Quais assuntos devem ser abordados nessa reunião de professores?
Ao entender os objetivos de uma reunião pedagógica, já fica muito mais claro quais assuntos precisam ser abordados durante esse encontro, não é? Ainda assim, é importante repassarmos aqui os temas essenciais que não podem ficar de fora.
O primeiro assunto é “o que já foi feito”. Ou seja: quais métodos a escola já usou para oferecer um ensino de qualidade e cativar seus estudantes.
A partir disso, é hora de avaliar “o que deu certo”. Veja, junto da equipe, os resultados de cada estratégia, buscando sempre aprimorar o que já está bom e trocar o que se mostrou negativo.
Com essa compreensão do passado, é hora de pensar no futuro. O próximo assunto a ser abordado é o “planejamento pedagógico”, que discutimos acima.
Junto ao planejamento pedagógico e os demais objetivos mencionados anteriormente, é importante debater também os assuntos de:
- Materiais necessários para o período letivo
- Necessidades estruturais da escola para garantir o ensino de qualidade
- Uso da tecnologia para melhorar a gestão pedagógica e o ensino
- Ações e eventos a serem realizados durante o ano
- Satisfação da equipe
O engajamento dos alunos é outro assunto fundamental nesse momento. Use a reunião geral para avaliar a motivação deles nas aulas e atividades e também os possíveis problemas de comportamento, disciplina e bullying. Com a presença dos professores, o encontro é o momento certo para buscar estratégias para enfrentar esses desafios.
Como definir uma pauta para a reunião pedagógica?
Agora que já entendemos os objetivos e os principais assuntos a serem tratados, é hora de definir um elemento indispensável para uma reunião eficiente: a pauta.
Na prática, a pauta é uma espécie de roteiro que apresenta o que deve ser discutido durante a reunião pedagógica e a forma pela qual ela será conduzida. Assim, ela prevê os assuntos desse encontro específico, os objetivos que podem ser propostos e as estratégias possíveis para chegar lá.
São vários detalhes que precisam ser definidos previamente, para evitar uma reunião enrolada, cheia de conversas desnecessárias e sem um encaminhamento frutífero.
Contudo, a pauta não pode ser rígida. A reunião pedagógica é um espaço de discussão e construção conjunta do futuro educacional de uma escola.
Por isso, a pauta deve levar assuntos e propostas que possam ser debatidos, aprimorados e até descartados, de acordo com a avaliação do grupo.
Ainda assim, ela é um documento formal, que guiará a reunião e pode ser usada para outros encontros e até para reuniões pedagógicas de outras escolas que façam parte da rede.
A definição da pauta vai variar entre escolas diferentes. No entanto, é possível contar com um padrão ou um modelo, a partir do qual sua gestão pedagógica pode organizar uma reunião personalizada para suas necessidades.
Por isso, preparamos um modelo, em formato de passo a passo, com elementos essenciais da pauta para uma reunião pedagógica. Confira:
1. Alinhar os objetivos da reunião pedagógica atual
O primeiro passo da pauta pode ser esclarecer e alinhar com todos os presentes qual é o objetivo da reunião pedagógica do dia.
Nesse momento, não estamos falando sobre objetivos ou metas educacionais, e sim sobre o foco específico da reunião e o que deve ser discutido durante ela. Com essa introdução, todos estarão “na mesma página” durante o encontro.
2. Recuperar as decisões da reunião anterior
Na sequência, é importante recordar o que foi definido na última reunião de professores. Assim, todos podem ver o que foi de fato aplicado e o que tem de ser recuperado neste novo momento.
Vale a pena ter uma ata registrada para consultar previamente. Desse modo, na hora da nova reunião, é só fazer um curto resumo para garantir a continuidade das decisões.

3. Avaliar o cumprimento das metas definidas
É ideal que toda reunião termine com a definição de alguns objetivos a serem trabalhados nos meses seguintes.
Por isso, ao começar uma reunião pedagógica nova, busque relembrar essas metas anteriores e avalie, em grupo, o que já foi alcançado e o que a escola ainda não conseguiu realizar. Esses podem ser pontos importantes para definir os próximos passos.
4. Levantar os resultados das ações e estratégias aplicadas
Apresente para o grupo todas as ações aplicadas desde a última reunião e também os resultados que elas apresentaram. Quais foram os impactos das estratégias? O que pode ser continuado? Busque responder a essas perguntas em grupo.
5. Apresentar os assuntos necessários
Aqui, paramos de olhar para o passado e vamos discutir os assuntos do presente.
Contudo, este é um ponto que varia muito em cada reunião geral. Por isso, antes do encontro, busque pautar todos os assuntos que devem ser discutidos com a equipe.
Isso pode envolver vários dos temas que mencionamos anteriormente, como a estrutura da escola, a satisfação dos docentes e o engajamento dos alunos, por exemplo.
Defina isso claramente antes da reunião e apresente para o grupo, para discussão coletiva.
6. Discutir a evolução do corpo discente
Neste ponto, sua reunião pedagógica deve avaliar como os alunos evoluíram nos últimos meses, desde o último encontro. O aprendizado melhorou? O comportamento está positivo? O que ainda falta alcançar?
7. Receber demandas dos professores
Seu roteiro também deve prever um momento para ouvir o que os professores têm a dizer sobre quaisquer assuntos da gestão pedagógica. Apresente esse espaço de forma aberta e receptiva, para que eles sintam-se à vontade para apresentar demandas.
Esses comentários são muito importantes, porque os professores estão em contato direto com os alunos e têm uma visão privilegiada do processo pedagógico.
Além disso, a participação deles é ótima para reforçar a valorização dos educadores na gestão escolar.
Tudo o que for apresentado nesse momento deve ser debatido e levado para os próximos passos, inclusive durante a definição de metas para os próximos meses.
8. Definir calendário de atividades
Um passo importante na pauta da reunião pedagógica é definir ações a serem realizadas nos próximos meses. Avalie com a equipe o que cabe no calendário e esteja de acordo com os objetivos da escola e de cada turma.
Esse é o momento de programar viagens, visitas a lugares educacionais, feiras de ciências e outros eventos escolares.

9. Estabelecer metas para a próxima reunião
A partir das demandas apresentadas e do cenário em que a escola está neste momento, em nível pedagógico, quais devem ser os objetivos para os próximos meses?
É importante que essas metas sejam objetivas e mensuráveis, para que a escola possa ver claramente se houve evolução de fato.
Elas podem incluir uma melhora nas notas ou um aumento na aprovação de alunos no vestibular, por exemplo.
Lembre-se de deixar todas essas metas registradas, para que possam ser recuperadas na próxima reunião.
10. Elaborar propostas e estratégias
Agora que temos as metas definidas, é preciso estabelecer formas para alcançá-las. Que tipo de estratégias a escola pode colocar em movimento para melhorar o ensino, cuidar da satisfação dos alunos e promover um ambiente agradável na gestão pedagógica?
As metas podem ser adaptadas nesse momento, a partir de uma nova análise de quais estratégias são viáveis e quais estariam fora do alcance.
11. Avaliar quais materiais serão necessários
Muitas estratégias pedagógicas exigem a disponibilidade de materiais escolares ou mesmo de novas tecnologias educacionais. Por isso, inclua um ponto de pauta no qual o grupo vai avaliar o que é necessário e como a escola pode adquirir.
12. Reforçar o agendamento da próxima reunião
É importante ter um cronograma de reuniões estabelecido desde o começo do ano. Então, no encerramento de cada reunião, busque relembrar aos presentes essa data e avaliar se a maioria poderá participar.
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Integração, dinâmicas e confraternização: Outra questão interessante que pode estar presente na sua pauta de reunião é a confraternização. Busque possibilitar momentos de interação, com dinâmicas, jogos ou simples intervalos para lanche e bate papo entre os participantes. Isso é ótimo para manter a moral alta e criar um relacionamento saudável entre a equipe pedagógica.
Quais diferentes modelos de reunião geral podem ser usados pela escola?
Há poucos anos, a imensa maioria das escolas realizava apenas reuniões presenciais. Não havia precedente — ou necessidade — para outras opções. Contudo, com a pandemia de covid-19 em 2020, boa parte das atividades escolares, desde a gestão até as aulas, migrou para o mundo virtual.
As reuniões pedagógicas seguiram o mesmo caminho, até o retorno das aulas presenciais. No entanto, essa mudança repentina e drástica deixou uma herança positiva.
Hoje, as escolas já têm um precedente para realizarem reuniões online de maneira eficiente e organizada, principalmente se contarem com um sistema de gestão escolar adequado.
Assim, as possibilidades são maiores e podem ajudar a manter um calendário de reuniões mesmo em períodos de férias e recessos, ou quando algum membro da equipe não consegue estar na escola.
Há três principais modelos de reunião pedagógica que uma instituição pode realizar:
- Presencial
O método tradicional, com todos os integrantes presentes. Essa reunião pedagógica geralmente ocorre nas dependências da escola, mas também pode ser transferida para outros espaços de acordo com a organização do encontro.
Ela ainda é a reunião de professores mais comum e não deve perder essa posição de destaque tão cedo, pois a conversa ao vivo tende a ser favorita pela maioria.
- Online
Esse foi o método utilizado durante o período de isolamento social entre os anos 2020 e 2021. Sem a possibilidade de reuniões presenciais, os professores, gestores e pedagogos migraram para encontros totalmente digitais.
As plataformas online possibilitam o uso de ferramentas diferentes e facilitam apresentações durante a reunião, o que são pontos muito positivos. Contudo, muitas pessoas acreditam que esse espaço não permite a integração e a discussão aberta que uma reunião presencial permite.
- Híbrida
Essa é uma mistura dos dois mundos. As reuniões pedagógicas híbridas ocorrem presencialmente, mas contam também com participantes online, que acompanham as discussões por meio de uma chamada de vídeo e podem até participar livremente.
A opção é excelente para permitir que professores que estão fora da cidade ou têm algum outro problema para se deslocar até a escola possam marcar presença.
Como organizar reuniões pedagógicas que deem resultado?
Preparamos algumas dicas que vão ajudar sua escola a ter uma reunião pedagógica mais eficiente, focada e com excelentes resultados.
A primeira questão é contar com um cronograma anual de reuniões já previsto no calendário escolar. Assim, todos os integrantes do corpo pedagógico estarão cientes da data e as ausências serão menos frequentes.
Também é fundamental estabelecer horários de início e fim da reunião. Isso reduz atrasos e permite que todos organizem seu dia para participar do encontro.
Ainda assim, busque ter uma boa comunicação com os participantes para reforçar o convite para a reunião de professores, porque muitos acabam esquecendo, mesmo com o calendário.

Durante a reunião propriamente dita, é essencial seguir a pauta proposta, para evitar confusões e perdas de tempo. Ao mesmo tempo, busque ter um pouco de flexibilidade nesse ponto, para que todos possam se manifestar livremente.
Outro ponto importante é valorizar a voz de todos os presentes. Isso enriquece a reunião, com diversos pontos de vista construtivos, e ainda faz com que os integrantes sintam-se motivados a participar.
Também é importante evitar entrar em pautas burocráticas, porque a reunião pedagógica não tem esse objetivo. Isso deve ser feito pela reunião geral da gestão escolar.
Ainda assim, busque contar com pessoas que estejam presentes em ambas as reuniões. Dessa forma, as decisões serão mais completas e adequadas para todos os setores da escola.
Com tudo isso, sua equipe pedagógica está preparada para realizar reuniões realmente efetivas, proveitosas e agradáveis para todos os envolvidos.
Carla Helena Lange
Mestra em Letras: Linguagem, Cultura e Sociedade, com ênfase em Literatura, Sociedade e Interartes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Marketing, Liderança e Gestão de Pessoas e em Recursos Humanos. Licenciada em Letras - Português e Inglês e em Pedagogia. Possui experiência na área de educação nos seguintes níveis: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Também já atuou no mercado editorial e como autora de materiais didáticos da área de linguagens. Atualmente, é líder do setor de marketing da Sponte, vertical de Educação da Linx, empresa do grupo Stone Co.










