Mas o principal motivo que atinge desde jovens até adultos é a falta de interesse no aprendizado. Isso deve soar como um alerta para toda a comunidade escolar.
Se há um número considerável de alunos que perderam o interesse nas suas aulas, sua escola tende a perder cada vez mais público.
Nessa era da informação, é compreensível que seja mais difícil manter o interesse de seus alunos. Com a evolução dos dispositivos móveis e aplicativos, há muitas atividades que tomam muito de seu foco.
Mas isso não pode ser desculpa! É preciso reavaliar o currículo escolar, discutir diretrizes e planos de aula e adaptar o ensino à modernidade, para que sua escola não precise competir com os meios digitais para alcançar seus alunos.
Uma estratégia muito poderosa nesse sentido é tornar os alunos parte ativa do processo de aprendizagem. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta que a participação ativa facilita o interesse e o aprendizado.
Além disso, é preciso saber utilizar as ferramentas digitais que surgem a cada dia no meio tecnológico. Hoje em dia, os alunos estão sempre conectados - e isso pode ser uma vantagem se for usado com a estratégia certa.
🔎 Leia mais: Evasão escolar: você tem se atentado à retenção de alunos em sua escola?
3 estratégias de retenção de alunos para aplicar em sua escola
Além das estratégias mencionadas, que servem para cada caso específico, confira 3 dicas especiais para a retenção de alunos na sua escola.
1. Conheça seus alunos e antecipe a evasão
Algo que fortalece muito a fidelização de um aluno é a sensação de ser especial para a escola. Por isso, oferecer soluções personalizadas é um ótimo caminho para a retenção dos seus estudantes.
Mas, para fazer isso, você precisa conhecer os seus alunos. O uso de dados e informações de contexto facilita essa relação e ainda permite que você antecipe as ações de seus alunos.
Conhecendo seus alunos, você sabe quais são mais propensos a desistirem do curso. Assim, você pode focar sua atenção em estratégias preventivas para evitar que isso aconteça.
Indicadores chaves são os resultados de cada aluno, seu padrão de inadimplência, taxas de frequência, contexto socioeconômico, entre outros.
Além disso, os dados também ajudam na própria comunicação com os alunos e no desenvolvimento de sua satisfação.
🔎 Leia também: A importância da coleta e análise de dados educacionais.
2. Construa uma relação com seus alunos
O engajamento dos seus alunos passa pela conquista da fidelidade deles. Para isso, busque construir uma relação com eles. É importante saber que cada aluno demanda uma atenção especial.
Por isso, é fundamental estabelecer laços com seus alunos, saber suas demandas e criar um canal de diálogo que permita que os alunos sintam-se emocionalmente conectados com a escola.
Para isso, também é essencial sempre ter um canal de comunicação aberto com os seus alunos. Isso os faz sentirem-se próximos da escola, evitando que eles busquem outras alternativas de ensino.
3. Invista em uma infraestrutura de qualidade
Hoje o mercado educacional está mais concorrido do que nunca. Por isso, a sua escola precisa oferecer diferenciais, mas também precisa garantir o básico: uma infraestrutura confiável e de qualidade.
Isso garante experiências positivas no ambiente e também no processo de aprendizagem. Além disso, diminui as chances de alunos e responsáveis se decepcionarem com sua escola e procurarem outras alternativas.
Mas não considere apenas a estrutura física. Sua gestão administrativa e suas soluções tecnológicas também devem estar alinhadas, possibilitando aos alunos as melhores experiências possíveis. Tudo isso são pontos que o aluno vai considerar antes de sair da sua escola.
Como unir o pedagógico e o marketing para melhorar a retenção de alunos?

É preciso ter em mente que o marketing não é uma ferramenta útil apenas para a captação dos alunos. Pelo contrário: com uma boa construção da imagem de sua escola, é muito mais provável que seus alunos continuem fidelizados até o fim do curso.
Um bom marketing escolar, que considera os fatores pedagógicos, envolve estar presente em momentos de aprendizado, manter uma comunicação com os alunos, com os responsáveis e com a comunidade, e construir uma imagem positiva da escola.
Mais do que isso, é possível unir o marketing e a gestão pedagógica ao acompanhar e divulgar as atividades dos estudantes.
Além de servir como um marketing externo, isso faz os alunos se sentirem valorizados, o que fortalece a sua fidelização.
🔎 Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre marketing educacional e captação de alunos.
Utilize ferramentas tecnológicas: conheça as funcionalidades do sistema Sponte
Para otimizar ainda mais a retenção de alunos em sua escola, é essencial contar com ferramentas que agilizem e facilitem os processos, garantindo a fidelização dos alunos e, consequentemente, melhorando a retenção.
Assim, o sistema de gestão escolar Sponte disponibiliza diversas funcionalidades para a gestão de todas as áreas de sua instituição de ensino, desde o pedagógico até o financeiro:
Carla Helena Lange
Mestra em Letras: Linguagem, Cultura e Sociedade, com ênfase em Literatura, Sociedade e Interartes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Marketing, Liderança e Gestão de Pessoas e em Recursos Humanos. Licenciada em Letras - Português e Inglês e em Pedagogia. Possui experiência na área de educação nos seguintes níveis: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Também já atuou no mercado editorial e como autora de materiais didáticos da área de linguagens. Atualmente, é líder do setor de marketing da Sponte, vertical de Educação da Linx, empresa do grupo Stone Co.










