Como atrair alunos para sua escola de idiomas ou cursos livres?

A competitividade no ramo educacional cresceu muito nos últimos anos.

Já passou o tempo em que escolas de idiomas, profissionalizantes ou de cursos livres podiam esperar o aluno buscar o seu serviço. 

Não é mais suficiente mostrar que o seu ambiente escolar é de qualidade e que seu material é eficiente.

Hoje é preciso ir atrás de novos alunos e competir com escolas – tanto presenciais quanto online – para conquistar novos estudantes.

Além disso, é preciso saber se adaptar a este mundo pós-revolução digital, que está em constante transformação e exige que as escolas também se adaptem.

É nessa realidade que as estratégias de captação de alunos são essenciais para a sua escola!

O que é captação de alunos?

Captação de alunos compreende um conjunto de estratégias de marketing e vendas, estruturadas para mostrar sua escola para o mundo, criar interesse em alunos potenciais, e, enfim, trazer esses estudantes para a sua instituição de ensino.

As estratégias de captação são variadas e devem estar em constante atualização.

Afinal, o mundo mudou e os métodos de atração de novos alunos precisam estar em consonância com a sua realidade!

Por isso, não adianta continuar usando hoje os mesmos métodos de anos atrás.

Assim como são novos tempos, também devem ser aplicados novos procedimentos para conquistar alunos! Também não é o suficiente simplesmente adaptar as suas estratégias para a internet. 

É preciso um planejamento de captação, realizado e executado pensando na realidade da era digital!

A captação de alunos na era digital

A internet, os smartphones e as redes sociais transformaram totalmente o comportamento dos alunos e a forma de escolher um curso para si ou para seus filhos.

Utilizar os antigos meios de captação de alunos não é mais o suficiente.

É preciso viver a realidade dos seus alunos potenciais, descobrir seus desejos e suas intenções, mergulhar em suas dificuldades e apresentar a sua escola como uma solução para os problemas que eles enfrentam, ou como uma possibilidade de alcançar seus sonhos.

Também é essencial saber encontrar – ou ser encontrado por – seus alunos.

Um marketing de qualidade se tornou mais necessário do que nunca e talvez seja o seu melhor aliado na missão de encher suas salas de aula e manter as novas matrículas chegando!

Confira 7 dicas para atrair mais alunos para a sua instituição!

  • Invista na imagem de sua escola

O primeiro passo na conquista de novos alunos deve sempre ser um investimento na imagem da sua escola.

Pouco adianta chamar atenção do público para o que sua escola tem a oferecer se você não estiver apresentando o que ela tem de melhor.

Na verdade, um marketing nesse estilo se torna algo negativo para a instituição.

Por isso, invista em uma infraestrutura física receptiva e agradável, e vá além! Estude soluções de marketing que criem nas mídias uma imagem de profissionalismo, competência e eficiência para sua escola.

Esse pode ser um trabalho lento, mas, com o tempo, sua escola se tornará referência pelo que ela tem de melhor e a captação de alunos se tornará muito mais fácil.

  • Faça um diagnóstico do mercado

Para garantir uma captação eficiente, é preciso conhecer o mercado em que você está inserido. 

Saiba, primeiro, quem são seus competidores. Conheça as estratégias de captação que eles realizam e saiba qual é o público que eles atingem dessa forma.

Com essas informações, você saberá o que faz sucesso e o que fracassa em conquistar novos alunos.

A partir disso, você deve estabelecer qual o diferencial da sua instituição!

Com isso, você consegue preparar uma estratégia de marketing e uma captação mais eficiente, por ser devidamente adequada à realidade da sua localização.

No entanto, não basta conhecer apenas o mercado externo.

Faça um diagnóstico da sua escola, análise o número de alunos captados nos últimos anos e descubra de que forma eles conheceram a instituição.

Assim você saberá as estratégias que deram certo para você, e aonde é preciso buscar outras soluções.

Outra questão crucial é descobrir qual a sua posição no mercado atualmente. Sua escola é referência? É uma das mais buscadas no Google? Desenvolva estratégias que levem isso em mente e tracem metas de onde você e sua instituição desejam chegar.

A utilização de um sistema de gestão integrado como o Sponte pode ajudar nessa gestão de dados e informações, que facilitam o desenvolvimento de um marketing eficiente.

  • Conheça o perfil do seu público-alvo

Entender o comportamento de consumidor do seu público-alvo é muito importante para uma boa estratégia de captação. 

Tenha um público-alvo definido, saiba o que os interessa, que tipo de comunicação eles utilizam, onde eles estão localizados e todas as outras informações possíveis.

Você pode começar a definir isso através dos alunos que já estão na sua escola, com questionários ou simples conversas. 

Com as informações, você pode até definir quem é a persona (ou personas) de sua escola, para especificar ainda mais suas estratégias!

Enquanto o público-alvo é uma definição generalizada dos consumidores que vocês buscam captar, a definição de persona considera informações muito mais detalhadas para criar uma personalidade fictícia que representa o seu consumidor ideal! O aluno que vocês buscam captar.

Esse indivíduo deve apresentar informações detalhadas sobre hábitos, estilo de vida, trabalho, interesses e muito mais.

Com isso, ao preparar uma estratégia de comunicação, vocês saberão com quem estão falando.

Tenha em mente que atualmente lidamos com consumidores na era digital! São possíveis alunos que vivem nas redes sociais, estão sempre integrados na internet, estão acostumados a interações online e terão informações sobre as escolas disponíveis antes mesmo de buscar entrar em contato.

Então considere construir uma boa imagem nas redes sociais, criar canais de comunicação e, principalmente, investir em marketing digital.

  • Utilize o Inbound Marketing

O Outbound Marketing compreende as estratégias de comunicação tradicionais, que todos estão acostumados: Outdoors, anúncios na TV ou em jornais, abordagens na rua e até carro de som estão incluídos nessa categoria.

É o tipo de marketing em que a empresa vai atrás de entrar em contato com o consumidor. Ele é muito essencial e certamente a sua escola já o utiliza.

No entanto, na era digital de hoje ele não é mais suficiente. Você precisa, também, do Inbound Marketing!

O Inbound também é conhecido como Marketing de Atração e compreende estratégias que invertem a lógica do marketing tradicional.

Ao invés de iniciar a comunicação com o aluno, o Inbound cria conteúdos que vão ajudar esse consumidor em algo que ele precise e criar nele algum tipo de ligação com a sua escola.

Por exemplo, sua escola profissionalizante pode criar um blog, onde publica dicas sobre como conseguir o emprego ideal.

Sua escola de idiomas pode postar rápidas lições online. Isso tudo cria algum tipo de interesse.

A partir disso, a estratégia Inbound busca transformar esse interesse em uma interação com a escola.

Logo, essas pessoas estarão elas mesmas iniciando um contato com a sua instituição para conhecer o que ela tem a oferecer!

  • Cria um canal de comunicação nas redes sociais

Hoje, a maioria do seu público-alvo está conectada! Segundo o IBGE, quase 80% da população brasileira está ligada à rede mundial de computadores.

São 166 milhões de brasileiros conectados! E muitas vezes são essas pessoas que buscam cursos para aperfeiçoar seus conhecimentos.

Dessas pessoas, praticamente todas estão nas redes sociais. Por isso, é preciso criar estratégias de comunicação que encontrem esse público onde eles estão.

O WhatsApp pode servir para estabelecer uma comunicação direta, rápida e humanizada com alunos e pessoas interessadas nos cursos, o Instagram pode exibir situações de sucesso da sua escola e você pode até aproveitar o YouTube para captar mais estudantes!

  • Facilite o processo de matrícula

Nessa era digital, seu público não quer mais saber de burocracia. Agilidade e praticidade em todos os momentos são cruciais para conquistar novos estudantes.

Por isso, invista em um processo simplificado de matrícula!

Processos automatizados, que usam da tecnologia para dar agilidade à matrícula, podem ajudar muito na sua captação de alunos.

Se ao invés de precisar ir até a escola várias vezes, fazer várias cópias de documentos e ir ao banco pagar um boleto, esse aluno puder se matricular diretamente pelo celular, vai ser muito mais fácil que ele se interesse pelo que sua escola tem a oferecer.

Isso fica ainda melhor quando o de matrícula faz parte de um sistema integrado de gestão, como o Sponte, que já relaciona a matrícula com todos os outros setores de sua escola.

Assim, além de facilitar a matrícula, você ainda facilita a sua gestão administrativa escolar!

  • Lembre de medir o sucesso de sua captação

Para garantir a captação mais eficiente possível, sem gastos desnecessários, você precisa de uma análise de resultados da sua estratégia.

Essa análise vai permitir que você saiba se a estratégia está realmente levando rendimento para a escola, e também dará uma visão clara de quais métodos dão resultado e quais devem ser repensados.

A análise pode ser feita através de métricas de marketing escolar ou também pelos dados do seu software educacional.

O Sponte disponibiliza funcionalidades que facilitam esse trabalho, como o App Gestor.

Não pare na captação!

Além de captar novos alunos, você deve também investir na retenção dos estudantes que já fazem parte do campo discente de sua escola! Invista na retenção dos seus estudantes!

Prestando atenção nesses dois elementos, você vai garantir que suas salas estejam sempre cheias!

Conheça as soluções Sponte para captação de alunos, marketing educacional, gestão escolar e muito mais! 

Entre em contato com a gente!

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