Divulgação de médias escolares no Enem: prepare sua instituição!

ENEM é um grande passo para todos os jovens, saber como divulgar as médias desses alunos ajuda bastante na sua gestão escolar, entenda mais sobre:

Por Sponte em 03 de novembro de 2017.

Nos últimos anos, além de ser a principal porta de ingresso dos jovens brasileiros ao ensino superior público e privado, o Enem vem tornando-se um dos maiores medidores nacionais de desempenho escolar das instituições de ensino médio de todo o país.

Neste Enem 2017, assim como nas edições anteriores, o INEP (órgão responsável pela prova) irá divulgar as médias das escolas que tiverem pelo menos 50% de seus alunos participando do exame. Esse momento é muito importante para muitas escolas do país, já que a divulgação de seu desempenho se torna estrategicamente uma oportunidade da instituição ter maior visibilidade no mercado.

Tendo em vista isso, a Sponte trouxe algumas dicas de como organizar as metas e estratégias de sua escola em relação ao exame e de como se autopromover através de seus resultados. Confira!

Afinal, o que fazer no período de divulgação das médias?

A divulgação das médias escolares do Enem é a ocasião perfeita para que sua escola alinhe sua equipe de coordenação junto ao trabalho de todos seus educadores. A análise dos dados divulgados é tarefa fundamental a ser realizada neste momento, de forma que seus professores, coordenadores e gestores identifiquem os pontos em que a escola se destacou e quais pontos a instituição precisa trabalhar melhor com os estudantes.

Além da análise dos dados, é necessário que os gestores e educadores da escola se posicionem sobre o desempenho da instituição em relação a realização do exame. Por ser um período de grande visibilidade sobre o tema, é recomendável que a escola relembre a importância da prova e de como toda equipe trabalha em conjunto para o sucesso dos alunos.

Como comparar o resultado entre escolas?

Sabemos que nesta fase de acompanhamento do exame, a comparação de resultados entre escolas é inevitável. Entretanto, é necessário ressaltar que essa comparação deve ser feita de maneira que alguns fatores, como o tamanho da instituição, infraestrutura, perfil socioeconômico de professores, alunos e funcionários, número de alunos por turma e carga horária dos cursos oferecidos sejam levados em consideração.

Desta forma, além de se posicionar em seu ramo, sua instituição saberá melhor com quais escolas deve comparar e contrastar, de maneira mais próxima, os resultados obtidos. Contudo, é fundamental que antes da comparação com outras instituições, sua escola dedique um momento de autoanálise em relação aos seus próprios resultados, contribuindo para um melhor entendimento de onde se encontram seus pontos fracos e como desenvolvê-los.

Saiba como usar os resultados a seu favor

Através da análise dos resultados alcançados por sua instituição, você e sua equipe pode perceber onde se encontram os pontos fracos e fortes de sua escola.

Ressaltar de forma estratégica (por meio de banners, panfletos, comerciais e etc.) onde sua escola alcança bons índices é fundamental para que sua instituição ganhe relevância na área que melhor se sobressai. Com isso, além de atingir todo o público já planejado, sua escola alcança também os estudantes que procuram uma escola que melhor sabe trabalhar a área de sua dificuldade, seja ela de exatas, humanas, artes ou biológicas.

Um outro exemplo muito eficaz e bastante adotado no mundo educacional é o destaque dos alunos que obtiveram bons resultados no exame, fazendo deles exemplo de eficácia das metodologias de sua escola. Com isso você mostra, a toda comunidade escolar e ao público externo, a excelência de sua instituição no processo de aprendizado dos estudantes.

Melhore o desempenho de sua instituição

O uso de simulados, tarefas e atividades voltadas para seus estudantes melhor entenderem e realizarem a prova é uma estratégia muito recorrente nas diferentes escolas e cursos pré-vestibulares participantes do Enem. Embora especialistas e gestores escolares afirmem que o planejamento e a realização dessas tarefas demandam muito tempo e esforço, eles declaram que são métodos muito eficazes.

Uma importante ferramenta que contribui para a agilização dos processos de sua instituição de ensino, dando muito mais rapidez, eficiência e segurança para seu desempenho, é o Software de Gestão Educacional. Com ele você deixa de dedicar muito tempo e esforço para a realização de tarefas operacionais e administrativas e se dedica ao que mais lhe importa: o sucesso de seus estudantes e sua escola. Com o uso de um software de gestão educacional sua escola além de otimizada, contará com muito mais tempo e forças disponíveis para melhor planejar e realizar atividades focadas no estudo e no entendimento do Enem.

 

E então, já planejando a recepção das médias escolares? Preparando seus alunos para a realização dos exames? Conte-nos sobre sua experiência através de nossas redes!

Conte sempre com o Sponte, o seu Software de Gestão Educacional!

 

Sponte /