O que as escolas estão fazendo para a retomada após COVID-19?

Descubra quais ações devem ser colocadas em prática para garantir que sua escola esteja preparada para a volta às aulas após a pandemia da COVID-19.

Por Cristopher Morais em 13 de maio de 2020.

Não é a primeira vez que o mundo se depara com uma pandemia. Doenças já se espalharam pelo mundo em outros momentos, como foi o caso da Peste Negra, da gripe espanhola e da Influenza A, também conhecida como H1N1.

Isso significa uma coisa: toda a pandemia tem seu fim. 

De fato, uma situação como a causada pelo coronavírus traz muitos desafios para os negócios e para a vida das pessoas. Mas é possível lidar com isso tudo, basta planejar algumas ações e colocá-las em prática.

Muitas escolas lidaram com os desafios durante a quarentena, respeitando o distanciamento social. Contudo, nem todas estão pensando em como organizar suas escolas para a volta às aulas. 

Neste post, vamos falar sobre o que as escolas estão fazendo para já estarem prontas para o retorno das aulas quando o distanciamento social não for mais necessário.

Utilização de cobrança recorrente

O que as escolas estão fazendo para retomada após COVID-19? | Sponte

A inadimplência é um problema com o qual muitas escolas lidam no dia a dia. A questão é que isso só aumentou com a pandemia da COVID-19, e com a crise financeira que ela causou. 

Meios de pagamento que garantam recebimento se fazem essenciais. Por isso mesmo, utilize a cobrança recorrente no cartão de crédito. 

Através da cobrança automática no cartão registrado do sistema, a mensalidade será paga com mais garantia. Dessa maneira, a taxa de inadimplência acaba diminuindo e sua escola garante as entradas no caixa. 

Uma informação que vale a pena destacar é que: soluções como a cobrança recorrente podem diminuir até 30% do seu índice de inadimplência

Renegocie contratos e valores

Será necessário fazer uma renegociação de alguns contratos, e até mesmo dos valores pagos pelas mensalidades em sua escola. A verdade é que com a crise, muitas famílias não poderão arcar com o valor total. 

Para fazer uma renegociação que não prejudique sua escola, se reúna com a equipe responsável pelo financeiro e encontre soluções como: qual o valor máximo de desconto poderá ser dado.

Um exemplo disso: Caso o valor de desconto máximo seja de 30% no valor da mensalidade, na hora na negociação comece com 10%, em alguns casos, isso pode ser o suficiente. Vá conversando até que ambos cheguem num acordo.

Vale destacar que, infelizmente, nem todos poderão seguir pagando a mensalidade, e que por consequência haverá cancelamentos de contratos. Porém, tendo a opção de negociar as mensalidades, a taxa de cancelamentos será muito menor. 

Melhora no relacionamento com a comunidade acadêmica

Comunicação é a chave para manter sua escola na ativa e promover um relacionamento positivo com toda a comunidade envolvida no processo de administração e ensino-aprendizagem. 

Uma comunicação clara entre escola, pais, alunos e responsáveis, gera relacionamento, e quando o relacionamento entre sua escola e os pais vai bem, ela acaba sendo indicada pelos alunos fidelizados. 

Isso resulta na captação de novos alunos. 

Para uma comunicação eficiente é possível contar com a tecnologia. O Sponte possui canais integrados ao seu sistema promovendo uma comunicação fácil e rápida. O sistema oferece SMS, APP, e PORTAL DO ALUNO com um chat. 

Aulas online e plataformas especiais

Durante o período de quarentena, as aulas presenciais não são possíveis. Por isso mesmo, é necessário contar com APPs e sistemas que permitem que as aulas tenham continuidade, mesmo que de modo online. 

Os professores devem se voltar para seu plano de aulas e adaptar suas metodologias às plataformas online. É dever da escola indicar e fornecer as ferramentas para que essas aulas sejam desenvolvidas.

É importante que você não pare sua escola. Opte por aulas e avaliações online em sistemas seguros. O APP Sponte Agenda e o Portal do Aluno Sponte podem te ajudar com isso!

Com o APP Sponte Agenda, o professor pode disponibilizar e corrigir gabaritos de alunos facilmente. 

Através do Portal do Aluno é possível se relacionar com os alunos e informar sobre aulas e encontros virtuais para realização de atividades. Além do mais, a partir dessa ferramenta, é possível conferir as notas das avaliações, acessar o calendário da escola, a frequência e a situação financeira do aluno. 

Redução de custos

O que as escolas estão fazendo para retomada após COVID-19? | Sponte

O corte de gastos faz parte da gestão de qualquer tipo de negócio. Contudo, é necessário fazer uma análise atenta e aprofundada, para que não sejam cortados custos necessários para sua escola. 

Existem gestores que quando se veem na situação de cortar custos, deixam de utilizar um sistema de gestão e voltam para o papel. Isso é um grande erro.

A verdade é que agendas, pilhas de papel, canetas, grampos e outros objetos, no fim do mês, acabam tendo um valor superior a um sistema de gestão. Isso significa que um sistema completo ajuda a cortar custos. 

O Sponte é esse sistema. Com ele, seus documentos e informações podem ser armazenadas diretamente na nuvem, todas as atividades relativas ao seu financeiro podem ser desenvolvidas e analisadas, e seu pedagógico conta com ferramentas que promovem um ensino mais dinâmico. 

Um sistema de gestão se faz necessário pois permite que em tempos de Home Office, a sua escola continue funcionando. 

Além do mais, um bom sistema pode te ajudar a captar mais alunos gerando mais mensalidades. Descubra como se preparar e vender 3x mais matrículas após a paralisação ocasionada pelo COVID-19 utilizando o sistema Sponte!

Conclusão

Uma escola munida de um bom sistema de gestão escolar está preparada para lidar com os desafios de qualquer crise, até mesmo a causada pelo coronavírus. 

Uma gestão escolar, frente a uma pandemia, necessita de planejamento e  organização. Muitas atividades resolvidas anteriormente devem ser revistas. 

Não se trata apenas do setor financeiro, mas também do pedagógico, dos planejamentos de aulas e projetos político pedagógicos (PPP). Realinhar isso tudo, frente a situações adversas, fica mais fácil quando se possui as ferramentas corretas. 

O sistema Sponte sabe disso e, por essa razão, possui as ferramentas ao seu dispor. Com ele é possível otimizar mais de 180h do seu time e reduzir em mais de 40% do seu custo com papel e impressão

Tenha APPs, Portal do Aluno, módulo completo para seu financeiro, chat integrado ao sistema, armazenamento seguro e muito mais, contando com o Sponte. 

Ainda possui dúvidas de como agir perante o coronavírus em sua escola? Então confira nosso eBook e veja as dicas de ouro Sponte para que sua escola se prepare para este momento, e saiba como se planejar para a volta às aulas! 

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.