Por Cristopher Morais, 28 de setembro de 2021

A Faculdade Novoeste transformou o pagamento dos alunos com o Sponte Pay. Conheça!

Saiba mais sobre como o Sponte Pay transformou as formas de pagamento das mensalidades dos alunos da Faculdade Novoeste.

A Faculdade Novoeste transformou o pagamento dos alunos com o Sponte Pay. Conheça!

Uma preocupação frequente entre os gestores de instituições privadas de ensino é a arrecadação de verba. Isso porque a inadimplência com o pagamento das mensalidades dos alunos faz com que não entre a quantidade esperada de dinheiro no centro de ensino. E, além disso, arrecadar o suficiente apenas para cobrir gastos está longe de ser o ideal.

Escolas de ensino básico, faculdades, centros de idiomas e de cursos livres precisam se preparar para o crescimento da empresa. 

Para isso, é necessário um planejamento com uma gestão financeira que contemple a melhoria constante nos serviços oferecidos, a contratação de mão de obra qualificada e o incremento na estrutura, considerando não só os espaços físicos, mas, também, os processos internos.

A grande questão é: todo esse planejamento e desenvolvimento exige recursos financeiros disponíveis, portanto, buscar formas de garantir os pagamentos dos alunos é fundamental. Isso inclui optar por soluções que sejam vantajosas tanto para os estudantes quanto para a instituição.

Foi pensando nisso que a Faculdade Novoeste ativou o Sponte Pay, funcionalidade exclusiva do sistema Sponte que é voltada para o pagamento recorrente via cartão de crédito. Nossa equipe conversou com Mathias Freire, o gerente financeiro da instituição, para saber como essa ferramenta do Sponte transformou o pagamento tanto para os alunos quanto para a gestão.

Continue a leitura e confira!

A Faculdade Novoeste
Sponte Pay: quanto mais você usa, mais vantagens você tem
Melhore o fluxo de caixa a partir da adesão de mais alunos
A Faculdade Novoeste com o Sponte Pay: menos inadimplência e mais tranquilidade para os gestores

A Faculdade Novoeste

A Faculdade Novoeste é uma instituição de ensino superior localizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que oferta cursos de graduação e pós-graduação, além de cursos complementares com emissão de certificado. 

Segundo o gestor financeiro, Mathias Freire, a faculdade tem uma presença forte do modelo a distância no seu sistema de ensino: são 70 cursos EAD e entre 30 a 40 cursos na modalidade presencial.

Dessa forma, a instituição atende em torno de 2.800 estudantes de várias diversas regiões do Brasil.

Como era a rotina sem o Sponte Pay?

Como era a rotina sem o Sponte Pay?

Basicamente, desde o início de suas atividades, a Faculdade Novoeste trabalha com o pagamento via boleto bancário, cartão de débito e cartão de crédito, assim como a maioria das instituições de ensino. Mas o resultado não era tão satisfatório.

Segundo Mathias Freire, muitos estudantes encontravam dificuldades na hora de pagar o boleto. E o fato de uma parcela dos alunos não residirem em Campo Grande, tornava inviável que eles fossem até a faculdade realizar o pagamento presencialmente.

Os motivos que levam à inadimplência são diversos e variam conforme o contexto do aluno. No caso da Novoeste, os meios de pagamento pouco práticos para as necessidades dos estudantes, embora sejam métodos comuns, não estavam sendo eficientes.

Foi então que o gestor conheceu o Sponte Pay. De acordo com Mathias Freire, a faculdade já usava o sistema de gestão Sponte e recebeu um e-mail que apresentava a nova ferramenta de pagamento recorrente.

Por que escolher o Sponte Pay?

Quando se trata da saúde financeira da sua instituição de ensino, é preciso ser criterioso e analisar bem todas as opções antes de tomar as decisões. E foi isso que Mathias fez: observou as necessidades da Novoeste e foi atrás de possíveis soluções.

A princípio, as empresas com as quais a faculdade fechou os primeiros serviços de pagamento não agradaram, principalmente por dois grandes motivos: as taxas sobre as transações — que costumam ser muito altas — e a demora para que o valor caia na conta do centro de ensino superior.

Já o Sponte Pay, por sua vez, se mostrou diferente: as taxas cobradas são as menores do mercado para transações recorrentes no cartão de crédito (0,99% para os cartões das bandeiras Visa e Mastercard). Além disso, o gestor destaca a rapidez do repasse dos valores:

“O Sponte Pay veio nos trazer essa tranquilidade, porque a baixa já é automática. O cadastro do cartão é feito dentro da plataforma e isso traz mais segurança para o estudante.”

“Atendimento rápido! Só tenho feedbacks positivos!”

Atendimento rápido! Só tenho feedbacks positivos

Segundo o gerente financeiro da Novoeste, agilidade no atendimento e qualidade nas soluções oferecidas são marcas da Sponte. Mathias conta que assim que o contrato (enviado digitalmente) foi assinado pela instituição de ensino, o Sponte Pay, dentro de 24 horas, já estava habilitado no sistema da faculdade.

O cadastro e a liberação da ferramenta são realizados de forma rápida, sem grandes burocracias, agilizando a implementação para que sua instituição possa contar com o novo modelo de pagamento o mais rápido possível.

Além disso, a Sponte envia um material de treinamento com todas as explicações e recomendações de uso do sistema.

Sponte Pay: quanto mais você usa, mais vantagens você tem

A cobrança recorrente, na realidade, não é uma novidade no mercado de outros segmentos. No ramo do entretenimento, principalmente, muitas pessoas já aderiram a esse tipo de pagamento. Os melhores exemplos são os serviços de assinatura de streaming: Netflix, Spotify, YouTube Premium, Globo Play, Amazon Prime Video, entre tantos outros.

O Sponte Pay funciona de forma similar. Assim que o contrato é firmado, ou a partir do momento que o aluno decide aderir a essa modalidade de pagamento, seu cartão de crédito deve ser cadastrado dentro do sistema.

A ferramenta funciona integrada ao software de gestão Sponte, que apresenta ao usuário uma interface intuitiva, facilitando o cadastro e o acompanhamento de informações. Veja como é fácil cadastrar um aluno no Sponte Pay: 

  • Cadastre os dados do cartão de crédito do responsável pelo pagamento direto no sistema ou, ainda, por meio de um link que você pode enviar diretamente para que o cliente faça esse preenchimento. 
  • Esse envio pode ser feito por SMS, e-mail ou WhatsApp. 
  • Nesse cadastro, além dos dados básicos, já é definido em que dia será feito o pagamento. 
  • Importante ressaltar que esse preenchimento é feito de forma totalmente segura e uma única vez.

Feito isso, não há mais preocupação. O gestor pode ficar tranquilo, pois o valor será repassado automaticamente para a escola no dia que foi escolhido para ocorrer essa transação. Esse processo simplificado dá ainda mais vantagens para o cliente, como o gestor Mathias Freire pôde notar na Faculdade Novoeste.

Do ponto de vista do aluno, é um alívio saber que a mensalidade não interferirá no seu limite de crédito. Ou seja, além da comodidade, o pagamento recorrente não atrapalhará as finanças pessoais do estudante. Sem falar na segurança que o Sponte Pay oferece ao criptografar todos os dados dos clientes, evitando vazamentos de informações.

E, por falar em segurança, esse é um dos pontos altos do Sponte Pay: mais segurança e previsibilidade financeira para a instituição de ensino, diminuindo as taxas de inadimplência.

Tudo isso, sem precisar fechar contratos e negociar com terceiros. O Sponte Pay é um serviço completo e que está dentro do sistema Sponte, ou seja, não é necessário trabalhar com outras empresas para lidar com taxas de adquirência e gateways de pagamento, por exemplo. 

Melhore o fluxo de caixa a partir da adesão de mais alunos

Após implementar o Sponte Pay, a Faculdade Novoeste precisou apresentar essa novidade aos seus alunos. Estrategicamente, foi escolhido o WhatsApp como canal de comunicação para divulgar a novidade. 

Além disso, foi adotada uma abordagem do assunto de forma que aproximasse a ferramenta da realidade dos estudantes, uma vez que o termo “pagamento recorrente no cartão de crédito” pode soar pouco familiar e intimidador.

“Ofertamos esse tipo de pagamento como se fosse uma assinatura, usando como exemplo o Spotify e a Netflix”, contou Mathias Freire.

A partir do momento que os alunos compreenderam o funcionamento do Sponte Pay, a aceitação pelo método aumentou. O gestor ainda comentou que a Novoeste já utilizava descontos como chamariz, na intenção de combater a inadimplência, e potencializou essa ação unindo-a ao modelo de cobrança recorrente.

“O pagamento via assinatura traz tranquilidade para o estudante porque nossa mensalidade tem um desconto embutido por adimplência. Então, o valor da mensalidade tem desconto se for pago até a data de vencimento. Se o estudante pagar por ‘assinatura’, ganha mais 5%”.

Atualmente, Mathias afirma que a Novoeste cadastra entre três a quatro alunos por dia no Sponte Pay, e não para por aí. Os planos da instituição são de colocar cerca de 60% dos estudantes na modalidade de pagamento recorrente em até nove meses.

O gerente financeiro acredita na possibilidade de cumprimento dessa meta devido às vantagens que o sistema oferece aos alunos:

“Pelo EAD, temos estudantes do Brasil inteiro e a confiança no Sponte Pay fez com que o aluno pagasse sua mensalidade em dia, sem precisar entrar em contato e solicitar boletos.”

A Faculdade Novoeste com o Sponte Pay: menos inadimplência e mais tranquilidade para os gestores

Para Mathias Freire, a redução de casos de alunos inadimplentes é fator crucial para que a faculdade mantenha firme sua parceria com o Sponte Pay. Segundo o gestor, “tudo que diminua a inadimplência, para nós, é de grande valia”.

Desde que começou a usar a ferramenta, há apenas quatro meses, a Novoeste registrou uma queda de 10% a 15% na inadimplência. Freire afirma: “acreditamos que 60% desse resultado seja efeito do crédito recorrente do Sponte Pay”.

Essa mudança no cenário é responsável por mais tranquilidade para os gestores financeiros, que podem focar mais na administração dos recursos e menos na preocupação de que os valores das mensalidades sejam pagos no prazo, pois isso já é uma garantia desse modelo de cobrança.

Mathias também ressalta a postura aberta do time Sponte:

“Nós (da Novoeste) acreditamos nas trocas de ideias entre cliente e sistemas de gestão, e vocês são muito abertos a ideias. Isso faz com que nós fiquemos tranquilos e satisfeitos com o sistema e com o Sponte Pay. No meu caso, que sou gestor financeiro, me traz tranquilidade, pois sei que o sistema está abrindo portas.”

Sobre o Sponte Pay, Freire ainda afirma:

“Eu indico e acredito no projeto, e que ele vai ajudar muitas instituições de ensino. O mundo de hoje é praticamente digital, a gente precisa que o estudante tenha apenas uma preocupação: aprender. O financeiro pode e deve ser automatizado, facilitando a vida do estudante. O que é bom tem que ser compartilhado, e o Sponte Pay é um ótimo exemplo disso.”

Além disso, em nossa live sobre o Sponte Pay, Freire acrescentou que a ferramenta facilitou a gestão financeira da instituição, que só precisa cadastrar o pagamento uma vez para cada aluno que opta pelo pagamento recorrente. Confira este trecho do vídeo e veja como o sistema é importante para a Faculdade Novoeste:

Quer ver sua escola ou centro educacional aproveitando todos os benefícios do Sponte Pay? Entre em contato agora mesmo e saiba como levar nosso sistema para a sua instituição!

Conte sempre com o Sponte, seu sistema de gestão escolar, e com o Sponte Pay: o melhor meio de pagamento para instituições de ensino!

Quer saber mais sobre como o pagamento recorrente pode ajudar a combater a inadimplência na sua escola? Então confira o nosso eBook: 

Pagamento recorrente: como ele ajuda a solucionar a inadimplência nas escolas?

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *