Volta às aulas: confira algumas dicas para se organizar nessa etapa do ano

Confira algumas dicas de como organizar uma volta as aulas bem completa para ter melhores resultados em todos os momentos

Por Sponte em 05 de fevereiro de 2018.

A época de volta às aulas é um momento muito importante para toda a comunidade escolar. Alunos e pais estão em euforia e com diversas expectativas, alguns professores e funcionários acabaram de chegar e os gestores e diretores estão com diversas perspectivas para que a escola tenha um bom ano. Por esses motivos, o retorno às aulas também precisa ser muito bem planejado e executado, para atender às expectativas de todos, recepcionar bem os alunos e integrar os novos membros da equipe.

Pensando nisso, a Sponte trouxe para você algumas dicas de como se organizar nessa etapa do ano e começar o período letivo com o pé direito. Acompanhe a leitura e confira!

1.Faça um planejamento e defina as metas do ano

Planejamento e clareza são as palavras chave para iniciar o período letivo bem e ter um ano produtivo. Para que o planejamento seja executável, é importante fazer uma análise detalhada de todos os processos da escola no ano anterior. Assim, o gestor consegue ter ideia dos problemas que a escola enfrentou, das boas atitudes e das conquistas que ela teve; tornando possível fazer um planejamento que supere os problemas e que mantenha as boas práticas, além de definir metas para elevar o número de conquistas.

2. Recepcione seus funcionários e os novos membros e promova um evento de integração de equipe

Antes do início das aulas também é importante que o gestor recepcione bem os funcionários e, especialmente, os novos membros.

De um ano para o outro, é comum, em escolas, a mudança no quadro de funcionários, principalmente do corpo docente. Por isso, recepciona-los bem e promover a integração da equipe é primordial para um bom convívio e dedicação ao longo do período letivo.

Nesse sentido, você pode fazer um evento de recepção e integração, aproveitando para apresentar os princípios da instituição, os resultados obtidos no ano anterior e as metas do ano que se inicia. Peça sugestões e críticas construtivas em relação ao planejamento e anote-as para futura análise e implementação.

Mas, lembre-se de realizar um evento que seja produtivo e divertido ao mesmo tempo e busque intercalar atividades descontraídas com as atividades de apresentação. Assim, o evento não fica maçante e os funcionários permanecem mais atentos.

3. Faça uma recepção para os alunos e pais

Por fim, o dia de recepção dos alunos e dos pais é uma das partes mais importantes, que definirá o bom relacionamento entre todos da comunidade escolar.

Planeje um evento que promova a interação e que auxilie os pais e os estudantes em todas as suas dúvidas. Apresente o corpo docente e os funcionários da escola e estabeleça um resumo do calendário escolar, mostre que você se preocupa com o bem-estar de seus alunos e aproveite para informa-los de seus direitos e deveres e das regras de boa convivência.

Reserve esse primeiro dia para recepção, apresentação e integração, e não se esqueça de se preparar para sanar as dúvidas e orientar os estudantes e seus pais.

A Sponte deseja a você e a toda comunidade escolar um excelente início de período letivo. Esperamos acompanha-los durante todo o ano de 2018!

Gostou das nossas dicas? Já está se preparando para o início das aulas? Conte-nos sua experiência através dos nossos canais de comunicação!

Sponte /