Por Carla Helena Lange, 05 de abril de 2017
Tempo de leitura: 4 minutos

A estratégia da bolsa de estudos

Está buscando novas estratégias para fazer com que a captação de alunos e o número de matriculas de sua escola ou curso aumentem exponencialmente?

É, o momento anda bastante complexo. Devido à crise econômica que vem acometendo o Brasil, muitas famílias optaram por transferir seus filhos de escolas particulares para escolas públicas por não ter mais condições de arcar com as mensalidades.

Na mesma sequência de fatores, escolas de cursos, seja eles técnicos, de línguas e até mesmo os livres, estão vendo o número de alunos diminuir gradativamente, afinal é o momento de poupar.

Então, ficamos pensando em várias formas, várias ações e variadas metodologias para captar alunos e com isso, acabamos nos esquecendo de aplicar algo que já é bastante conhecido por nós, do setor da educação: a atração por bolsa de estudo.

Por mais antigo que essa metodologia seja, a Sponte reconhece que ela funciona até hoje e se for aplicada de uma forma adequada é capaz chamar a atenção e trazer alunos a sua instituição de forma rápida.

Queremos que você entenda alguns motivos pelos quais você usar a estratégia da bolsa de estudos irá te trazer bons frutos!

Confira conosco!

 

Por onde começar a aplicar a estratégia da bolsa de estudos

Entenda que uma instituição que dá a oportunidade de alunos ingressarem através de bolsa de estudos, está deixando claro que a inclusão social existe. Há muitas escolas ou cursos de inglês que tornam a bolsa de estudo um objeto de desejo dos alunos, abrindo até cursinhos para que melhores instruções possam ser dadas.

Então, o que você precisa fazer é tornar a matricula um objeto de desejo! É uma tarefa simples? Não, mas também não é nenhum pouco impossível.

Mostre quais são os benefícios de estudar em sua instituição, quais são os seus diferenciais, suas conquistas e mostre que o ambiente interno é o melhor possível.

A publicidade é capaz de fazer muito por você, logo se você conseguir encontrar a estratégia certa, você estará feito nesse ponto.

O bacana é colocar alunos de dentro da própria instituição para participar dessa divulgação. Lembra daquela frase muito usada no mercado coorporativa de “vestir a camisa”?

Pois bem, porque não usar os próprios alunos como garotos propagandas de sua escola? Mostre o dia a dia, faça imagem das atividades internas, das suas instalações, colha depoimentos e tudo o que te ajudar a agregar valor à sua marca.

Com esse material em mãos, comece o trabalho de tratamento e agrupamento de informações. Se você achar que precisa de ajuda, contrate um profissional que saiba o que está fazendo com relação a isso.

Tendo o material de divulgação em mãos, é a hora de avançar para o próximo passo!

O que fazer em seguida?

Você já tem todo o material de divulgação em mãos, mas ele parado dentro da sua escola não vai fazer com que você capte alunos. Além disso, é preciso aliar o online com o off-line. Logo, planeje para que ambos os lados possam andar simultaneamente.

De uma coisa a Sponte tem certeza: por mais que você busque atrair novos alunos com novos contatos, seu melhor divulgador sempre será quem está dentro da sua escola. Então, você não bola alguma estratégia no fim de cada ano ou semestre que conceda bolsas para quem já está dentro da sua instituição?

Deve saber que no final de cada grade letiva, seja a tradicional ou a livre, muitos alunos acabam pausando os estudos ou então, trocando pelo valor das mensalidades estarem fora da sua realidade atual, não é mesmo?

Se você começa a aplicar essa estratégia com que já está dentro da sua escola, as chances de retenção são de mais de 40%.

Você pode, por exemplo, oferecer uma bolsa de 100% ao melhor aluno da turma e aos demais, um valor simbólico de acordo com seus rendimentos ou resultados obtidos em uma prova avaliativa.

Será notável o empenho de todos e o incentivo dos pais para que os bons resultados aconteçam.

Só que dá para ir muito além, inclusive captando novos alunos!

 

Como captar novos alunos através das bolsas de estudos?

Como dissemos logo no início do artigo, muitas escolas e instituições já fazem isso. Na graduação, quase que todas as faculdades particulares do país utilizam a estratégia da bolsa de ensino para atrair alunos.

O que acontece é que o sonho da graduação já está presente na vida de muitos estudantes que acabam de finalizar o ensino médio. Então, eles vem na possibilidade da conquista da bolsa de estudos uma possibilidade de ter uma formação superior facilitada.

Fazem a inscrição no vestibular para conquistar. Todos tem chance? Claro que tem, no entanto como a concorrência se eleva muito, poucos são os que conquistam a tão sonhada bolsa de 100%.

Só que quando isso não ocorre, a faculdade fornece bolsa de 40%, incentivo, Fies e mais uma porção de opções para que o aluno fique. Com tantas possibilidades, ele realmente fica.

Falando de escolas tradicionais, podemos usar o case do Colégio Objetivo em São Paulo que transformou suas provas de bolsa de estudo em verdadeiros mini vestibulares.

A partir do 2º segundo ano já é possível visualizar os pequenos prontos para entrar nas provas. O que acontece ali é que muitos pais já tem a intenção de matricular os pequenos na instituição, no entanto, a bolsa de ensino acaba vindo como um incentivo para a matricula se concretize.

Isso acaba ocorrendo até os últimos anos do ensino médio!

Se você nunca havia pensado nisso dessa forma, avalie a possibilidade de fazer alguns testes relacionados a utilização da estratégia de bolsa de estudos.

Ficou com alguma dúvida? Manda pra cá!

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.