Atualmente, pensar em marketing e não incluir a parte online pode ser considerado um erro. Às vezes, comunicar-se pela internet pode ser muito eficiente e rápido, melhorando as ações do marketing tradicional.
Isso também pode ser aplicado nas instituições de ensino. A influência que a internet possui em alunos e responsáveis é muito grande, portanto, inclua o marketing digital nas suas ações de publicidade de uma forma efetiva e planejada, com estratégias bem definidas e mensuração de resultados. Aqui, listamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas.
Como o principal buscados da internet, é bom estar bem posicionado no google para atingir mais pessoas. Como fazer isso? Ter um blog ou site é importante, e utilizar praticas de SEO é essencial. O que é SEO? É uma forma de otimizar seu site para que ele fique melhor exposto no google, sendo encontrado com mais facilidade
Site
O site é o seu “endereço” na internet. Nele, você pode por a história da sua escola, fotos de sua estrutura e as informações que achar relevantes. É um bom ambiente para contar sobre métodos pedagógicos, professores, atividades extracurriculares e tudo o que torna sua escolha um diferencial. Outra opção é, junto ao site, ter um blog: um espaço mais aberto no qual você pode expor o dia a dia da sua instituição e chamar educadores e profissionais para contribuir com conteúdo.
Redes Sociais
Redes Sociais são um excelente canal para relacionamento com o público. Atingindo diretamente seu público, você informa e faz publicidade diretamente com quem é importante para você. Hoje, com os investimentos em facebook, instagram, youtube e google, as possibilidades de segmentação de público são grandes, e você atinge diretamente seu alvo.
E-mail Marketing.
E-mail marketing ou mailing ainda é uma ferramenta muito interessante. Capte e-mails através de seu site ou blog e envie conteúdo diretamente para eles. Provavelmente são pessoas que já estão interessadas em sua instituição e em seu trabalho, o que dará um retorno muito maior para sua campanha ou informativo.
Essas são algumas ferramentas simples para você entrar no mundo do marketing digital com a sua instituição. Já existem também agências de publicidade especializadas nesses serviços, caso você prefira contratar profissionais da área. De qualquer forma, estar online é estar dentro dos novos padrões de busca de informação da atualidade. O que não pode, é ficar de fora.
13 respostas
Excelente artigo, gostaria de ver mais artigos bom como esse, Para mim que estou começando agora é importante.
Olá Antonio. Obrigado pelo comentário.
Estamos preparando mais artigos sim. 😉
Fica ligado no blog que toda quinta-feira tem artigo novo.
Até mais.
Olá, Gostei do artigo. Aguardo mais dicas como esta. Para eu que estou começando, estas dicas são muito importantes.
Paulo, agredecemos seu comentário. Para 2016 estamos preparando mais conteúdo!
Gostei muito desta postagem. Aprendi um pouco mais sobre o assunto.
Muito bom o post, bem explicativo e bem escrito. Ta de parabéns!
Conrado, ficamos muito felizes em ler seu comentário. Agradecemos pelo carinho!
Post muito bacana, ta de parabéns! Curti o conteúdo e a escrita, acho que ainda vai ajudar muita gente.
A Sponte agradece o carinho. E torcemos para que nosso conteúdo melhore a rotina de professores, gestores e colaboradores na área educacional.
Excelente artigo. Conteúdo muito bem estruturado. Aprendi muito hoje. Meus parabéns!!
Agradecemos o seu contato Elmar.
artigo muito interessante parabens ao sponte
Obrigado Lucas, que bom que o artigo lhe ajudou.