Rematrícula: saiba como alavancar esse índice em sua instituição de ensino

Quer dicas práticas de como garantir um bom número de alunos fidelizados? Então confira este material e descubra como aumentar o número de rematrículas.

Por Cristopher Morais em 05 de julho de 2020.

Quando o fim do ano letivo se aproxima, as instituições de ensino começam a criar estratégias para captar novos alunos e acabam deixando de lado – ou dando menos importância – para a retenção de alunos

Esse descuido, embora seja comum, deve ser evitado pelos gestores. Isso porque os recursos e esforços para retenção são menores do que os necessários para captar alunos novos. Além disso, contar com a fidelização de seus estudantes é uma ótima forma de consolidar a imagem da sua instituição no mercado.

Isso significa que é preciso pensar sempre em estratégias para melhorar a experiência do aluno em sua escola e garantir um bom número de rematrículas. 

Acompanhe a leitura e confira algumas informações que vão te ajudar a alavancar o índice de retenção de alunos na sua escola para ter mais rematrículas.

Durante a captação de alunos, não faça promessas falsas e nem propaganda ilusória

Rematrícula: Como alavancar esse índice na instituição de ensino | Sponte

A fidelização de alunos é um processo que começa já no momento da captação. Ao receber os futuros alunos e seus pais na instituição, seja claro e transparente acerca dos processos, do projeto pedagógico, dos cursos e da infraestrutura oferecida. 

Tenha um diferencial nas metodologias aplicadas ou na sua gestão escolar e convença seu público de que a sua escola é a melhor opção para ele, sem depender de promessas falsas.

Depois que os alunos estiverem matriculados, seus pais ou responsáveis precisam perceber que tudo o que foi falado na época de matrícula realmente acontece e que as melhorias estão sendo feitas. Assim, seu público não fica com a má impressão de que sua instituição não cumpre o combinado e passa a confiar muito mais nela.

Ao longo do período letivo tenha boas práticas e cative seu público

O sucesso na retenção de alunos depende muito do bom andamento do ano letivo. Este, por sua vez, depende de uma boa integração de todos os setores da sua escola.

Práticas como capacitar seu corpo docente, oferecer uma boa infraestrutura, ter aulas diferenciadas que cativem e obtenham a atenção de seus alunos, bem como ter uma boa comunicação com sua comunidade escolar, são fundamentais.

Portanto, siga informando os pais e responsáveis sobre tudo o que acontece na vida escolar dos alunos, convidando a participar de eventos no espaço da escola e mostrando interesse nas suas opiniões e necessidades. Essas são ótimas formas de conquistar a comunidade escolar e reter seus alunos.

Ao mesmo tempo, é preciso ter uma boa equipe para resolução de conflitos. Contar com uma boa administração e com um sistema eficiente de gestão para automatizar os processos ajuda a evitar problemas como perda de dados, demora para entrega de notas e tudo que passe uma imagem ruim da sua instituição. 

É claro que, em alguma medida, nenhuma escola é livre de problemas, mas contar com meios de resolvê-los de forma rápida e sem alarde mostra maturidade e preparo.

Portanto, se sua instituição sabe resolver seus conflitos, o processo de retenção de alunos acontece igualmente bem, garantindo um número maior de rematrículas.

É por essa razão que é tão importante que sua gestão escolar se envolva mais com as questões pedagógicas, se voltando para o processo de ensino-aprendizagem do aluno durante suas aulas. Por isso, incentive os professores a aplicarem metodologias ativas e deixarem a aula mais dinâmica e divertida.

Isso faz com que o aluno tenha ainda mais vontade de realizar sua rematrícula, dando continuidade aos estudos em sua escola!  

No final do ano letivo, não concentre seus esforços apenas na captação de alunos

De nada adianta proporcionar para seus estudantes uma ótima experiência ao longo do ano se, ao final dele, você se concentrar apenas na captação de novos alunos.

Para continuar na sua instituição, os estudantes e seus pais precisam se sentir importantes. Então, prepare a sua equipe para se dedicar também ao processo de rematrícula.

Algumas práticas para melhorar esse processo em sua escola e garantir a retenção de alunos são: 

  • Montar um kit de rematrícula – com informações a respeito das novidades no novo ciclo e com brindes exclusivos;
  • Realizar reuniões com os pais para informá-los sobre as transformações e melhorias;
  • Realizar pesquisas com a comunidade escolar para saber onde investir;
  • Oferecer descontos. 

Evite a burocratização do processo de rematrícula

Uma rematrícula demorada e burocrática pode fazer muitos pais buscarem por outras instituições que ofereçam soluções mais facilitadas. Por isso, procure meios de tornar esse processo rápido e prático!

Uma boa opção é oferecer a rematrícula via internet. Assim, em poucos cliques, pais e responsáveis podem realizar a rematrícula online. 

Descubra como isso funciona e mais vantagens dessa prática lendo o post sobre matrículas online.   

Ofereça soluções viáveis para resolução de pendências financeiras

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Muitos casos de transferência de alunos se dão por problemas financeiros. Essa situação pode acontecer devido a uma mudança no quadro familiar ou de um aumento de taxa, que deixou a mensalidade acima do orçamento dos pais. 

Para não perder muitos alunos por esse motivo, busque realizar uma análise financeira da sua instituição e encontre soluções viáveis – tanto para instituição, quanto para a família . 

Para resolução de pendências e negociação de valores referentes à mensalidade, como a inadimplência, também é preciso saber negociar. E, caso o aluno esteja nessa situação apenas por ter esquecido de realizar o pagamento na data correta, basta lembrá-lo de maneira gentil. 

Se este for o caso, vale a pena contar com a cobrança recorrente via cartão de crédito. Essa ferramenta traz muitas vantagens para sua gestão financeira e organização administrativa. 

Saiba o que os alunos e seus pais buscam e se atualize no mercado

As preferências e necessidades de seu público acompanham a evolução da sociedade. Por isso, estar atento às mudanças e novidades no mercado, bem como às novas necessidades de seus estudantes, é fundamental para conseguir alavancar o índice de retenção de alunos em sua instituição de ensino.

Para isso, o gestor e a equipe que atua em sua escola devem se manter atualizados. Isso pode ser feito através de cursos e workshops ou acompanhando blogs e portais que constantemente falam sobre o mundo da educação! 

Analise os dados relacionados a transferências

Mesmo que você tenha adotado todas as práticas acima, é possível que alguns alunos ainda optem pela transferência. 

Nesses casos, analise o perfil desses alunos, bem como o perfil da escola para a qual eles se transferiram. Assim, você saberá se a transferência ocorreu por incompatibilidade de perfil entre estudante e instituição ou se a concorrência oferece algum diferencial e está se posicionando no mercado melhor do que você.

Com esses dados é possível criar várias estratégias para alavancar e consolidar sua marca e evitar a perda de alunos.

Conclusão

Contando com todas as dicas acima, sua taxa de retenção de alunos e, por consequência, o número de rematrículas irão aumentar de maneira consistente. Por isso, comece a colocar em prática ações para fidelizar e controlar a evasão de alunos!

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Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.