Torne a sua gestão escolar mais digital com essas ferramentas

Utilizar tecnologia na gestão escolar pode trazer muitos benefícios para sua escola. Descubra como fazer isso e quais são essas ferramentas digitais:

Por Willian Rauta em 12 de maio de 2020.

Ferramentas digitais tornam o dia a dia da nossa vida pessoal mais fácil em diversos aspectos. Podemos fazer compras, aprender coisas novas e tornar processos muito mais ágeis. 

Esses benefícios também podem fazer parte de uma gestão escolar, quando utilizamos ferramentas digitais, tanto nas atividades do campo administrativo, quanto pedagógico. 

Durante a pandemia do coronavírus, a fim de respeitar o distanciamento social necessário, muitos processos se tornaram virtuais. Isso trouxe muitas vantagens para pessoas e para negócios. 

Estas vantagens não serão esquecidas quando tudo voltar ao normal. Então a verdade é que: Muitos procedimentos se tornaram digitais e isso irá permanecer, e até mesmo se intensificar, com o fim da quarentena. 

Se perguntando quais tecnologioas serão necessárias para facilitar sua gestão durante e depois da pandemia da COVID-19? Quer compreeder como utilizas estas ferramentas em sua escola?

Continue sua leitura e aprenda tudo sobre o assunto: 

A importância da tecnologia na gestão escolar e nos processos

Torne a sua gestão escolar mais digital com essas ferramentas | Sponte

Uma gestão escolar depende de muitos fatores para que tenha bons resultados, como uma gestão financeira eficiente, a comunicação eficaz com sua equipe e comunidade envolvida, maior engajamento com as atividades desenvolvidas em sala de aula e muito mais.

Diante de tantos desafios a serem vencidos no dia a dia, a tecnologia se faz uma ótima aliada para professores na sala de aula, e para gestores encarregados. Isso porque ela oferece agilidade e organização, além de centralizar as atividades em um só lugar, como acontece com a utilização de um sistema de gestão. 

Além do mais, a produtividade também aumenta. Afinal de contas, se alcança mais qualidade das atividades desenvolvidas, aliadas a agilidade citada anteriormente. 

Isso significa que todos os procedimentos administrativos e pedagógicos, se feitos em plataforma digital, podem tornar o trabalho de toda a equipe de sua escola melhor, evitando erros, além de melhorar a experiência do aluno. 

As vantagens de tornar sua escola mais digital, são:

  • Aumento de produtividade;
  • Diminuição de erros em processos;
  • Melhora da experiência do aluno;
  • Agilidade nas tarefas;
  • Aulas mais dinâmicas;
  • Centralização de tarefas;
  • Relatórios para acompanhar seus resultados;
  • E muito mais!

Agora que você já sabe que tornar sua escola mais digital trará muitos benefícios, é hora de ir além. 

Softwares e aplicativos para tornar sua escola mais digital

Torne a sua gestão escolar mais digital com essas ferramentas | Sponte

Softwares e aplicativos podem ser verdadeiros aliados de gestores, da sua comunidade acadêmica, professores, alunos, pais e responsáveis. Para tanto, é preciso contar com ferramentas propícias para instituições. 

A melhor opção é encontrar um sistema que possua portais e aplicativos específicos para as demandas das escolas. 

Acompanhe algumas funcionalidades que podem ser encontradas em sistemas de gestão escolar:

Matrículas online

A funcionalidade que permite que as matrículas sejam feitas online facilita o processo para pais, responsáveis e alunos, já que eles não precisam se dirigir até a escola, para tanto.  

Além do mais, sua equipe poderá utilizar o tempo em que estaria atendendo ao público e realizando matrículas, para desenvolver outras atividades administrativas. 

Pagamento recorrente

O pagamento recorrente é uma funcionalidade que ajuda a combater a inadimplência e promove maior organização dos recebimentos de mensalidades em sua escola, uma vez que faz isso de forma automática.

A cobrança recorrente é feita no cartão de crédito, diretamente do sistema com data e valor definidos. 

Avaliações online

Plataformas digitais podem permitir que sejam feitas avaliações online. Assim, no momento em que as aulas não podem ser feitas presencialmente, é possível seguir com as atividades letivas. 

Durante a pandemia do coronavírus, as avaliações online se tornaram essenciais, para que as aulas tivessem continuidade, frente à quarentena necessária. 

Aplicativos

A gama de aplicativos que podem ser utilizados para tornar o processo de ensino-aprendizagem é bastante grande. Alguns deles são:

  • Socrative: auxilia no desenvolvimento de tarefas que podem ser feitas em casa;
  • Primer: oferece textos e exercícios sobre Marketing, Conteúdo, Métricas, Design e Publicidade;
  • Gabaritar: auxilia na organização dos estudos e oferece questões para desenvolvimento e editais. Nele o usuário pode acompanhar em gráficos sua evolução na resolução das questões que estão sendo feitas.

Portal do aluno

Um sistema que conte com um portal do aluno, como o Sponte, permite que o aluno, e até mesmo seus pais ou responsáveis, acessem informações como notas, frequência nas aulas e até questões financeiras. 

O Sponte possui um APP que permite que essas informações sejam acompanhadas via mobile, facilmente e de qualquer lugar. 

Gestão financeira

A centralização de processos financeiros é muito importante em escolas. A partir disso, é possível acompanhar resultados e estabelecer metas para novos investimentos ou cortes de custos. 

Com o Sponte, é possível fazer a emissão de NF, controlar o fluxo de caixa, acompanhar o pagamento das mensalidades e até mesmo optar pela cobrança recorrente. 

Conclusão

Quando sua escola se torna mais digital, ela melhora a experiência do aluno, de seus pais e responsáveis, em relação à escola. Isso contribui na captação e na retenção de alunos em sua instituição.

Vale destacar também que a situação de pandemia da COVID-19 acabou aumentando a relevância das ferramentas digitais em todo o mundo. E isso continuará sendo frequente quando as coisas voltarem ao normal. 

Por isso mesmo, se preocupe em tornar sua escola mais digital agora mesmo, e aproveite as vantagens disso! 

Conte com as ferramentas do Sponte para tornar sua escola mais digital, e alcance uma gestão mais efetiva no campo pedagógico e administrativo!

Quer saber mais sobre os desafios de escolas em relação à COVID-19 e como lidar com cada um deles? Acompanhe nosso eBook e saiba tudo sobre o assunto: 

Willian Rauta / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto da Sponte, com mais de 7 anos de experiência em soluções tecnológicas para a área de educação, faz parte do time da Sponte há 10 anos.