6 livros imprescindíveis de serem lidos por todo gestor escolar

Conheça alguns livros que podem ajudar a todos os gestores em suas escolas para melhorar a gestão e em seu dia a dia como gestor

Por Sponte em 25 de abril de 2018.

Do pedagógico ao financeiro, dos funcionários administrativos à família, a gestão escolar permeia todas as áreas e o gestor está em constante contato com toda a comunidade escolar. Por isso, é fundamental que ele se mantenha atualizado em relação a tudo que permeia o universo da escola.

Pensando nisso, listamos 6 livros imprescindíveis de serem lidos por todo gestor escolar. Acompanhe o artigo e saiba quais são eles!

Livro 1: Dimensões da gestão escolar e suas competências

Publicado em 2009 pela editora Positivo, este livro de Heloísa Lück busca contribuir com a promoção da qualidade da gestão escolar por meio do desenvolvimento de competências necessárias para o trabalho de diretores escolares.

Entre outros objetivos, o livro procura incentivar entre os gestores escolares a criação da cultura de desenvolvimento contínuo de competência para o exercício de suas funções gestoras e responsabilidades de liderança na escola.

Uma leitura extremamente interessante, principalmente para diretores em fase inicial de gestão.

Livro 2: Tecnologias na formação e na gestão escolar

A tecnologia tem sido importante aliada de gestores e professores quando o assunto é otimização de tarefas e maneira diferentes de obter a atenção e dedicação dos alunos. Tecnologias na formação e na gestão escolar trata exatamente desse tema, trazendo, por meio de teoria e exemplos práticos, as vantagens da inclusão digital no meio escolar.

Um ótimo título de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso, publicado pela editora Avercamp (2009).

Livro 3: Gestão de ensino e práticas pedagógicas

De Adelar Hengemuhle e publicado pela editora Vozes (2011), Gestão de ensino e práticas pedagógicas traz diversos fatores que devem ser levados em consideração em qualquer projeto educacional – como o perfil do aluno que a instituição deseja, a metodologia e a avaliação, o perfil do professor capaz de desenvolver as práticas pedagógicas e a gestão escolar que possibilite a concretização do que é planejado.

 Livro 4: O que revela o espaço escolar? – Um livro para diretores de escola

O que revela o espaço escolar? – Um livro para diretores de escola, é uma obra coletiva da Comunidade Educativa Cedac e publicada pela Editora Moderna (2013), que apresenta diversas sugestões para realizar inovações de baixo custo e de intencionalidade clara na escola, com recursos que muitas vezes os gestores desconhecem que existe.

Um ótimo livro para o gestor que busca implementar inovações no ambiente escolar sem gastar muito.

Livro 5: A arte de fazer acontecer – Getting Things Done

Publicado pela editora Sextante (2016) e produzido por David Allen, o livro A arte de fazer acontecer – Getting Things Done traz uma metodologia (GTD) utilizada para o controle do trabalho em cinco etapas.

Buscando contribuir com o ganho de produtividade no ambiente de trabalho, este título oferece ótimas dicas para gestores escolares que estão em busca de melhorar os processos da instituição de ensino.

Livro 6: Gestão escolar – Dicas corporativas

Por fim, este título de Almir Vincentini, publicado pela editora Phorte (2010), apresenta a gestão escolar numa linha mais corporativa – já que a escola do ponto de vista gerencial é uma empresa.

O livro busca mostrar que é possível sim trazer a agilidade das grandes corporações para as escolas e se preparar para novos desafios, sem deixar de lado a qualidade do ensino e a preocupação com o processo de aprendizagem dos alunos.

Um ótimo título para quem quer organizar a gestão seguindo a lógica corporativa. Vale a pena a leitura!

Gostou da nossa lista? Conhece outros títulos que são ótimos para um gestor escolar? Deixe suas sugestões nos comentários!

Conte sempre com o Sponte, seu software de gestão educacional!

Sponte /