Tecnologia em sala de aula: podcast

Confira como pode-se trazer ao ambiente de ensino os Podcasts para te ajudar no ensino e ser uma ajuda em sua gestão escolar

Por Sponte em 03 de dezembro de 2015.

Uma ferramenta barata, simples e que alia informação com entretenimento. Esse é o podcast, um formato de mídia já bem conhecido entre os consumidores de cultura pop e que cujo potencial educacional está começando a ser percebido.

Entendê-lo é fácil. Um podcast é uma espécie de programa de rádio, um arquivo de áudio que pode ser ouvido on-line ou ser baixado em vários dispositivos diferentes, como computadores e celulares. Pela internet há podcasts sobre praticamente tudo, de dicas de negócios a publicidade, de quadrinhos a música.

E é a possibilidade de poder ouvi-los várias vezes, onde e quando quiser, que os torna tão dinâmicos, sem contar na sua popularidade cada vez maior entre os jovens. O governo britânico, por exemplo, se deu conta disso, e já pensa em adotar o podcast como ferramenta de ensino em escolas e universidades.

Para a área da educação as possibilidades do formato são várias. Podemos citar como exemplo o ensino de língua estrangeira. Os alunos podem ouvir podcasts enquanto leem textos escritos correspondentes, podendo repetir o exercício quantas vezes desejarem.

Também é possível criar podcasts nos quais os professores apresentam informações complementares, curiosidades, ou tópicos importantes sobre os conteúdos apresentados em sala de aula. Além disso, o podcast é uma mídia inclusiva, que pode ser útil para alunos com deficiência visual ou para quem tem facilidade de aprendizado por meio da audição.

O professor, porém, precisa selecionar com critério o que pretende apresentar para os alunos, recomendar o que é importante em determinado podcast e relacioná-lo ao conteúdo da disciplina.

Alunos

Produzir conteúdo também pode ser um ótimo exercício para os estudantes. A criação de um programa exige o exercício da escrita, da pesquisa, da fala, além da gestão de tempo, atenção e trabalho em equipe.

Eles podem promover debates, realizar entrevistas com professores ou especialistas em determinados assuntos, reproduzir notícias, ou criar um programa sobre assuntos relacionados a escola.

O primeiro passo para criar um podcast é determinar o tema e o formato, diretrizes que determinarão o que e como serão apresentadas as informações. Depois vem a parte técnica, que pode exigir um certo investimento.

Um computador equipado com microfone, fones de ouvido e um software para gravação e edição de som já são suficientes. Porém, quanto maior for a qualidade do equipamento melhor será a qualidade de som, o que não significa necessariamente um investimento muito grande. Neste artigo, do site Tecmundo, você pode conhecer mais dicas práticas de como criar um podcast.

Sponte /