Por Carla Helena Lange, 18 de maio de 2023
Tempo de leitura: 8 minutos

Sala dos professores: a escola deve investir nesse espaço

A função da sala dos professores vai além de ser um lugar de espera, mas de proporcionar trocas que beneficiam o engajamento da equipe.

Sala de professores | Sponte

Quando se fala no que é necessário para a estrutura de uma escola ser acolhedora, nosso primeiro pensamento é sempre os ambientes compartilhados pelos alunos: salas de aula, laboratórios, quadras, refeitórios. Depois, os de ordem administrativa, como a secretaria, diretoria, sala de coordenação, almoxarifado, cozinha. Só então lembramos da sala dos professores.

Assim como os alunos precisam de ambientes adequados para fazer os intervalos entre as aulas, os professores também necessitam de um local para descanso, interação e atividades individuais.

Mas você, como gestor, já pensou que esse é um dos ambientes mais importantes para a troca de experiências pedagógicas e interação social da sua equipe?

O que é sala dos professores?

Durante muito tempo, a sala dos professores consistia em um ambiente cuja função era somente  acolher os docentes durante os intervalos das aulas e guardar seus materiais enquanto estão lecionando. Por vezes, mobiliadas com pouquíssimos móveis e equipamentos.  

Em algumas escolas, este espaço funciona até como uma espécie de depósito, abrigando materiais que não conseguiram ser guardados em um lugar apropriado, como uniformes, cadernos e agendas perdidos por alunos.  

O pesquisador Telmo Caria, que trabalhou, em sua tese de doutorado, com a temática da cultura profissional, concluiu que o espaço de coletivização docente é parte integrante e importante da cultura escolar, pois traduz o nível de interação e de aprendizagens entre pares. Isso porque é onde os professores passam a maior parte do tempo quando não estão em sala de aula. 

Caria diz ainda que a sala de professores deveria ser um lugar privilegiado de coletivização do trabalho dos professores, e também de informalização e internalização das atividades deste grupo. 

Contudo, em aspectos gerais, esse espaço, em vez de ser destinado à partilha de experiências e integração social da profissão, é destituído da sua função quando abre espaço para que circulem e permaneçam vários outros profissionais que não estão ligados à estrutura técnico-pedagógica da instituição.

Também não se pensa em sua arquitetura ou disposição dos móveis, as mobílias são desconfortáveis, geralmente é um lugar mal equipado, sem graça, nem conforto.

Mas deixar a sala dos professores de lado é um erro. Esse tipo de tratamento ao ambiente inibe qualquer prática ou interação positiva, uma vez que os próprios docentes não se sentem acolhidos ou à vontade para conviver, trabalhar e estudar. 

Uma estrutura inadequada tem impacto direto na produtividade, na motivação, no relacionamento da equipe, no intercâmbio e fluxo de ideias e, consequentemente, na qualidade dos serviços prestados em sua escola. 

Sendo assim, o espaço destinado aos professores merece atenção, não apenas para atender o tempo de pausa dos docentes, mas por propiciar um ambiente que incentive a interação, o trabalho em conjunto, a troca de ideias e, consequentemente,  o desenvolvimento de técnicas pedagógicas a serem aplicadas em sala, o debate, o lazer e bem-estar da equipe e o engajamento entre os professores.

Saiba mais:

Como um sistema de gestão escolar vai transformar o trabalho de seus professores
Professores e gestão escolar: entenda como fortalecer esse vínculo

Transforme esse ambiente para potencializar sua função 

Para transformar uma sala de professores, ela não deve funcionar apenas como um espaço físico, mas também como um espaço social, cultural e emocional, com a devida importância que ela tem dentro do ambiente educacional. 

Para isso, é preciso que a escola invista em estrutura e ferramentas necessárias para que a equipe não a utilize como um mero espaço de passagem, mas como um ambiente integrativo, onde conseguem planejar suas aulas, corrigir provas e trabalhos, esclarecer dúvidas, realizar consultas e, principalmente, trocar informações com os colegas.

Uma sala bonita, aconchegante e equipada ainda vai fazer com que o professor se sinta valorizado, saiba que sua presença é fundamental para a escola, que seja um lugar no qual ele queira estar. E tudo isso exige investimentos.

Tudo sobre educação financeira para escolas | Sponte

Investimento sem medo

Todo investimento exige planejamento. Logo, se você pensa em melhorar a sala de professores da sua escola, precisa se planejar para isso. 

Primeiro, faça um projeto para entender quais serão os seus custos. Depois, pense qual será o meio de conseguir essa verba: crédito, financiamento, reserva de capital. Por fim, é interessante contratar um profissional capacitado para pensar em um design de interiores que atenda às necessidades da sua equipe.

Neste momento, ter a certeza de que um caixa azul o ano todo pode trazer tranquilidade na execução desse plano. 

Para isso, conheça o Programa Mensalidade Garantida do Sponte, que tem como propósito garantir inadimplência zero a fim de que o gestor possa investir na sua escola sem medo. 

Plano traçado, é hora de saber o que uma sala dos professores precisa ter. 

Sua organização será vital para que os professores se sintam convidados a usufruir do ambiente de trabalho e também da companhia uns dos outros, gerando um intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais que causam um impacto direto no planejamento e nas aulas ministradas.

Descubra, então, como estruturar uma sala dos professores que seja interessante e proveitosa para o corpo docente, aumentando a produtividade de toda a equipe.

Leia mais: Tudo sobre gestão de professores na escola

A sala dos professores ideal

O primeiro passo para planejar uma sala dos professores ideal é entendê-la pelo que realmente deve ser: um local de trabalho, descanso e estudo para os docentes, mas pode também funcionar como motivação para que alcancem melhores resultados. Dessa forma, entendendo quais funções ela deve atender, é possível saber quais elementos serão essenciais para que esse ambiente cumpra seu propósito. 

Basta estruturar o local de acordo com as demandas dos profissionais que atuam em sua escola.

Uma ótima ideia é promover um encontro com o corpo docente, incentivando o diálogo e a troca de ideias sobre o que eles acreditam que deva ter na sala dos professores e suas expectativas sobre esse ambiente. 

Dessa forma, é possível que o gestor consiga traçar um objetivo claro do tipo de espaço que pode criar, levando em conta os anseios de sua equipe e as possibilidades que sua instituição apresenta no momento, sem esquecer de avaliar a verba e infraestrutura disponível.

Elencamos alguns itens indispensáveis para esse ambiente. Confira.

Crie um ambiente colaborativo

Há inúmeras vantagens em se criar uma cultura colaborativa entre a sua equipe, e ela pode começar pela sala dos professores. 

Conforme o estudo Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios, os grupos colaborativos são aqueles em que as decisões são tomadas em conjunto e todos são responsáveis pelo que é produzido, da qualidade aos resultados, conforme as possibilidades e interesses de cada professor.

O estudo revela que quando a “cultura de coletividade” é instaurada, as pessoas passam a reconhecer o que sabem, o que os outros sabem e o que todos não sabem. Dessa forma, é possível encontrar novas soluções para os problemas, fazendo com que a equipe supere seus limites. 

Neste caso, de acordo com o estudo, por meio de um ambiente colaborativo, cria-se engajamento ativo dos professores. Assim, ele tentará proporcionar oportunidades de aprendizagem de boa qualidade para todos os seus alunos.

Função da sala de professores | Sponte

Dê prioridade ao conforto acústico

Os professores sofrem com a fadiga auditiva, uma vez que as salas de aula nem sempre são silenciosas como deveriam. Com isso, é preciso subir o tom de voz para que sejam ouvidos pelos alunos.

Esse ruído ambiental não apenas atrapalha o processo de ensino-aprendizagem, mas causa danos na saúde ocupacional dos professores. E é por isso que investir em conforto acústico na sala dos professores pode ser uma boa ideia. 

É na sala dos professores que os profissionais tiram seu tempo de planejamento,  de trocas profissionais e até de descanso e, por isso, é interessante que seja um local com menos ruídos, para que possam ser ouvidos – e também se ouvirem.

Pense com carinho na mobília

A mobília da sala dos professores é o que ajuda a dar um tom mais intimista, acolhedor e confortável. 

Alguns móveis ajudam nesse sentido, entre eles:

  • Mesas grandes e redondas ou ovais, em que os professores possam sentar-se juntos. Elas são ideais para promover o diálogo e a troca de opiniões, além de oferecerem o apoio adequado para funções como correção de provas, estudos e elaboração de atividades.
  • Sofás e cadeiras confortáveis. Eles tornam o local acolhedor para os momentos de descanso dos professores, além de compor um clima agradável para trocas e conversas.
  • Cantinho do café, com equipamentos e insumos que ofereçam aos professores um momento de reconforto e troca de ideias.

Vale ressaltar que, ainda que a escola não conte com um espaço grande destinado à sala dos professores, algumas adaptações podem ser feitas de acordo com a estrutura e recursos da instituição

É possível também contar com ajuda dos próprios professores, que podem contribuir com itens que por ventura já possuam, mas não utilizam mais. Independente da situação e dos recursos financeiros disponíveis, o mais importante é disponibilizar um ambiente que favoreça o acesso à informação, à troca pedagógica e o conforto de sua equipe.

Sala de professores aconchegante | Sponte

Ferramentas e recursos para a sala dos professores

A sala dos professores também precisa de recursos e equipamentos que favoreçam as trocas e o engajamento, mas também seja um lugar com suporte para o trabalho individual desenvolvido naquele ambiente, além do descanso. 

Para isso, recomendamos que a sala dos professores tenha:

  • Internet
  • Computadores
  • Biblioteca com livros de apoio para consulta
  • Mural ou quadro de recados
  • Jornais e revistas atualizados
  • Água, café, frutas e lanchinhos 

 Mais uma dica: apesar de ser um ambiente que procure deixar os professores à vontade, procure evitar aparelhos como rádio e televisão. Além de fazerem barulho, podem gerar divergências em relação aos canais de televisão ou gênero musical.

Tecnologia que facilita as atividades

Um sistema de gestão escolar como o Sponte colabora para reduzir o trabalho – e retrabalho – dos professores no que diz respeito ao planejamento, lançamento de notas e faltas, entre outros aspectos da gestão pedagógica

Com isso, eles terão mais tempo para desfrutar os benefícios dessa sala dos professores, pensada e projetada para que ele tenha um tempo de qualidade de descanso, trocas e atividades individuais.

Invista em um clima produtivo na sala dos professores

Tão importante quanto a estrutura, o clima da sala dos professores é primordial para que o ambiente cumpra seu propósito de integrar e servir como apoio aos educadores para mantê-los engajados

Nesse sentido, a escola pode interferir ativamente nas relações que ocorrem dentro dela, como o relacionamento entre colegas, gestores e alunos, estimulando um ambiente de diálogo, empatia e reflexão.

Para criar uma atmosfera favorável para a equipe, é necessário ir além de mobiliar a sala dos professores. É preciso organizá-la para que inspire os docentes e usá-la da maneira correta. 

Mesmo que a escola não tenha muitos recursos, se a sala for pensada e concebida com essa finalidade, será um movimento natural que os educadores se sintam convidados a frequentar esse espaço e conviver.

Tendo isso tudo em mente, confira a seguir algumas dicas que vão ajudar a construir um clima convidativo e proveitoso para os professores:

Delimite o espaço de trabalho do espaço de descanso

Muitas vezes colocar os sofás, cadeiras e móveis voltados para o descanso da equipe muito perto da mesa de trabalho pode causar desconfortos e tirar a atenção dos professores que estiverem trabalhando. 

Mantenha sempre o quadro de avisos atualizado 

Não faz sentido deixar informações velhas ou que já não são mais pertinentes no quadro de avisos. Avisos antigos, além de não terem mais utilidade, tomam espaço de comunicados mais atualizados e poluem o mural. Já o fluxo contínuo de informações mantém o ar de “novidade” e evita que essa ferramenta se torne “parte da paisagem” e acabe sendo ignorada pela equipe com o passar do tempo.

Tome cuidado para não coibir diálogos

Os gestores podem, e devem, frequentar a sala de professores, mas como uma forma de integrar a equipe pedagógica, não de intimidar a equipe. Essa visita é uma forma interessante de ter um feedback de como está o ambiente e promover ainda mais trocas de experiências. É muito importante manter o canal de comunicação entre diretores e coordenadores sempre aberto para os temas levantados pela equipe.

Soluções para uma Gestão Educacional que olha para o futuro | Sponte

O melhor ambiente possível no espaço disponível

Colocando essas dicas em prática, é possível organizar um ambiente próspero que, além de contribuir para o exercício e convívio dos professores, aumenta sua produtividade ao mantê-los motivados dentro do ambiente escolar. 

Ao melhorar o ambiente da sala dos professores, a comunicação entre toda a equipe tem a tendência de melhorar. 

Quer saber mais sobre como a valorização dos professores pode melhorar a sua escola? Acesse nossa palestra sobre o assunto.

A valorização do professor como o melhor caminho para o futuro da educação | Sponte

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Analista de Conteúdo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.