Como preparar sua escola para os próximos meses?

Descubra como preparar sua escola e sua gestão administrativa e pedagógica para os próximos meses e a volta às aulas.

Por Cristopher Morais em 16 de abril de 2020.

Em um momento de muitas incertezas, advindas da situação causada pelo coronavírus, surge uma pergunta: Como se preparar para a volta às aulas? 

A resposta para essa pergunta está no planejamento, que será mais do que necessário, e nas ferramentas tecnológicas que poderão ser aplicadas na gestão pedagógica e administrativa. 

Assim como a tecnologia mudou a forma de desenvolvimento de diversos processos, ela também acabou impactando e gerando mudanças nas escolas. E é importante destacar que a tecnologia existe para facilitar e agilizar processos. Então estes são os benefícios, entre tantos mais, que sua escola recebe quando utiliza tecnologia. 

Junto da tecnologia, alguns processos deverão ser repensados. Foi por isso que preparamos este conteúdo! 

Confira como preparar sua escola para os próximos meses, quando o retorno às aulas acontecer! 

Comece pelas estratégias digitais

Como preparar sua escola para os próximos meses? | Sponte

O digital vai te ajudar muito durante a quarentena, e ainda mais depois que este período terminar!

Conte com ferramentas digitais para dar aulas remotas virtuais, enviar atividades através de plataformas online, e implantar a utilização de gabaritos e portais do aluno em sistemas ou aplicativos. 

Isso é de grande valia para lidar com a pausa das aulas presenciais. Mas isso tudo pode continuar a ser utilizado quando as aulas voltarem à normalidade, pois tornam o processo de ensino e aprendizagem muito mais dinâmico. 

Lembre-se de que é possível também fazer avaliações online. Existem sistemas e aplicativos que permitem que os alunos tenham acesso às provas e exercícios, além de garantir que os professores possam avaliar os alunos através de suas respostas. 

A tecnologia utilizada fora da sala de aula, é importante para que a criança ou adolescente continue o processo de aprendizagem. Contudo, ela também deve ser utilizada dentro de sala. 

Leve a internet, por exemplo, para dentro da sala de aula. Permita que sua aula fique mais dinâmica. Isso é essencial para que as crianças possam se sentir mais 

atraídas pelo conhecimento!

Para isso, utilize as ferramentas do Google, como o Google Earth, livros e vídeos online e muito mais. 

Mantenha canais de comunicação ativa com pais, alunos e responsáveis

Durante a quarentena, os canais de comunicação utilizados serão na maioria digitais. Grande parte do contato será através do Facebook, Instagram, WhatsApp e SMS. Afinal de contas, alunos, pais e responsáveis não estarão indo até a escola. 

Na volta às aulas, o contato através dessas mídias irá permanecer, pois foi o único canal possível de conversa com sua escola por algumas semanas. Por isso mesmo, continue respondendo com a mesma atenção de antes a cada uma das mensagens. Isso mostra para as pessoas que independente da situação, sua escola segue preocupada em ajudar cada um, da forma que for possível. 

Vale a pena destacar que existe outro canal também: o e-mail. Através dele muitas pessoas recebem as informações da sua instituição como a disponibilidade de atividades para que os estudantes resolvam, viagens de turma, reuniões e demais eventos escolares. 

Possuir um portal do aluno também irá auxiliar toda sua gestão de relacionamento escolar! A partir de um só canal, todas as atividades, notas e informações do aluno, ficarão disponíveis. O Sponte permite isso!

Além de ser um ambiente onde o aluno desenvolve e entrega suas atividades, o portal do aluno também serve como um canal de comunicação entre sua escola e os alunos, pais e responsáveis! 

Assim, o relacionamento entre todos que compõem sua comunidade escolar se torna facilitado e centralizado. 

Reorganize sua gestão administrativa

Toda gestão administrativa inicia o ano com ideias e planejamentos para serem colocados em prática durante o ano letivo. Esta pausa nas atividades, demandará que sua escola retome todos os planos e veja o que será passível de acontecer. 

O primeiro setor que precisará de análise é o financeiro. Faça projeções de gastos futuros, o número de alunos matriculados, quantos alunos estão inadimplentes e quantas mensalidades estão sendo pagas. 

Vale a pena fazer um planejamento financeiro levando em conta o cenário em que sua escola está inserido. Tendo em vista seu fluxo de caixa e os custos relacionados a sua instituição, procure analisar e fazer novos planos e criar novas estratégias. 

No que diz respeito a sua administração, manter o máximo de tarefas online irá garantir muito mais produtividade para sua instituição.

As matrículas online são um grande exemplo disso. Tendo essa opção em sua instituição, o processo da matrícula se torna muito mais fácil para alunos, pais e responsáveis. Além do mais, sua equipe ganha tempo para se dedicar a outras atividades, pois o sistema fará tudo automaticamente. 

Contando com um sistema em nuvem como o Sponte, você pode levar sua gestão para qualquer lugar. Os processos administrativos e muitos processos pedagógicos podem ser feitos diretamente no acesso do sistema. Basta estar conectado á internet! 

Reorganize sua gestão pedagógica

Como preparar sua escola para os próximos meses? | Sponte

Sua instituição depende muito da gestão escolar administrativa. Mas não podemos esquecer da pedagógica!

Faça uma revisão de plano de aulas. Vale lembrar que seu Projeto Político Pedagógico (PPP) deve estar alinhado com a BNCC. 

Caso seus professores precisem de ajuda para analisar e reorganizar seu plano de aulas, leve em conta as diretrizes desse documento. 

O MEC (Ministério da Educação)  também irá trazer notícias e dará diretrizes de como escolas deverão lidar com a volta às aulas, portanto fique de olho nas notícias do site oficial. 

O Comitê Operativo de Emergência (COE) foi criado para debater e definir medidas de combate à disseminação do novo coronavírus nas escolas de todo o país. Por isso, ele estará guiando gestores em diversos aspectos em relação às próximas ações desenvolvidas para lidar com a doença COVID-19.  

Quer conhecer mais ferramentas que podem auxiliar sua escola? Então confira nosso blog: Ferramentas onlines para sua escola de idiomas

Conclusão 

De toda forma, procure manter os alunos, seus professores e toda a comunidade pedagógica da sua escola ativa e motivada neste período. Assim, quando as aulas retornarem, o impacto será menor!

Não se esqueça também de avaliar sua gestão administrativa e pedagógica, colocando em prática ações que possam dinamizar sua escola e mantê-la ativa. 

Não se esqueça de adicionar tecnologia em seus processos, para garantir que seus resultados continuem sendo positivos e produtivos. 

Se preocupe também com a retenção e com a captação de alunos. No momento da quarentena é preciso atender seus alunos e manter um relacionamento entre sua escola, alunos, pais e responsáveis, para que eles sejam fidelizados.

Contudo, assim que as aulas retornarem, procure captar mais alunos para conseguir também um aumento de número de alunos. 

Procurando dicas de como captar e fidelizar alunos? Então confira nosso eBook:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.