Por Carla Helena Lange, 04 de julho de 2024
Tempo de leitura: 7 minutos

Como usar a inteligência artificial na educação para captação e retenção de alunos?

Com a inteligência artificial na educação, você pode usar a análise de dados educacionais para melhorar seu processo de venda de matrículas.

Inteligência artificial na educação | Sponte

Escolas em todo o mundo já provaram o quanto a inteligência artificial na educação pode contribuir no ensino e aprendizagem, quando usada de maneira correta. Mas muita gente não sabe que o potencial dessa tecnologia vai além da área educacional e pode ajudar até na captação e na retenção de alunos.

Afinal, você certamente já ouviu falar das vantagens mais conhecidas, como a personalização da aprendizagem por meio da análise de dados educacionais. Também deve estar por dentro dos impactos de tecnologias como o ChatGPT nas escolas e outras expectativas da IA na educação.

Mas você sabe como usar essa tecnologia na administração da escola? Conhece as ferramentas de inteligência artificial para captação de alunos? Sabe como usar a análise de dados educacionais para retenção de estudantes?

Continue a leitura e entenda tudo isso e muito mais:

Benefícios da inteligência artificial na educação para captação de alunos

Ter mais sucesso na captação de alunos de sua escola é um dos principais objetivos da gestão escolar — e com a inteligência artificial na educação é possível ter metas cada vez mais ambiciosas.

Além de facilitar o trabalho de atração de estudantes, a tecnologia de IA reduz a perda de tempo da equipe com uma conversão de matrículas muito mais efetiva e um trabalho focado.

Entenda essas possibilidades:

Personalização do marketing educacional com IA

Entre as boas práticas de captação de alunos, o marketing educacional se destaca. Seja via redes sociais, seja de forma offline, ele está no coração de qualquer estratégia de atração de matrículas.

A novidade da inteligência artificial está na personalização desse trabalho. Em vez de criar campanhas de marketing baseadas em impressões pessoais da sua equipe ou opiniões de alguma agência, você pode ter um marketing educacional com IA, totalmente baseado em dados.

Isso porque a IA é capaz de analisar grandes volumes de dados rapidamente e com eficiência, oferecendo para sua escola as ferramentas para criar campanhas altamente segmentadas e efetivas. 

Automatização de processos com ferramentas de inteligência artificial para captação de alunos

A inteligência artificial aplicada em ferramentas de atração de alunos pode automatizar boa parte do seu processo de captação, com envio de mensagens segmentadas e inteligentes, disponibilização de chatbots, formulários online e mais.

Com isso, você usa a análise de dados para aumentar a eficiência das ferramentas de captação, como o funil de marketing e o CRM. Ao mesmo tempo, sua equipe pode focar o trabalho nos momentos em que o atendimento humanizado faz maior diferença.

🔎 Leia mais: Aumente sua captação de alunos com o funil de marketing para escolas.

Análise de dados educacionais e previsão de matrículas com inteligência artificial na educação

Este é um dos verdadeiros superpoderes da IA na captação de alunos. Por meio da análise de tendências e padrões nos dados históricos de matrículas da sua escola, essa tecnologia é capaz de prever comportamentos futuros e identificar oportunidades de captação.

Na prática, isso significa que sua equipe vai alimentar a IA com dados das pessoas que se matriculam na escola, como:

  • Número de vezes que a pessoa visitou seu site
  • Horário em que se inscreveu em seu formulário de captação
  • Número de conversas e interações que teve com a equipe
  • Tempo que ficou em ligações com a escola
  • Distância da casa até a instituição
  • Entre outros

A partir dessas informações, a tecnologia pode prever antecipadamente se um prospect (possível aluno ou pai que está em contato com a escola) tem um potencial para se matricular ou não.

Dessa forma, sua equipe de vendas pode focar mais nos alunos com maior potencial e aumentar drasticamente seus resultados, sem perder tempo em prospects de baixa rentabilidade.

Nova call to action

Vale destacar que esses dados não são fixos. O potencial de matrícula muda com o tempo, em um comportamento dinâmico e fluido. Por isso, a inteligência artificial é tão importante. 

Além de ser capaz de fazer essas previsões e atualizá-las rapidamente, com a flexibilidade exigida pela realidade, a IA também aprende com o processo, tornando-se cada vez mais eficiente.

Otimização do processo de venda de matrículas para aumentar a conversão

Há uma crença de que, para uma escola vender mais, ela simplesmente precisa ligar mais — falar mais vezes, com mais contatos. Mas isso não se comprova na prática. Na verdade, quem vende mais é quem vende melhor.

Mas não existe uma fórmula para a venda de matrículas. Esse “melhor” varia muito de acordo com cada realidade. E é aí que entra a inteligência artificial.

Além de identificar o potencial de seus prospects, como já vimos, a IA também é capaz de avaliar seu processo de venda, identificando quais ações aumentam realmente a conversão.

Ela pode, por exemplo, levantar qual é o número ideal de contatos com o prospect, quais as melhores atividades de vendas a serem realizadas e quais ferramentas devem ser usadas, etc — tudo para verificar qual é o processo de vendas mais efetivo.

A partir disso, você adapta suas vendas com estratégias mais precisas — e vai melhorando cada vez mais, com um acompanhamento constante da inteligência artificial na educação. 

Nova call to action

Filtro de assuntos nas conversas com pessoas interessadas na matrícula

Entre os destaques da inteligência artificial está o Natural Language Understanding (NLU), ou, em português, entendimento de linguagem natural. Essa inovação permite que a máquina compreenda o texto escrito por humanos e aja a partir dele.

Com o NLU na captação de alunos, a inteligência artificial pode verificar todas as conversas no WhatsApp da escola, por exemplo, e filtrá-las, identificando os principais assuntos e dúvidas de seu público.

Por meio desse conhecimento — obtido em centenas ou milhares de conversas —, você pode capacitar sua equipe para atender cada vez melhor os alunos interessados. 

Além disso, é possível produzir conteúdos e campanhas de marketing focadas justamente nas dúvidas mais presentes nas conversas. Assim, os resultados são ainda melhores.

🔎 Confira nosso guia para atrair muito mais matrículas na gestão escolar:

O guia definitivo das matrículas e rematrículas | Sponte

Uso da IA com análise de dados educacionais e retenção de alunos

A retenção de alunos é tão importante quanto a captação. Ela é a responsável por manter suas turmas cheias e seu financeiro sempre equilibrado — e a inteligência artificial também pode ser uma aliada nessa área.

Entenda:

Otimização de ensino e aprendizagem para potencializar a retenção de alunos

O primeiro ponto você já conhece: a inteligência artificial na educação pode ser uma aliada na sua gestão pedagógica.

Hoje, há plataformas de aprendizagem baseadas em IA que podem personalizar profundamente o ensino de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Alguns exemplos são:

  • Adaptação personalizada dos currículos 
  • Sistemas de tutoria com algoritmos inteligentes
  • Automatização da avaliação, com análises de desempenho instantâneas e precisas
  • Feedbacks personalizados 
  • Criação de ambientes de aprendizado imersivos, por meio de realidade virtual e aumentada
  • Simulações educativas avançadas, com a possibilidade de experiências práticas em diversos campos de estudo

🔎 Leia mais sobre essas possibilidades: Como será o futuro da educação com a inteligência artificial nas escolas?

Tudo isso melhora os resultados educacionais e ainda potencializa o engajamento e a satisfação. O resultado, para a gestão escolar, é um aumento considerável na retenção de alunos.

Personalização do cuidado com os estudantes

Além de personalizar o ensino, a inteligência artificial na educação também é capaz de melhorar o relacionamento entre escola e alunos, com muito mais humanização.

Isso porque a análise de dados educacionais possibilitada pela IA pode servir de base para sua equipe pedagógica conhecer melhor os estudantes, entender suas demandas e problemas, e cuidar deles de forma personalizada.

Análise de dados educacionais e monitoramento de satisfação para combater a evasão

Outra ferramenta poderosa da IA para a retenção de alunos é a criação de modelos preditivos de churn. Essa funcionalidade permite monitorar o desempenho acadêmico, o comportamento, a inadimplência e outros fatores para identificar antecipadamente alunos que estão em risco de evasão.

A tecnologia também é capaz de analisar o sentimento de alunos, pais e responsáveis por meio de feedbacks, identificando pontos de insatisfação e oportunidades de melhoria.

Assim, é possível agir antecipadamente e reduzir a evasão escolar.

Com a mesma prática de monitoramento, sistemas de IA podem alertar educadores em casos em que há necessidade de intervenções proativas, como tutorias adicionais ou apoio psicológico para seus alunos.

🔎 Confira nosso guia para melhorar a captação de alunos e otimizar sua retenção de estudantes:

Guia definitivo para a captação e retenção de alunos | Sponte

Como utilizar as ferramentas de inteligência artificial para captação de alunos e retenção

Para realmente ter a inteligência artificial como uma aliada na sua escola, é preciso saber usá-la de forma inteligente. Afinal, a IA não chegou para substituir professores, educadores e gestores, e sim para complementar seu trabalho, reduzir as funções burocráticas e permitir que você foque no que é realmente importante.

Então, em primeiro lugar, busque escolher ferramentas capazes de atender às demandas da sua escola, especificamente estabelecendo critérios antes da aquisição de tecnologia.

Também é fundamental capacitar sua equipe para usar essas inovações — tanto no sentido técnico quanto nos âmbitos ético e pedagógico. Lembre-os sempre de que a IA não pode ser uma muleta para limitar seu ensino, mas um trampolim que permita que sua escola dê voos cada vez mais altos.

É necessário buscar ferramentas de IA de empresas que levem em conta a regulamentação, transparência, diversidade e ética em sua produção.

Além disso, busque evitar a aplicação da IA de formas que possam prejudicar o pensamento autônomo e a criatividade dos alunos.

No mesmo cenário, dê prioridade para a proteção da privacidade dos alunos e garanta a segurança dos dados — tanto deles quanto da escola.

Monitore também o desempenho das tecnologias de IA implantadas na instituição, para verificar o que já oferece os resultados buscados e o que pode ser aprimorado. Isso pode ser feito por meio de uma avaliação contínua dos resultados e de feedbacks da comunidade escolar.

Por fim, mantenha a escola atualizada com novas tendências e inovações da inteligência artificial na educação. Isso faz toda a diferença para manter sua instituição sempre na frente.

🔎Confira mais textos sobre a inteligência artificial na educação:

Nova call to action

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.