O sucesso de uma organização depende de vários fatores, entre eles, infraestrutura, processos, recursos tecnológicos, serviços, localização e posicionamento junto ao mercado. Além desses, um dos principais aspectos é o Recurso Humano, sobretudo quando se fala em instituições de ensino.
A motivação aumenta a produtividade de qualquer empresa e desenha os melhores resultados. Ligada a uma série de fatores, como emoção, desejo e conhecimento, ela não precisa estar relacionada diretamente à remuneração, e sim, à valorização do indivíduo.
De acordo com o especialista em Psicopedagogia Institucional e Gestão de Recursos Humanos, Marcelo Daniel, compreender os motivos profissionais de cada um leva a uma gestão de sucesso. “Para que se possa manter os trabalhadores produzindo de acordo com as expectativas e necessidades da instituição de ensino, é fundamental que haja uma preocupação em como elevar a produtividade de seus colaboradores, motivando-os a empreender a energia necessária”, comentou.
Para o especialista, acima de tudo, é importante diálogos sinceros entre lideranças e liderados.
“É fundamental que haja o envolvimento de todos”, salientou.
O profissional aproveitou para citar uma frase do fundador da revista britânica Management Today, Robert Heller, para essa situação:
“a confiança é a base para um envolvimento verdadeiro”.
A motivação dentro do ambiente escolar pode vir com apoio a projetos, investimento em cursos e especializações, programas de cargos e salários e, sobretudo, valorização de ideiais que buscam a melhoria dos resultados. Marcelo Daniel complementou dizendo que “por meio de uma equipe motivada e comprometida, os resultados são gerados naturalmente”.
De toda maneira, quando se pensa em gestão escolar, sem deixar de lado as questões administrativas e comunicacionais, é necessário primeiro pensar na motivação interna para se alcançar as expectativas de mercado.