Por Suellen Bosse, 02 de fevereiro de 2022
Tempo de leitura: 9 minutos

Volta às aulas com segurança: planejamento da gestão escolar para ter um ano letivo de sucesso

Soluções para o gestor escolar planejar e garantir a volta às aulas com segurança para um ano letivo de sucesso.

Planejamento da gestão escolar para volta às aulas | Sponte

Estamos há poucos dias da volta às aulas. Sua gestão escolar certamente está se preparando para este ano letivo, não é?

Neste retorno das aulas presenciais em 2022, há um detalhe muito importante que todas as instituições de ensino precisam estar atentas: a pandemia ainda não terminou e a vacinação para crianças está apenas começando! 

Ou seja, sua gestão educacional precisa se organizar para garantir a segurança de toda a comunidade escolar contra a disseminação do coronavírus em sua escola.

Isso envolve tomar uma série de cuidados básicos para proteger seus alunos, professores e toda a equipe escolar. Tudo isso faz parte dos cuidados necessários para o retorno às aulas presenciais

Além disso, alunos e pais estão em euforia e com diversas expectativas, alguns professores e funcionários acabaram de chegar e os gestores e diretores estão com diversas perspectivas para que a escola tenha um bom ano. 

Por esses motivos, o retorno às aulas também precisa ser muito bem planejado e executado, para atender às expectativas de todos, recepcionar bem os alunos, integrar os novos membros da equipe e sobreviver a mais um período lidando com o coronavírus.

Por isso, organizamos as informações mais importantes e soluções para você garantir a segurança de todos e um ano letivo de sucesso com muitos resultados.

Aproveite a leitura! 

A influência da pandemia sobre o planejamento escolar em 2022
Cuidados básicos para sua escola estar segura nas aulas presenciais
Atenção psicológica também é fundamental na volta às aulas
Planejamento e definição de metas do ano letivo
Recepção de seus funcionários, novos membros e a promoção de um evento de integração de equipe
Recepção para os alunos, pais e responsáveis.
Investimento em tecnologia provou ser o melhor aliado do gestor escolar

A influência da pandemia sobre o planejamento escolar em 2022

Planejamento da gestão escolar para volta às aulas | Sponte

A pandemia de coronavírus em andamento continua trazendo incertezas para o ano letivo. Por isso, os gestores escolares precisam permanecer levando em consideração a segurança e adaptação à nova realidade na organização para volta às aulas. 

O que esperamos para 2022 é um ano de condensação de tudo que foi aprendido até aqui. 

As melhores práticas, modelos pedagógicos e de gestão educacional e transformações metodológicas vão permanecer e se aprimorar cada vez mais. 

Além disso, diversos elementos que surgiram para aperfeiçoar a educação durante o cenário pandêmico, assim como as inúmeras soluções digitais, vão continuar no planejamento da escola em 2022.

É claro, o cenário para este ano segue sendo desafiador e o retorno ao que era em 2019 é totalmente improvável. 

Porém, estamos otimistas de que combinar tudo que foi aprendido até aqui para construir um futuro melhor para educação é o melhor caminho para este novo ano letivo. 

Leia mais: Os desafios do diretor pós-pandemia: como lidar com essas mudanças?

Pensando nisso, preparamos algumas soluções para você, gestor escolar, investir em 2022, unindo o que foi aprendido até aqui e novas tendências. Veja:

Planejamento da gestão escolar para volta às aulas | Sponte

Cuidados básicos para sua escola estar segura nas aulas presenciais

Apesar de já termos acesso à vacinação, o risco do coronavírus permanece. Sua escola precisa estar especialmente atenta, pois o perigo é maior em um lugar com tantas pessoas reunidas, certo?

Então, para que sua escola de educação básica seja um espaço seguro e livre de covid, é preciso seguir algumas instruções básicas. Confira:

Uso obrigatório de máscaras o tempo todo

O primeiro ponto é o mais básico, mas também pode ser bastante complicado de aplicar. Sua comunidade escolar deve continuar usando máscaras durante todo o tempo em que estiverem nos espaços da escola, assim como acontece nas ruas, no comércio ou em qualquer outro espaço público.

Ajude na conscientização de que ainda é necessário usar máscaras, tanto do corpo de funcionários quanto dos alunos e seus familiares.

Em prol de uma comunicação eficaz com pais e alunos, para lembrar dessa necessidade e fortalecer a conscientização deles, vale a pena contar com uma ferramenta como o Portal do Aluno do Sponte.

Leia mais: A comunicação entre pais e escola: o que a tecnologia tem a nos ensinar?

Medição de temperatura na entrada da escola e nos intervalos

Como você já sabe, a febre é um dos principais sintomas da covid-19. Então, para ajudar a evitar a presença de pessoas contaminadas no ambiente escolar, continue medindo a temperatura de todos na entrada da escola e faça uma nova medição nos intervalos.

No entanto, é importante lembrar que a febre não é o único sintoma e que mesmo pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus. Por isso, a medição de temperatura não é uma garantia de segurança. Todos os outros cuidados devem continuar sendo tomados, mesmo que todos estejam com a temperatura corporal equilibrada. Você também deve continuar recomendando que os alunos não compareçam à escola com qualquer sintoma respiratório.

Distanciamento social em todos os ambientes

Lembre-se: o coronavírus ainda circula entre nós, por isso, nada de ter salas lotadas ou aglomerações no pátio! Mesmo com a máscara, a transmissão é possível se as pessoas estiverem próximas.

Por isso, busque ter um distanciamento mínimo de 1,5m entre as carteiras em suas salas — mesmo que isso signifique ter de reorganizar todas as aulas, fazer um revezamento nos horários escolares e ainda manter pessoas no ensino remoto.

Para te ajudar com isso, você pode conhecer os benefícios da parceria entre Urânia e Sponte no planejamento do quadro de horários.

Limpeza da escola

Sabemos que a limpeza da escola é algo essencial, mesmo fora dos tempos de pandemia. Essa limpeza precisa continuar sendo extremamente cuidadosa, por segurança e também para que todos vejam o cuidado do local. 

Lavar as mãos e os objetos

É importante continuar incentivando seus alunos a lavarem as mãos todas as vezes que puderem. Vale a pena pedir para que eles continuem fazendo isso sempre ao entrar e ao sair da escola. 

Disponibilidade de álcool em gel nos ambientes da escola

Para mostrar que os cuidados continuam, é importante continuar com os frascos de álcool em gel em cada sala e também nos ambientes comuns da escola. 

Ventilação dos espaços

Todas as salas de aula e outros ambientes fechados devem estar constantemente ventilados. Para isso, mantenha as janelas e portas sempre abertas, mesmo em períodos de frio.

Planejamento da gestão escolar para volta às aulas | Sponte

Atenção psicológica também é fundamental na volta às aulas

Sua gestão pedagógica também precisa estar consciente de que alunos, professores e funcionários podem estar fragilizados pelo período de pandemia.

Por isso, é essencial que sua escola ofereça atenção psicológica e respeite o tempo e as necessidades de cada um. É interessante, inclusive, contar com um psicólogo educacional dentro da escola.

Cuidar da saúde mental dos alunos é importante para promover um maior envolvimento nas aulas, reduzir o estresse e ansiedade e melhorar o bem-estar.

Algumas formas para você ficar atento às necessidades emocionais dos alunos:

  • Avalie o clima escolar
  • Apoie a aprendizagem socioemocional
  • Realize avaliações e acompanhamentos psicológicos e acadêmicos
  • Fortaleça a parceria família-escola

Leia mais: Saúde mental e retenção de alunos: entenda a relação e como sua escola de idiomas pode agir

Temos certeza de que, com esses cuidados, seus alunos serão incentivados a desenvolverem habilidades de relacionamento e empatia, além de melhorar o bem-estar emocional de cada um. 

Leia mais: Volta às aulas presenciais: como sua gestão escolar pode lidar com o medo da covid-19?

Planejamento e definição de metas do ano letivo

Planejamento e clareza são as palavras-chave para iniciar o período letivo bem e ter um ano produtivo. 

Para que o planejamento seja executável, é importante fazer uma análise detalhada de todos os processos da escola no ano anterior. 

Assim, o gestor consegue ter ideia dos problemas que a escola enfrentou, das boas atitudes e das conquistas que ela teve. Então é possível fazer um planejamento que supere os problemas e que mantenha boas práticas, além de definir metas para elevar o número de conquistas.

Leia mais: O planejamento pedagógico e sua influência nas escolas

Planejamento da gestão escolar para volta às aulas | Sponte

Recepção de seus funcionários, novos membros e a promoção de um evento de integração de equipe

Antes do início das aulas também é importante que o gestor recepcione bem os funcionários e, especialmente, os novos membros.

De um ano para o outro é comum em escolas a mudança no quadro de funcionários, principalmente do corpo docente 

Por isso, recepcioná-los bem e promover a integração da equipe é primordial para um bom convívio e dedicação ao longo do período letivo.

Nesse sentido, você pode fazer um evento de recepção e integração, aproveitando para apresentar os princípios da instituição, os resultados obtidos no ano anterior e as metas do ano que se inicia. 

Peça sugestões e críticas construtivas em relação ao planejamento e anote-as para futura análise e implementação.

Mas lembre-se de realizar um evento que seja produtivo e divertido ao mesmo tempo e busque intercalar atividades descontraídas com as atividades de apresentação, sempre com atenção aos cuidados de higiene para evitar contaminação por coronavírus.

Assim, o evento não fica tedioso e os funcionários permanecem mais atentos.

Faça uma recepção para os alunos, pais e responsáveis

Outro cuidado que os gestores escolares devem ter é o dia de recepção dos alunos, pais e responsáveis.

Essa é uma das partes mais importantes, além de ser o primeiro passo para definir o bom relacionamento entre todos da comunidade escolar.

Planeje um evento que promova a interação e que auxilie os pais e os estudantes em todas as suas dúvidas. Se necessário, realize o evento em duas ou mais etapas, para não causar aglomeração e poder organizar o distanciamento social.

Apresente o corpo docente e os funcionários da escola e estabeleça um resumo do calendário escolar, mostre que você se preocupa com o bem-estar de seus alunos e aproveite para informá-los de seus direitos e deveres e das regras de boa convivência.

Reserve este primeiro dia para recepção, apresentação e integração, e não se esqueça de se preparar para sanar as dúvidas e orientar os estudantes, seus pais e responsáveis.

Planejamento da gestão escolar para volta às aulas | Sponte

Investimento em tecnologia provou ser o melhor aliado do gestor escolar

A tecnologia sem dúvidas ganhou espaço na gestão escolar nos últimos dois anos. Ela ofereceu facilidades no dia a dia do gestor, se tornou um investimento seguro e abrangente, que transformou desde a administração até a comunicação com alunos, pais e responsáveis.

Para esta volta às aulas, vai ser muito importante continuar investindo na tecnologia em sala de aula, na secretaria escolar e na gestão. Veja os grandes benefícios que ela leva para sua escola: 

  • Agiliza processos
  • Garante mais produtividade na gestão escolar
  • Aproxima a gestão à realidade dos alunos
  • Apoia a inovação
  • Permite acompanhar resultados
  • Otimiza o uso dos seus recursos
  • E mais!

Como você já sabe, o bom funcionamento de qualquer instituição de ensino depende da preocupação do gestor com a qualidade dos processos. É preciso acompanhar as tendências para a educação, se interessar pelo crescimento da escola e pelo engajamento dos professores e alunos que fazem parte dela. 

Por isso, se você deseja colocar em prática todas as soluções que citamos aqui e ficar sempre à frente na gestão escolar, saiba que a tecnologia é uma estratégia competitiva. Veja exemplos: 

Gestão Pedagógica

Sabemos que o seu modelo pedagógico é o diferencial de sua escola! Por isso, com a tecnologia do Sistema de Gestão Escolar Sponte, você configura o seu modelo avaliativo e toda a documentação pedagógica com liberdade, autonomia e de forma rápida e descomplicada.

Você ganha espaço para se preocupar com todas as soluções que oferecemos neste texto.

Leia mais: Gestão pedagógica: o que é e como fazer

Gestão financeira

A gestão financeira escolar do Sponte elimina processos manuais e dá muito mais eficiência para sua equipe. Você tem o fluxo de caixa sempre ao seu alcance? Com o Sponte você conquista o melhor controle financeiro, com processos de cobranças e meios de pagamentos automatizados.

Dessa forma, você consegue investir em infraestrutura para sua escola, capacitação de professores e outros investimentos que você sempre sonhou para a sua escola.

Gestão de secretaria

Com o Sponte, sua equipe administrativa ganha mais tempo com a automatização de processos que antes eram manuais, como registros pedagógicos, financeiros e de comunicação, tornando a experiência do aluno mais digitalizada.

Aliás, seu aluno teve uma experiência totalmente digital nos primeiros dois anos da pandemia, ou seja, ele já se acostumou com a tecnologia e pretende continuar imerso nela. Pense nisso!

Leia mais: Gestão da secretaria escolar: o que é e como fazer

Portal do Aluno

Tem dificuldades com pais e alunos que não conseguem acompanhar o dia a dia da escola? 

Com o Portal do Aluno e o aplicativo Sponte Agenda, sua comunidade escolar fica conectada e com acesso a informações como faltas, notas e situação financeira. Tudo isso de forma rápida, sem complicações e de forma totalmente digital.

Desse modo, as famílias conseguem participar da vida escolar do aluno sem precisar ir até a escola e, muitas vezes, correr o risco de contrair o vírus no caminho.

Leia mais: Por que começar o ano letivo de 2022 com o Sistema de Gestão Escolar Sponte?

Sala de aula online 

As aulas online são uma realidade. Mesmo com o retorno presencial, a escola precisa estar preparada estruturalmente para essa modalidade de ensino.

Com aulas online dentro do sistema Sponte, o professor disponibiliza facilmente o link de acesso à videochamada. Ou seja, mais organização e agilidade no dia a dia das aulas a distância.

Depois de dois anos de pandemia e tanto tempo para preparação, não se pode mais deixar o aluno perder aula e conteúdo por falta de equipamentos adequados, não é?

A Sponte deseja a você e toda sua comunidade escolar um excelente início de ano letivo. E se você quiser continuar aprendendo sobre volta às aulas presenciais e como cuidar da saúde mental da sua comunidade escolar, assista ao nosso webinar: 

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Gerente de Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.