Conheça 6 vantagens de automatizar a cobrança da sua escola

Por Sponte em 17 de julho de 2017.

Os benefícios de automatizar os processos internos de empresas podem ser sentidos em qualquer área de atuação, entre eles o aumento da produtividade de colaboradores de diversos setores da organização, a redução dos custos com processos internos e a melhora no serviço que a empresa se dedica.

No caso de instituições de ensino, as experiências com softwares de gestão escolar têm se mostrado um suporte de grande eficiência, já que o sistema automatiza processos repetitivos e libera tempo para que os gestores possam planejar a implementação de melhorias na instituição, trazendo benefícios diretos na qualidade do serviço prestado.

Com os fluxos de trabalho bem organizados e otimizados, as chances de erros em tarefas operacionais podem cair significativamente, economizando tempo e recursos dos profissionais – que podem direcionar suas atividades a tarefas mais desafiadoras em suas carreiras.

Controle de cobrança – uma área crítica na gestão

Especialmente em escolas de grande porte, os procedimentos de cobrança dos alunos, quando feitos de maneira manual, podem ser altamente complexos e suscetíveis a erros. Nesse sentido, a automação dessa atividade será uma aliada importante para otimizar uma série de processos internos relacionados à gestão financeira.

Quer saber mais sobre as vantagens em automatizar a cobrança da sua escola? Acompanhe este e outros posts e entenda por que essa pode ser uma excelente opção para gerenciar as tarefas da instituição. Confira!

1. Armazenamento na nuvem

Ter todos os dados da sua instituição armazenados em um só local, protegido e seguro por certificados eletrônicos, acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento, facilita o trabalho de toda sua equipe. Além disso, reduz custos com papéis, cópias físicas e uma série de outros processos ficam mais ágeis e enxutos com a implantação de um sistema automatizado.

2. Controle financeiro mais eficiente

Esse quesito costuma ser um dos mais complexos de gerenciar em empresas de qualquer natureza. Centenas de pagamentos, recebimentos, fornecedores e outras movimentações financeiras devem ser acompanhados minuciosamente e a chance de dar algo errado é imensa – um fator que, se ocorre com frequência, pode comprometer seriamente a saúde financeira da escola.

3. Controle de fluxo de caixa

O sistema de automação de cobrança permite um controle assertivo do fluxo de caixa, prazos de recebimentos e pagamentos, além de poder contar com relatórios de acompanhamento e funções automáticas de cálculos e outras operações, como envio de boletos e avisos de pagamento. Elimine de vez as temidas planilhas do Excel.

4. Melhor gerenciamento acadêmico

O software para gestão escolar, além de possibilitar um acompanhamento minucioso do desempenho dos alunos ao longo do semestre, oferece um controle mais efetivo de todos os alunos e suas necessidades. Nesse caso, é possível oferecer planos de pagamentos diferenciados sem gerar atrasos para a escola e multas para o responsável financeiro do aluno.

5. Redução da inadimplência

Automatizando os processos de cobrança, é possível que o responsável financeiro pelo aluno possa escolher a melhor data para o pagamento da mensalidade, evitando atrasos que prejudicam o planejamento tanto da escola quanto do pagante. Todo o processo torna-se organizado, ágil e eficiente, com uma redução significativa de erros.

6. Melhor gerenciamento dos pagamentos

Atendendo de forma customizada, é possível encontrar diversos meios de pagamento para facilitar a rotina do responsável pelo pagamento da escola, possibilitando a quitação através de diversas maneiras. Além disso, é possível enviar lembretes automáticos de cobrança para diminuir as chances de esquecimento do compromisso, ajudando a reduzir a taxa de inadimplência.

Gostou das dessas vantagens? Que tal implementar o sistema Sponte o otimizar a rotina financeira de sua instituição de ensino? Conheça nossas soluções!

Sponte /