indica, uma verificação das habilidades sociais e emocionais de seus estudantes. 

Essa avaliação ocorre de diferentes formas e é essencial na aplicação da educação 5.0, que valoriza uma formação plena para os estudantes, principalmente por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais.

Já falamos bastante, aqui no blog da Linx Sponte, sobre essas competências (logo abaixo você pode encontrar alguns links para nossos textos). No entanto, para te ajudar a entender a questão da avaliação, vamos retomar rapidamente o assunto:

Competências socioemocionais na BNCC | Linx Sponte

O que são competências socioemocionais?

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), o desenvolvimento de competências socioemocionais têm a ver com bem-estar, conectividade e sucesso de seus alunos na educação básica.

Na prática, a OECD define essas competências como “habilidades que a pessoa tem de regular seus próprios pensamentos, emoções e comportamento”. 

Há diferentes categorizações para essas habilidades, mas podemos seguir a organização da OECD que considera 19 competências diferentes, divididas em seis eixos:

  1. Conscienciosidade (desempenho em tarefas): 
  • Foco em realizações
  • Responsabilidade
  • Autocontrole
  • Persistência
  1. Estabilidade emocional (regulamentação das emoções):
  • Resistência ao estresse
  • Otimismo
  • Controle emocional 
  1. Afabilidade (colaboração):
  • Empatia
  • Confiança
  • Cooperação
  1. Abertura para experiências (mente aberta):
  • Curiosidade
  • Tolerância
  • Criatividade
  1. Extroversão (engajamento com os outros):
  • Sociabilidade
  • Assertividade
  • Energia
  1. Habilidades compostas
  • Autoeficácia
  • Pensamento crítico/independência
  • Autorreflexão 

Esse é um entendimento básico do que a educação moderna demanda para a formação de seus alunos. Mas, para que o processo educacional seja bem sucedido, é preciso saber mensurar o quanto os estudantes absorvem desse aprendizado.

É aí que entra a avaliação socioemocional. Na prática, ela mede o crescimento dos alunos nos diferentes contextos de habilidades socioemocionais, analisando sua preparação para o futuro, como cidadãos plenos, ativos e capazes de guiar suas próprias histórias.

Como preparar alunos para um mundo instável e imprevisível? | Sponte

Qual é a importância de realizar uma avaliação socioemocional na escola?

Como vimos, uma escola deve ensinar as competências socioemocionais para propiciar a formação de seus alunos como cidadãos plenos. A avaliação, por sua vez, complementa esse processo em dois momentos.

Primeiro, ela funciona como um diagnóstico inicial de como os estudantes estão desenvolvidos e que tipo de ações devem ser feitas para desenvolver neles a educação socioemocional. Por meio dessa avaliação, a escola considera os pontos fortes e fracos, além das oportunidades de crescimento.

Em segundo lugar, ela permite que sua instituição acompanhe o progresso dos estudantes nas habilidades socioemocionais. Assim, proporciona a realização de feedbacks com eles e com os professores, além de adaptações nas metodologias de ensino para melhorar sempre mais.

Além disso, realizar essa avaliação ajuda a identificar problemas de saúde mental, descobrir casos de bullying e cuidar do bem-estar de seus alunos como um todo.

Vale ainda mencionar que a avaliação socioemocional — quando feita de forma consciente e humanizada — potencializa o engajamento dos alunos, motivando-os a buscarem a própria evolução.

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Como avaliar as competências socioemocionais de seus alunos?

Agora que entendemos o que é a avaliação socioemocional e qual é sua importância na educação moderna, é hora de colocar esses processos em prática.

Antes de mais nada, relembre quais são as competências socioemocionais que sua escola deve desenvolver. Esses pontos devem guiar a avaliação em todos os momentos. Use-os para verificar como está a evolução do estudante em cada um deles.

A partir disso, é possível aplicar estas diferentes estratégias:

  1. Autoavaliação

Disponibilize um questionário autoavaliativo, no qual os alunos possam fazer afirmações a respeito de si próprios. Para isso, elabore questões ou situações relacionadas a cada competência socioemocional, que seu estudante deve responder com uma “nota” entre 1 e 10.

Por exemplo, para medir a competência de responsabilidade, você pode perguntar:

  • De  1 a 10, como você avalia seu comprometimento com as tarefas e sua pontualidade?

Para que seus estudantes sejam sinceros nas respostas, essa autoavaliação não pode “valer nota” e deve ser secreta — os demais alunos não devem conhecer os resultados dos colegas.

  1. Avaliações diretas

Promova atividades diretamente relacionadas com os resultados das competências. Elas podem ser provas, com perguntas sobre as diferentes habilidades socioemocionais, ou atividades que explorem essas práticas entre seus alunos.

  1. Simulação de cenários

Crie situações imaginárias que possam exigir o uso de competências socioemocionais e proponha essas simulações para seus alunos, avaliando como eles reagiriam a elas.

Essa simulação pode ocorrer textualmente, oralmente ou até de formas mais lúdicas, como apresentações teatrais.

A avaliação do professor, neste momento, depende de um amplo conhecimento das competências e de como elas se relacionam com diferentes situações.

  1. Observação ativa e sistemática

As competências socioemocionais fazem parte do dia a dia de todo mundo. Autocontrole, energia, empatia e tolerância — apenas para citar alguns exemplos — aparecem na forma como cada pessoa lida com os desafios, com a rotina e até com amigos e familiares.

O mesmo vale para a realidade escolar. Seus alunos estão diariamente expressando suas próprias competências socioemocionais e cabe ao professor e à gestão pedagógica observar tudo isso.

Essa observação — quando feita corretamente — é a principal forma de avaliar o socioemocional de seus alunos. Por isso, educadores e pedagogos devem ser capacitados para fazê-la.

Leia mais: Formação de educadores: quais são as principais tendências para professores na educação do futuro? 

  1. Engajamento da família

A observação de professores e pedagogos, por mais essencial que seja, tem acesso a apenas um “recorte” da vida das crianças e adolescentes que frequentam sua escola. Para perceber sua evolução socioemocional, é importante ir mais longe. É aí que entra o engajamento da família.

Pais e responsáveis têm uma vivência muito maior e mais íntima com os estudantes e podem oferecer uma perspectiva que, por mais que não seja treinada, é muito útil na avaliação socioemocional.

Por isso, busque ter uma comunicação muito boa com a comunidade escolar, faça reuniões periódicas e, sempre que possível, abra espaço para que pais e responsáveis comentem a evolução de suas crianças. Essa percepção fará toda a diferença.

Mais boas práticas na avaliação socioemocional

Além das técnicas mencionadas, é interessante seguir algumas boas práticas para complementar sua avaliação socioemocional e garantir que ela tenha melhores resultados.

Para começar, entenda que ela também faz parte das avaliações escolares e demanda de cuidados similares, como o respeito pelo processo dos alunos e o foco maior no desenvolvimento do que no diagnóstico, para que ela realmente seja útil para fazer o estudante crescer.

Leia mais sobre os desafios da avaliação como um todo:

Os desafios da avaliação | Sponte

Outro ponto fundamental é o retorno para os alunos. Também conhecido como feedback, esse conceito envolve não apenas mostrar as notas para os estudantes, mas também apontar quais foram seus erros e acertos, ajudando-os a construir um caminho para melhorar.

Esse retorno é indispensável em qualquer tipo de teste e tem um valor especial na avaliação socioemocional. Um feedback humanizado e focado em ajudar o aluno alimentará seu respeito pela escola, aumentará sua motivação para continuar as lições e desenvolverá suas competências socioemocionais.

Também busque envolver toda a comunidade nesse processo avaliativo. Já mencionamos o engajamento de pais e responsáveis, mas vale a pena ir além, compartilhar a importância das competências socioemocionais e contar com a observação e a participação de todos.

Por fim, lembre-se de que a diversidade deve ser palavra de ordem em uma escola. As competências são importantíssimas, mas não devem ser tratadas como formas de colocar alunos em um padrão específico do que é esperado pela escola.

Há diferentes formas de ser responsável, otimista, criativo e qualquer outra competência socioemocional. Uma escola diversa e inclusiva deve entender isso, evitar as padronizações e abrir as possibilidades para seus alunos explorarem sua própria diversidade de forma saudável, respeitando o bem-estar de todos.

Inclusive, lembre-se: tolerância e empatia também são competências socioemocionais importantes.

25 ideias práticas para sua escola ser mais inclusiva | Sponte

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Analista de Conteúdo

Uma resposta

  1. Tão maravilhoso ler um conteúdo, onde a ideia principal é desenvolvida numa linguagem clara e direta e principalmente bem atual. Gratidão!!!

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