Você sabe quais critérios são considerados pelos pais na escolha da instituição ideal para os filhos?

Por Sponte em 26 de janeiro de 2018.

Nesta época do ano é muito comum que a procura por novas escolas aumente – e muito – em relação ao resto do ano. Pais e responsáveis estão em busca de instituições que não só se enquadrem bem nos seus critérios de escolha, como também apresentem uma ótima relação custo-benefício.

Para as instituições de ensino essa época é muito importante. Além de ser o momento ideal e propício para a captação de novos alunos, a escola também pode fazer um balanço em relação seu posicionamento no mercado. Com tantas ofertas de escolas e prestação de serviços educacionais, será que sua escola está se destacando no mercado? Sua instituição está se enquadrando nas necessidades de seu público-alvo?

Tendo vista estes importantes questionamentos a Sponte reuniu os principais critérios que estão na mira dos pais e responsáveis na hora de escolher a escola certa para seus filhos. Confira e potencialize já seus resultados!

1. Ensino

Além do posicionamento nos rankings, vestibulares e semelhantes, os pais – assim como também os filhos – costumam observar as atividades extracurriculares que a escola disponibiliza para seus estudantes, como música, esportes, dança, aprendizado de idiomas e etc. Por isso é importante que sua escola preze não só pela qualidade do ensino, mas também por sua multiplicidade.

Atualização dos conteúdos, currículos dos educadores, dinâmicas, atividades interdisciplinares, estímulo à crítica e ao debate: estes são todos exemplos de critérios, atividades e diferenciais que os pais consideram e avaliam quando o assunto é qualidade de ensino da escola. Aprimorar-se e atualizar-se são tarefas fundamentais para um melhor posicionamento no mercado educacional da atualidade.

2. Localização e segurança

Fica longe de onde trabalho? É perto de casa? É de fácil acesso via automóvel e/ou transporte público? Tem infraestrutura segura? Meu filho estará seguro e protegido durante o período letivo? Muitas são as perguntas dos pais na hora de avaliar se a escola é bem localizada e segura para receber seus filhos.

3. Investimento

Apesar de estar numerado como terceiro, este é um dos – se não o – critério mais importantes na tomada de decisão de qual escola escolher para os filhos. Mas afinal, como estabelecer um preço justo para instituição e para a família? Aqui vão algumas dicas de como organizar essa tarefa:

  1. Contabilize os custos desse valor;
  2. Faça uma pesquisa de mercado em relação aos valores das outras escolas de sua região semelhantes à sua – de maneira que seu valor não fique nem muito abaixo e nem muito acima do que se encontra no segmento.
  3. Ajuste esse valor em relação ao público-alvo de sua escola (seja ele de um poder aquisitivo mais alto ou de menor alcance).

Enfim, o preço é importantíssimo para a família assim como para a escola. Por isso, é fundamental que a instituição não erre a mão na hora de precificar seus serviços. Desta maneira, você equilibra uma balança e proporciona uma relação justa e saudável para ambos os lados.

4. Organização e Funcionamento

Além de todos os critérios citados anteriormente, a organização de uma escola é fundamental para que pais e responsáveis confiem nos serviços disponibilizados pela instituição. Calendário de atividades planejado, funcionários atenciosos e preparados, faturamento em dia e boa comunicação são essenciais para instituições que desejam ganhar confiança de possíveis novos clientes.

Por isso, ter um software de gestão escolar pode ser o diferencial quando o assunto é organização das atividades de sua escola: automatizando diversas atividades operacionais e administrativas de sua instituição.

E então, atento às necessidades de seu público? Já se preparando para as novas matrículas de 2018? Deixe sua experiência nos comentários abaixo.

Para essa e outras novidades fique atento às nossas redes e mídias sociais.

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional!

Sponte /