Por Cristopher Morais, 13 de janeiro de 2021

Prepare-se para o novo ano letivo em escolas de idiomas e cursos livres

Prepare-se para o novo ano letivo em escolas de idiomas e cursos livres com esta lista de dicas que não podem ser desconsideradas pela sua gestão escolar:

Sobrevivência financeira: Importância da gestão para as escolas | Sponte

Quando chega o momento que antecede o início das aulas em uma escola de idiomas ou cursos livres, se torna necessário realizar o planejamento da gestão escolar. Isso envolve toda a comunidade: dos alunos e seus familiares até a sua equipe.

É preciso pensar em todo o período, desde a organização da estrutura física e o recebimento dos alunos, até a finalização do ano letivo

A gestão escolar deve organizar as ações administrativas e pedagógicas. E o processo pode ser penoso se o gestor não sabe por onde começar, ou como guiar sua equipe nesse momento. 

A lista de afazeres é grande, mas existem alguns fatores que são primordiais e não podem ser deixados de lado de jeito algum! Se trata de ações como a organização das turmas e do seu calendário pedagógico.

Se perguntando por onde começar? Então confira neste post quais tópicos precisam ir para sua checklist de organização para o novo ano letivo:  

Organização das turmas
Capacitação da equipe
Reorganização da estrutura da escola
Construção do seu calendário pedagógico escolar
Estabelecimento de uma gestão escolar mais digital
Campanhas de captação de alunos

Continue sua leitura para saber mais sobre cada tópico e deixe sua escola de idiomas ou cursos livres preparada!

Organização das turmas e aulas

A primeira coisa a se fazer é organizar as turmas da sua escola. Primeiramente, você deve separar por idade e nível de compreensão sobre o assunto.  

Pode acabar valendo a pena juntar turmas que estão no mesmo nível. Ou ainda separar turmas que são grandes demais. O próximo passo é decidir quando essas aulas acontecerão: estipulando o dia da semana e horário. 

Por último, organize quais serão as turmas de cada um dos professores. É interessante analisar quais turmas estiveram com cada professor no ano anterior e manter dessa forma.

É importante também pensar no perfil do professor e no perfil da turma. Por exemplo: alguns profissionais não possuem facilidade para trabalhar com crianças. Principalmente porque as aulas acabam sendo mais lúdicas.

Já as turmas de adultos demandam de professores que consigam prender a atenção desse público. 

Na hora de organizar as turmas e aulas, lembre-se de todos esses quesitos. 

Capacitação da equipe

Como tornar as escolas mais inclusiva para os alunos | Sponte

É comum que existam novidades nas metodologias aplicadas no processo de ensino-aprendizagem em escolas de idiomas e cursos livres. E é bem importante organizar capacitações para que seus professores estejam preparados para elas. 

O período que antecede o ano letivo é o ideal para realizar esse tipo de ação. Por isso, avise sua equipe pedagógica que a capacitação acontecerá e deixe claro a data, horário e local. 

Se a capacitação for online, vale a pena explicar como acessar o link do curso ou em que plataforma ele estará acontecendo. Envie uma mensagem com esse aviso através do canal de comunicação usado normalmente para enviar recados para sua equipe. 

Redes de escolas costumam realizar capacitações anualmente. Mas é sempre bom ir além e procurar outros cursos e workshops que podem ajudar sua equipe a desenvolver um trabalho melhor. 

Tanto os professores quanto a equipe administrativa devem realizar cursos. E a internet possui muitas opções, até mesmo gratuitas. 

Reorganização da estrutura da escola

Sempre existe algo que pode ser melhorado na estrutura da sua escola, seja uma reorganização dos ambientes, dos móveis ou mudanças mais específicas na estrutura. 

Fazer isso no período que antecede suas aulas é bem importante. Assim você evita o barulho que poderia atrapalhar o processo de aprendizagem dos seus alunos. 

Nesse momento também é preciso pensar qual turma ficará em cada ambiente. Lembre-se de considerar a idade e o tamanho das turmas na hora de tomar essa decisão. 

Se a estrutura da sua escola tiver ganhado novas ferramentas, é importante explicar para os seus professores como elas funcionam. Assim, todos poderão tirar proveito disso. Esse é um tipo de ação que pode ser incluída nas capacitações citadas no tópico anterior. 

Caso você esteja procurando por novas ferramentas para usar em sua escola, confira o artigo: Ferramentas online para sua escola de idiomas e cursos livres

Construa seu calendário pedagógico escolar

Como as escolas estão superando o desafio da COVID-19? | Sponte

O calendário pedagógico escolar é o verdadeiro guia para que os professores organizem as aulas e saibam quais serão os feriados e eventos da escola no ano letivo. 

Na hora de criar seu calendário pedagógico, algumas informações não podem ficar de fora. Confira um rápido passo a passo para isso: 

  1. Liste todos os feriados que irão acontecer ao longo do ano;
  2. Avalie os calendários anteriores e veja quais eventos aconteceram e realmente foram um sucesso;
  3. Decida quando as aulas irão começar e quando irão terminar;
  4. Estipule os recessos ao longo do ano (incluindo o recesso das férias de junho/julho);
  5. Especifique quando acontecerão as semanas de avaliação online e presencial
  6. Deixe claro quando as notas das turmas deverão ser entregues;
  7. Se a sua escola realiza formaturas para quem finaliza o curso, já deixe especificado o dia que isso irá ocorrer. 

É claro que, caso ocorra algum imprevisto ao longo do ano, as datas podem ser alteradas. Contudo, é importante que o calendário seja decidido anteriormente. Assim, todos poderão trabalhar de maneira alinhada e organizada durante o ano letivo. 

Não se esqueça de discutir o calendário com sua equipe pedagógica. Eles podem acabar dando algumas boas ideias para serem aplicadas. 

Depois que o calendário estiver concluído, compartilhe com seus alunos e familiares.  

Tenha uma gestão pedagógica escolar mais digital

A tecnologia já faz parte de nossas vidas diariamente. E dentro das escolas, não dá pra fugir desta realidade. Por isso mesmo, é imprescindível que sua escola tenha uma gestão escolar mais digital no próximo ano letivo. 

A tecnologia é uma grande aliada da pedagogia. O acompanhamento pedagógico, por exemplo, pode ser feito presencialmente ou através de ferramentas online.

Já nos processos de ensino e aprendizagem, é possível tirar proveito do presencial e do online, através do ensino híbrido. Assim, sua escola de idiomas ou cursos livres estará:

  • Se adaptando às necessidades das novas gerações;
  • Tornando seu aluno protagonista do seu aprendizado;
  • Compartilhando muito mais conteúdos e conhecimento;
  • Tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico.

Vale destacar que implementar ferramentas online no seu centro de ensino, dentro e fora da sala de aula, significa se preparar para o futuro da educação, que será cada vez mais digital! 

Campanhas de captação de alunos

A captação se trata de atrair novos alunos para sua escola de idiomas ou cursos livres. E isso é bem importante, afinal, é sempre ótimo iniciar o ano com um bom número de alunos matriculados, não é mesmo? 

Para que isso seja possível, é importante colocar algumas estratégias em prática. O ideal é contar com o marketing digital, uma vez que ele tem baixo custo, dá visibilidade para sua escola de idiomas e pode ser mais certeiro, atingindo exatamente o tipo de público que está propenso a se inscrever no seu centro de ensino.  

Também vale a pena criar campanhas com promoções para atrair novos alunos. Podem ser descontos na matrícula, na mensalidade ou nos materiais. Indicações de amigos ou familiares também podem render descontos, e isso acabará atraindo mais pessoas para sua escola. 

Contudo, antes de criar essas promoções, analise seu financeiro e veja o que pode ser feito sem prejudicar suas finanças! 

Vale destacar que a captação é importante sim, mas a fidelização dos seus alunos é o que vai garantir que as turmas sigam cheias ano após ano. Por isso, se preocupe também em dar para os alunos uma experiência positiva durante seu aprendizado.

A retenção e a captação de alunos estão entre os principais objetivos de qualquer gestão escolar que busca o sucesso. Caso você esteja procurando por mais dicas sobre como aplicar estratégias e conquistar mais matrículas, tenho uma boa notícia: 

Separamos estratégias e técnicas para sua campanha de matrículas e captação de alunos ser muito mais bem-sucedida. Confira o eBook completo agora mesmo:

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *