Como realizar aulas e avaliações online em escolas de idiomas e cursos profissionalizantes?

Descubra porque contar com aulas e avaliações online em sua escola de idiomas, e aprenda como implantar ferramentas para isso!

Por Marcelo Fossá em 20 de maio de 2020.

Milhares de escolas de idiomas em todo o país não estão dando aulas presenciais para seus alunos. Essa situação é resultante da necessidade de distanciamento social, para frear a transmissão da COVID-19.

Quando a quarentena teve início, não se imaginava que ela teria de ser seguida por um tempo tão estendido. Afinal de contas, é preciso avaliar a situação dia após dia. Contudo, dentre tantas incertezas, uma coisa se sabe muito bem: essa pandemia terá fim, e as atividades irão voltar a ativa.

A questão é que essa volta das aulas presenciais não será exatamente como  a que vivemos no ano passado. A higienização de ambientes, objetos e principalmente das mãos das pessoas, se fará mais que necessária. E a tecnologia vai ser utilizada muito mais do que se imagina!

Vale destacar que não basta passar pela quarentena. É preciso preparar sua escola para os próximos meses

Se antes já existiam tantos aplicativos e sistemas para escolas, nos próximos meses, e até anos, isso só tende a aumentar. A razão é óbvia: a tecnologia facilita a vida das pessoas, e muito.

Perante este cenário, muitas escolas precisaram avaliar como dariam andamento para as aulas, uma vez que elas não podem acontecer presencialmente em tempos de pandemia. Justamente por isso, a opção de dar continuidade às aulas de maneira online foi escolhida por uma série de escolas de idiomas.

O mercado

 Avaliações online em escolas de idiomas e profissionalizantes | Sponte

Aulas e escolas que oferecem a opção EAD, são muito comuns hoje em dia. Essa tendência surgiu há alguns anos e muitas pessoas se adaptaram facilmente a esse modelo de aulas.

Poder estudar a qualquer hora, de qualquer lugar, é ótimo, considerando que a vida das pessoas é uma verdadeira correria atualmente. Contudo, existe o outro lado também. Muitas pessoas preferem aulas presenciais, onde podem tirar dúvidas com os professores facilmente. 

Com a pandemia do coronavírus, esse cenário mudou bastante. Para que escolas de idiomas dessem continuidade às aulas que anteriormente eram feitas de maneira presencial, o virtual teve que entrar em jogo.

A palavra do momento é adaptação. Afinal de contas, muitas escolas nunca deram aulas online antes, mas isso agora se faz necessário para seguir com o funcionamento de sua escola de idiomas. 

Frente a esse cenário, muitos gestores se perguntam: Como manter uma escola de idiomas e cursos livres ativa com o coronavírus? A resposta está na implantação de aulas e avaliações online!  

Entenda como fazer isso de maneira prática e quais tecnologias podem ajudar sua escola neste momento: 

A tecnologia para aulas e avaliações online 

A utilização de tecnologias em escolas de idiomas, para dar continuidade às aulas, se tornou essencial para que sua escola se mantenha na ativa. Essas ferramentas utilizadas agora seguirão sendo importantes quando a situação da pandemia normalizar.

Falamos anteriormente sobre o quanto a tecnologia facilita a vida das pessoas, e isso se reflete também nos estudos. Poder desenvolver tarefas e outras atividades em portais é de grande valia. Assim, o aluno poderá dar continuidade aos estudos bastando acessar o portal de sua escola.

Avaliações online, durante a pandemia são essenciais. Mas no retorno às aulas presenciais elas também podem ajudar sua escola a promover uma experiência mais positiva. Por vezes um aluno não pode comparecer à aula para realizar um teste. Com a tecnologia, ele pode fazer isso do conforto de sua casa, quando tiver tempo.

Se adaptar aos horários e demandas de alunos fica mais fácil quando se conta com a tecnologia. Como resultado, o seu aluno acaba sendo fidelizado, pois tem essa flexibilização ao seu dispor. 

Para saber mais sobre essas tecnologias confira nosso post: Ferramentas online para sua escola de idiomas e cursos livres

Ferramentas para aulas e avaliações online

 Avaliações online em escolas de idiomas e profissionalizantes | Sponte

Para a realização das aulas e avaliações online, é preciso contar com as ferramentas certas. Confira quais tecnologias sua escola de idiomas pode utilizar.

para as avaliações é possível utilizar ferramentas do Google. Elas estão disponíveis gratuitamente e podem ser aplicadas livremente em seu centro de ensino. Contudo, essas ferramentas não são especialmente criadas para isso.

Investir em um sistema que ofereça um portal do aluno, onde as avaliações podem ser lançadas, é de grande valia. Assim, todas as atividades poderão ser encontradas e desenvolvidas em um só lugar, com controle total do professor. Além do mais, o feedback para o aluno poderá ser dado pelo mesmo lugar.

Isso facilita o processo de ensino para o professor, e o aprendizado para o aluno.

Já as aulas online, podem ser ministradas através de plataformas como o Zoom ou o Google Meet. Ambas se encontram disponíveis gratuitamente e permitem que as chamadas de vídeo aula aconteçam de forma fácil. 

No que diz respeito às aulas em formato online, não é difícil organizar através dessas ferramentas. A verdadeira dor de cabeça está na organização, no envio e na correção das atividades e avaliações. 

Mas isso não é um problema quando sua escola conta com o sistema de gestão escolar Sponte! 

Como o Sponte pode ajudar sua escola de idiomas?

O sistema Sponte conta com um portal de acesso para o aluno. Nele, todos os conteúdos e atividades podem ser postados facilmente. 

Os professores poderão enviar e avaliar todos os conteúdos. Além do mais, os feedbacks podem ser feitos e as notas postadas no próprio portal. Dessa maneira os alunos podem checar suas notas. 

O Sponte também possui o APP Sponte Agenda. Com ele, seus alunos, pais ou responsáveis podem acessar informações como: 

  • Calendário de aulas e eventos;
  • Acompanhamento de faltas;
  • Informações financeiras;
  • Comunicados e troca de mensagens.

Além do mais, contando com o Sponte, é possível fazer as matrículas online

Essa ferramenta facilita o processo para o aluno, que não precisará se dirigir até a escola, e sua equipe também ganha tempo, que pode ser usado para resolver outros assuntos da gestão escolar.

Sabendo que o coronavírus trouxe tantos desafios, é importante contar com o sistema certo. 

Quer saber mais sobre o assunto coronavírus e melhorar sua gestão escolar em tempos de crise? Então confira nosso eBook:

Marcelo Fossá / Gerente de Atendimento

Atualmente é Gerente do Atendimento da Sponte há quase 8 anos e possui experiência nas áreas de suporte e sucesso do cliente.