Por Carla Helena Lange, 28 de março de 2024
Tempo de leitura: 8 minutos

15 dicas de livros para gestores escolares de sucesso

Confira nossa lista com alguns dos melhores livros para gestores e saiba como usá-los para melhorar sua gestão escolar.

Livros para gestores escolares | Sponte

Todo educador sabe da importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos. Incentivar a leitura é, de fato, uma das grandes missões educacionais. Mas você já pensou em como livros para gestores também são fundamentais para uma escola?

Seja para ajudar na administração, seja para inspirar com novas ideias educacionais, bons livros fazem parte de qualquer gestão escolar de sucesso.

Por isso, organizamos aqui uma lista com alguns dos melhores livros para gestores. É claro que essa lista não esgota a gama imensa de excelentes conteúdos que um educador pode usar para melhorar sua escola, mas é um ótimo ponto de partida!

Confira e comente se você já leu ou se a gente esqueceu de algum livro fundamental.

5 livros para gestão escolar e administração

Hoje em dia, sua escola pode contar com excelentes ferramentas para otimizar sua gestão. Apenas com o sistema de gestão escolar Sponte, por exemplo, você pode automatizar suas finanças, digitalizar o trabalho da secretaria, poupar muitas horas de atividade pedagógica e muito mais.

No entanto, por melhor que seja a tecnologia, ela precisa de um gestor capacitado, pronto para tomar decisões e guiar a escola para os melhores resultados.

🔎 Leia mais: Tudo sobre gestão escolar: como ter sucesso na administração da sua escola.

E é aqui que entram os livros para gestores. Há vários livros para gestão escolar disponíveis no mercado, com orientações realmente poderosas para uma administração de qualidade — desde as finanças até a relação com a comunidade.

Então, se você é um gestor e quer aprender mais para fazer sua escola funcionar com mais eficiência e melhores resultados, confira nossas dicas de leitura:

Dimensões da gestão escolar e suas competências

  • Heloísa Lück. Editora Positivo; 2009

Começamos com uma grande referência em educação no Brasil: a professora Heloísa Lück. 

Nesse livro, a educadora busca apresentar subsídios para um programa focado em capacitar novos gestores. O objetivo é desenvolver competências necessárias para o cargo.

Para tanto, ela detalha elementos e diferentes tipos de gestão, fala sobre planejamento e organização escolar, e se aprofunda na criação de uma cultura de desenvolvimento contínuo de competências para gestores.

É um livro muito completo e que vai muito além do objetivo original, de subsidiar um programa específico. Hoje, ele pode ser usado por qualquer escola que quer melhorar ainda mais seu trabalho de gestão.

Nova call to action

Gestão escolar – dicas corporativas  

  •  Almir Vicentini (Autor). Editora Phorte; 2010

O professor Almir Vicentini é mestre em Educação (PUC-SP) e pós-graduado em Administração. Ele une esses dois mundos neste livro, que explora boas práticas de gestão das grandes corporações e busca aplicá-las na realidade da gestão escolar.

Ele é um dos melhores livros para gestores que buscam agilidade, produtividade e organização no dia a dia educacional. Claro que, tudo isso, sem deixar de lado a qualidade educacional e o cuidado com os alunos.

Planejamento, gestão e legislação escolar 

  •  Geraldo José Sant’Anna, Editora Érica, 2014

Especialista em Supervisão Escolar, o professor Geraldo José Sant’Anna explora, neste livro, técnicas para melhorar o clima organizacional em uma escola. O foco vai, principalmente, para posturas, atitudes e valores que podem atuar nessa área e aumentar comprometimento, envolvimento e corresponsabilidade da equipe escolar.

🔎 Leia mais: Professores mais produtivos: saiba como motivar sua equipe escolar!

Um dos temas do livro envolve a importância de que o time todo participe da tomada de decisões, em uma verdadeira gestão escolar participativa

E vai além. O autor trata da diferença entre plano e projeto, fala das atribuições da equipe de gestão e do time pedagógico, explora a relação aluno-professor, aborda temas de gestão financeira, entre outros pontos importantes, como a legislação educacional.

A gestão participativa na escola: melhores livros para gestores | Sponte

A gestão participativa na escola

  • Heloísa Lück. Editora Vozes; 2013

Como mencionamos, o livro anterior, do professor Geraldo José Sant’Anna, trata da gestão participativa em um de seus temas. Mas, se você quer realmente mergulhar nesse assunto, é hora de voltar à professora Heloísa Lück.

No livro A gestão participativa na escola, a autora aborda de maneira focada e extensa a importância da participação da comunidade escolar na melhoria da gestão e até na formação humana e social dos alunos.

Este é um dos volumes da série Cadernos de Gestão escrita pela autora. Ainda vamos mencionar outro deles neste artigo. Mas fica aqui uma dica extra: todos os livros da série são muito interessantes e podem ajudar sua escola a se especializar em diferentes frentes da gestão educacional

Guia do planejamento para escolas do futuro | Sponte

Trabalho, Educação e Inteligência Artificial: A Era do Indivíduo Versátil

  • Rui Fava. Editora Penso; 2018

Já abordamos aqui no blog da Sponte como será o futuro da educação com a inteligência artificial nas escolas. Afinal, esse é um dos principais assuntos que estão revolucionando o mundo educacional.

Mas, já em 2018, o professor Rui Fava tinha uma visão das possibilidades que essa tecnologia traria para a educação. 

Neste livro, ele propõe reflexões sobre as tecnologias e sobre as habilidade necessárias para que alunos, professores e gestores mantenham o protagonismo frente a tantas inovações.

Apesar de ser escrito em 2018, ele permanece atual para a realidade em que vivemos hoje. Ainda que não entrem no contexto das novas ferramentas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, as reflexões do autor providenciam uma base muito útil para que sua comunidade escolar saiba como lidar com elas.

5 livros com práticas pedagógicas e gestão de ensino

A principal missão da escola é ensinar, certo? Então uma lista de melhores livros para gestores precisa de volumes que falem sobre a gestão pedagógica e sobre técnicas de ensino. Confira:

Gestão de ensino e práticas pedagógicas 

  • Adelar Hengemühle. Editora Vozes; 2011

O pedagogo Adelar Hengemühle apresenta, neste livro, fatores que devem ser considerados na criação de um projeto educacional que realmente seja efetivo para formar estudantes e cidadãos. 

Entre eles, o autor menciona o cenário em que a escola está inserida, o perfil de aluno que ela busca formar, os fundamentos educacionais que vão basear seus conteúdos, as metodologias a serem aplicadas, as práticas de avaliação, entre outros temas fundamentais.

O diálogo entre o ensino e a aprendizagem 

  • Telma Weisz com Ana Sanchez. Editora Ática, 2019

Este é um texto voltado principalmente para professores. No entanto, um gestor pode extrair dele excelentes percepções sobre os processos de ensino e aprendizagem.

Esse conhecimento pode ajudar a basear todo o seu planejamento pedagógico, além de servir de insumo para ajudar sua equipe docente e seus pedagogos na importante missão de ensinar.

O livro, escrito por Telma Weisz com Ana Sanchez, trata de mudanças na educação, fala sobre como interpretar melhor as ações das crianças e desenha o perfil de um professor mais ativo em sua ação profissional.

🔎 Leia mais: Como incentivar a leitura em sua escola.

Aula nota dez: livros para gestão escolar | Sponte

Aluno nota 10 3.0

  • Doug Lemov. Editora Penso; 2022

Neste livro, o diretor-geral das Uncommon Schools nos Estados Unidos, Doug Lemov, apresenta técnicas e práticas pedagógicas que possibilitam alto desempenho para professores nas escolas em que atuam.

Ele propõe ainda um novo olhar para as estratégias de ensino. A ideia é não mostrar apenas o que os professores, pedagogos e gestores podem fazer, mas explorar também o porquê dessas práticas e como elas podem impactar a realidade educacional de forma positiva.

Como o título indica, essa é a terceira edição do livro, que já havia sido publicado em 2011 e 2017. Nesta, de 2022, o conteúdo dos volumes anteriores retorna, mas desta vez mais completo, com novas técnicas e práticas.

A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio

  • Fernando Hernández, Monserrat Ventura. Editora Penso; 2017

Neste livro, o educador espanhol Fernando Hernández, acompanhado por  Monserrat Ventura, mergulha nos princípios e práticas da organização do currículo escolar a partir de projetos. 

Hernandez é uma autoridade internacionalmente reconhecida nessa proposta pedagógica, que defende que o professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” e se transformar em um pesquisador. O aluno, nesse cenário, se torna sujeito protagonista da própria aprendizagem.

O que revela o espaço escolar?

  • Organização: Comunidade Educativa CEDAC. Editora Moderna / Fundação Santillana; 2013

Este livro aborda os espaços da escola —  desde a fachada e a recepção até as salas de aula, banheiros e refeitórios — como parte indissociável da própria aprendizagem.

Ele apresenta o potencial de cada ambiente, propõe olhares diferenciados sobre eles e apresenta sugestões de transformação — a baixo custo — que podem melhorar ainda mais o uso desses espaços de forma pedagógica.

Modelos prontos com tudo o que sua escola precisa para ter um Planejamento Pedagógico completo | Sponte

5 livros sobre liderança e inteligência emocional

Neste tópico, vamos tratar de habilidades socioemocionais necessárias para o ambiente educacional, com livros sobre inteligência emocional, liderança e outros elementos fundamentais para o seu sucesso, seja na área pedagógica, seja na gestão da escola.

Liderança em gestão escolar

  • Heloísa Lück. Editora Vozes, 2014

Para começar, temos mais um volume da série Cadernos de Gestão, da professora Heloísa Lück. Neste livro, ela busca orientar gestores a darem atenção às responsabilidades e desafios do papel de líder escolar.

Entre as orientações, estão a de que a liderança efetiva deve ser feita em conjunto com a comunidade escolar, com a criação de uma cultura orientada para uma liderança de comprometimento, proatividade e busca pelos objetivos educacionais.

🔎 Leia mais: O que é liderança escolar e como ter sucesso na sua escola?

Inteligência Emocional

  • Daniel Goleman. Editora Objetiva; 1996

Para começar a tratar de inteligência emocional, vamos sair um pouco da área estrita da educação e recuperar um dos principais responsáveis pela popularização do tema:  o psicólogo e jornalista científico dos Estados Unidos Daniel Goleman.

Neste livro, que se tornou um best seller, ele afirma que a inteligência emocional contribui com 80% do sucesso que conquistamos ao longo da vida. A partir disso, ele explica o que esse conceito significa e como é possível aplicá-lo no dia a dia — com dicas que podem ser excelentes para o trabalho de gestão escolar.

Nova call to action

Habilidades socioemocionais na educação

  • Antonia Benedita Teixeira. Editora Appris; 2020

A autora Antônia Benedita Teixeira, especialista em psicodrama socioeducacional, apresenta este livro como um guia prático para usar técnicas de dramatização para desenvolver habilidades socioemocionais na escola.

Um destaque é que as práticas podem ser usadas tanto para desenvolver as competências socioemocionais de seus alunos quanto para melhorá-las nos profissionais da instituição de ensino.

Habilidades socioemocionais na escola

  • Roseli Bonfante. Editora Juruá; 2019

Neste livro, a psicóloga Roseli Bonfante trata de experiências que ela própria realizou, junto a graduandos de psicologia e educadoras da educação infantil e ensino fundamental. Tudo com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais na escola.

Para complementar os relatos, ela usa fundamentos teóricos de conceitos como inteligência emocional, alfabetização emocional e educação socioemocional.

Atividades para o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças

  • Rafael Bisquerra. Ciranda Cultural; 2010

Para complementar a temática socioemocional, temos um livro com atividades que sua escola pode aplicar para melhorar as competências socioemocionais de seus estudantes.

Cada capítulo deste volume vai abordar uma temática diferente, no cenário das competências socioemocionais: consciência emocional, adequação emocional, autonomia emocional, habilidades socioemocionais e habilidades para a vida e o bem-estar emocional. 

O foco aqui é mais para crianças de oito a 12 anos, mas muitas das dicas podem ser adaptadas para estudantes mais velhos.

O autor é o espanhol Rafael Bisquerra, presidente da Rede Internacional de Educação Emocional e Bem-estar.

Como encontrar os melhores livros para gestores e melhorar sua instituição de ensino

Como dissemos no início deste texto, nossa lista é limitada. Há um universo imenso de excelentes livros sobre inteligência emocional, liderança, pedagogia e gestão escolar. Então é importante manter sua pesquisa e ir além.

Pesquise, converse com outros gestores, reúna professores e participe de eventos — todas essas práticas vão ajudar a localizar outros livros para gestores que podem transformar sua escola.

E busque, por meio de livros e trocas de experiências, transformar a melhoria da escola em uma prática permanente e constante. Assim, todo mundo vai sair ganhando.

Nova call to action

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.