Pais podem ajudar os filhos com as tarefas escolares

Saiba como os pais podem ajudar aos seus filhos com as tarefas escolares sem prejudicar o ensino de forma simples e prática

Por Sponte em 25 de outubro de 2016.

Nem todo o conteúdo que é visto dentro da sala de aula, as crianças conseguem aprender. Para que elas realmente aprendam, é necessário que se estude um pouco mais. E para isso, as tarefas escolares podem ajudar os alunos a entenderem o conteúdo proposto.

Estudos comprovam que as crianças que fazem essas atividades em casa, conseguem aprender mais, têm notas melhores, e automaticamente o desempenho escolar também é melhor. Por outro lado, podemos dizer que a realização das tarefas em casa, também contribui para integrar a escola, pais e filhos.

Além de educar, moldar e ensinar valores para os filhos, vale ressaltar que, os pais devem acompanhar toda essa rotina estudantil dos pequenos e ajudá-los com as tarefas. Isso contribui para o desenvolvimento das crianças. Ajudar, mas não fazer as atividades. Isso é importante. Os pais devem dar apoio aos filhos. Abaixo, listamos algumas dicas de como fazer esse papel sem prejudicar o desenvolvimento da criança.

Converse com o filho sobre a importância dos estudos – É importante que a criança saiba para que servem os estudos e qual a importância dele na sua vida. Explique também o porquê de ele ter que fazer tarefas em casa. É ideal que a criança tenha consciência do que está fazendo, senão ela acaba não dando muita importância para os estudos.

Estabeleça um horário para o seu filho estudar em casa – As regras são importantes para o crescimento dos pequenos. E assim como todas as crianças, o seu filho não tem maturidade para decidir certas coisas sozinho. E é aí que entram as regras dadas pelos pais. É interessante estabelecer horário para brincar, um horário para assistir tv e, claro, um horário para que ele possa fazer as tarefas da escola com o apoio e a supervisão dos pais.

Escolha um local adequado para os estudos – A escolha do local é importante para que a criança possa fazer as tarefas sem que nada interfira. Um espaço bem iluminado, que tenha uma mesa grande para que ela possa colocar cadernos, livros e uma cadeira confortável é fundamental.

Auxilie e deixe que o seu filho faça as tarefas – Muitos pais não têm paciência para ajudar os filhos e vão logo fazendo os deveres, o que é errado. A criança deve ter autonomia para que ela consiga desenvolver responsabilidade. E os pais podem ajudá-las questionando e fazendo com que a criança pense sobre os exercícios propostos. E se ela tiver dúvidas, os pais podem ensiná-la e orientá-la, mas nunca fazer os exercícios.

Estas foram algumas dicas para que os pais consigam ajudar os filhos com as tarefas. Vale lembrar que os elogios também são algo fundamental para as crianças. Incentive os estudos e sempre que puder dê um elogio ao seu filho. Valorize os acertos dele e faça ele se sentir mais seguro em casa ou na escola.

Sponte /