Ferramentas online para sua escola de idiomas e cursos livres

Descubra como implantar ferramentas online em sua escola de idiomas ou cursos livres para garantir sucesso em sua gestão educacional!

Por Willian Rauta em 17 de abril de 2020.

A história da humanidade é contada a partir da mudança e da evolução. E uma das ferramentas que tem permitido isso é a tecnologia!

Tornar processos mais rápidos e eficientes, esse é o principal propósito da tecnologia. E isso tem se provado verdadeiro em diversas atividades desenvolvidas em nossa vida profissional e pessoal.

Com a evolução tecnológica surgiu o universo digital, trazendo ferramentas que mudaram a maneira de se fazer muita coisa, inclusive as metodologias de ensino, aprendizagem e gestão de escolas. 

Tendo dentro das salas de aula alunos de gerações que nasceram nesta época tecnológica, em que as ferramentas online estão tão entrelaçadas nas tarefas do dia a dia, é preciso que isso também aconteça nas aulas de escolas de idiomas e cursos livres

Está procurando ferramentas online para implantar em sua escola de idiomas ou cursos livres? Então confira esta lista que preparamos para você, com todos os benefícios que cada uma trará para o seu centro de ensino, tanto na gestão educacional pedagógica quanto administrativa. 

Boa leitura!

Ferramentas digitais na gestão administrativa

Ferramentas onlines para sua escola de idiomas e cursos livres | Sponte

O cenário da educação conta com uma série de mudanças que ocorreram graças à tecnologia. As ferramentas online podem ajudar muito na gestão escolar de forma prática. 

Primeiramente temos as redes sociais capazes de promover a sua instituição. Essas mídias online podem ajudar na captação e retenção de alunos, através do marketing digital, um investimento que pode trazer muitos resultados positivos se estratégias consistentes forem colocadas em prática. 

Quer saber mais sobre como o marketing digital pode ajudar sua escola a alcançar bons resultados? Então confira nosso post: Marketing digital para escolas

As ferramentas online também ajudam a promover o CRM (Customer Relationship Management) que, traduzido, significa a gestão do relacionamento do cliente.

Tendo em vista que se relacionar com seu público é essencial para seu negócio, se preocupar e investir tempo e dinheiro em CRM, é extremamente importante! 

Um sistema de gestão escolar também pode auxiliar no setor financeiro da sua escola, emitindo boletos, notas fiscais, organizando seu fluxo de caixa através da automação, entregando relatórios completos e muito mais.

A cobrança recorrente é uma tecnologia que automatiza este processo e traz muitos benefícios para a gestão financeira. Com ela, a cobrança da mensalidade no cartão de crédito é feita na data escolhida automaticamente. Essa ferramenta digital não só torna o processo mais rápido, como ajuda no combate à inadimplência. 

A administração da sua escola de idiomas ou cursos livres também precisa fazer a emissão de uma série de documentos. Sistemas também podem ajudar a emitir e organizar todas as informações necessárias.

Além do mais, um sistema de gestão escolar permite a centralização de todas as informações e processos, facilitando a análise de toda a instituição. 

A comunicação por e-mail e SMS também é ótima para sua instituição, pois permite que o relacionamento entre sua escola de idiomas e seus alunos seja fortificada. Outra maneira de manter o contato é através de um portal do aluno, que geralmente fica integrado a seu sistema de gestão.

Ferramentas digitais na gestão pedagógica

Também existem aplicativos que auxiliam na gestão pedagógica em sua instituição de ensino. Gabaritos de provas e atividades podem ser liberados através de portais especializados para o acesso de pais, alunos e responsáveis. 

A viabilização de matrículas online e avaliações online também é possível com ferramentas digitais. Esse tipo de ação facilita a vida do aluno e também dos professores. 

A distribuição de conteúdos e tarefas online torna o processo de ensino e aprendizagem muito mais dinâmico. Algo essencial, levando em conta que grande parte dos seus alunos está extremamente engajada com o universo digital. 

Levar a tecnologia também para dentro da sala de aula é importante e pode tornar sua metodologia de ensino dinâmica, além de despertar o interesse dos alunos.  

É possível utilizar ferramentas como livros digitais e materiais complementares como filmes e documentários, e até mesmo funcionalidades do Google como o Google Earth. O importante é evitar que todas as aulas se mantenham no padrão seguido na última década: um professor falando enquanto os alunos apenas anotam o conteúdo.

Muitos professores ficam com medo de incluir a tecnologia na aula, pois pensam que isso substitui seu trabalho. Mas isso não é verdade!

Estas ferramentas apenas complementam e tornam sua aula ainda mais rica, atraindo a atenção da turma com sucesso. 

Como implantar ferramentas online na educação

Ferramentas onlines para sua escola de idiomas e cursos livres | Sponte

Para implantar ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem na sua escola, é possível colocar muitas ideias em prática, como:

  • Elabore projetos educativos através da web;
  • Promova concursos de criação de textos e vídeos para mídias digitais;
  • Concilie a tecnologia com as matérias ensinadas.

Quando uma aula estiver falando sobre lugares em outros países, você pode utilizar o Google Earth para mostrar seu entorno e até mesmo a localização. Isso pode ser ótimo para aulas que tratam de geografia ou até mesmo história.

Muitos museus apresentam passeios online, e isso pode ser explorado nas aulas de artes. 

Quando se aprende uma nova língua, é preciso incluí-la no dia a dia dos alunos. Por isso aproveite todas as plataformas digitais para apresentar clipes, filmes e documentários. 

Centralização de toda a gestão 

Softwares e aplicativos trazem uma gama bastante grande de informações e funcionalidades para auxiliar escolas. 

Essas tecnologias, que são pensadas e desenvolvidas especialmente para instituições de ensino podem auxiliar no planejamento escolar, no processo de ensino-aprendizagem, no acompanhamento da qualidade dos serviços e na análise dos resultados.

As atividades relativas à gestão pedagógica e administrativa somam uma série de processos. Isso torna difícil para um gestor acompanhar tudo de perto. 

Justamente por isso, é preciso contar com um sistema de gestão efetivo como o Sponte. Ele agiliza e automatiza processos, tornando sua gestão escolar muito mais produtiva.  

Caso sua gestão não esteja toda em um só lugar, será necessário acessar diversas contas e planilhas para avaliar a escola como um todo. E essa análise é essencial para que o gestor tome decisões eficientes. 

Já pensou em ter tudo o que falamos anteriormente em um só sistema, e poder acessar as informações de qualquer lugar? Com o Sponte isso é possível! 

O sistema de gestão escolar Sponte, se preocupa em ajudar seu centro de ensino a ter melhores resultados e aumentar seus lucros. Por isso mesmo, disponibilizamos muitos materiais gratuitos. 

Sabemos que uma das tarefas mais difíceis para o gestor é captar e reter alunos. As ferramentas tecnológicas citadas acima podem te ajudar muito com isso. Mas outras ações também podem ser colocadas em prática! 

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nosso eBook sobre captação e retenção de alunos:

Willian Rauta / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto da Sponte, com mais de 7 anos de experiência em soluções tecnológicas para a área de educação, faz parte do time da Sponte há 10 anos.