voltar blog Inicio do blog

Dia dos Professores e valorização do corpo docente na escola

6 min de leitura

Valorizar os profissionais da educação é fundamental para oferecer um ensino de qualidade, e isso envolve celebrar o Dia dos Professores, mas também oferecer condições adequadas para o seu trabalho.

Valorizar os profissionais da educação é fundamental para oferecer um ensino de qualidade, e isso envolve celebrar o Dia dos Professores, mas também oferecer condições adequadas para o seu trabalho.


O Dia dos Professores é um excelente momento para pensar no seu corpo docente e dedicar um tempo especial para incentivar, motivar e valorizar os profissionais de educação na sua escola.

Afinal, a valorização do professor é um ponto essencial para o sucesso das aulas, para o bem-estar do ambiente educacional e até para a própria retenção dos seus educadores.

E, mesmo sendo tão importante, esse elemento está em falta nas escolas brasileiras.

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem 2024 (Talis, na sigla em inglês), divulgada em 2025 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que apenas 14% dos professores brasileiros sentem que a profissão é valorizada pela sociedade.

O valor do Brasil fica abaixo da média de todos os países da OCDE, que é de 22%. Para chegar nesses números, a pesquisa ouviu mais de 280 mil professores e diretores de 17 mil escolas em 54 sistemas educacionais pelo mundo, entre os meses de junho e julho de 2024.

Nesse cenário, podemos usar o Dia dos Professores como o momento certo para reforçar a valorização dos profissionais da educação — que deve ocorrer ao longo do ano todo.

A importância da valorização do professor no Brasil

Por meio da valorização do professor, você pode melhorar a qualidade do ensino, cuidar da saúde dos seus educadores e ainda evitar que eles saiam da escola. Entenda esses três pontos em detalhes:

Qualidade do ensino e retenção de alunos

Segundo a OCDE, em sua página sobre professores e educadores, a aprendizagem é influenciada por muitos fatores, como o contexto familiar dos alunos, suas habilidades e sua motivação.

No entanto, o fator mais importante dentro das escolas é o ensino e a qualidade dos professores e instrutores.

Mas, para isso, os educadores precisam ser valorizados. Eles têm de se sentir importantes para a escola, e realmente engajados na realidade educacional.

Afinal, professores engajados contribuem até para a retenção e captação de alunos, além de levarem a qualidade do ensino para um nível muito maior.

🔎 Leia mais: Tudo sobre gestão de professores na escola.

Saúde mental dos professores

A lei nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024 instituiu a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Segundo ela, a instituição de ensino deve promover estratégias de cuidado para a saúde mental de toda a comunidade escolar, incluindo seus professores.

Já a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) — regulação que cuida da segurança dos trabalhadores em geral — passou a incluir, em 2024, demandas de cuidado de saúde mental.

A lei nº. 14.831, de 27 de março de 2024, por sua vez, define parâmetros que toda empresa — inclusive escolas — deve seguir para conquistar o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental.

Ou seja: a partir de 2024, a saúde mental dos trabalhadores se tornou um ponto importantíssimo na legislação nacional. Isso vale também para os profissionais da educação.

Enfim, sua escola deve cuidar da saúde mental dos professores não apenas para cumprir as leis, mas também para criar um ambiente escolar de bem-estar, respeito, saúde e desenvolvimento humano. E valorizar os professores é um grande passo nessa direção.

Retenção de professores

Evasão de professores é um dos maiores desafios de uma escola particular. Todo ano, vários profissionais da educação saem das instituições em que trabalham, seja para lecionar em outras escolas, seja para mudar de profissão.

Mas o estudo da OCDE deixa claro: professores que sentem que sua profissão é valorizada têm 10% menos chance de abandonar o trabalho, mesmo após considerar outras motivações, como modalidade de trabalho e satisfação com os termos de contrato, incluindo salário.

Ou seja: valorizar o professor é uma poderosa ferramenta de retenção de talentos.

🔎 Leia mais: 10 dicas para retenção de professores: veja como cuidar do seu corpo docente.

O Dia dos Professores na educação brasileira

Celebrado no dia 15 de outubro, o Dia dos Professores é o momento certo para dar aquele incentivo a mais para o seu corpo docente. Entenda essa data tão importante:

Qual é a origem do Dia dos Professores?

Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, então imperador do Brasil, criou o Ensino Elementar no Brasil, decretando que "todas as cidades, vilas e lugarejos” deveriam ter escolas que ensinassem as primeiras letras.

Já em 1947, 120 anos depois do decreto imperial, o professor Salomão Becker — junto a outros três educadores — propôs que o 15 de outubro fosse um dia de parada na rotina escolar. Uma data especial, focada em analisar os rumos da educação, trocar ideias com pais e responsáveis e definir novos caminhos.

Becker era educador em Piracicaba, interior de São Paulo. Mas a comemoração bem-sucedida logo se espalhou pelo país e foi reconhecida como feriado escolar nacional, por meio do decreto n.º 52.682, de 14 de outubro de 1963, para marcar a valorização do professor no Brasil. 

Qual é a importância dessa data para a valorização do professor?

Como vimos, o Dia dos Professores é uma oportunidade para valorizar os educadores e fortalecer o vínculo entre eles e a gestão escolar.

É claro que a valorização dos docentes deve ser permanente ao longo de todo o ano, mas ter essa data específica ajuda as escolas e os alunos a terem um momento para deixar essa admiração ainda mais clara e celebrar essas pessoas tão importantes para a sociedade.

Como celebrar o Dia dos Professores na escola?

O Dia dos Professores é tido como feriado escolar desde o decreto de 1963, e as escolas podem decidir entre dar folga para seus educadores ou realizar atividades especiais.

Com isso em mente, organizamos uma lista de dicas que podem ser aplicadas no próprio dia 15 de outubro ou em outra data próxima, caso a escola resolva fazer feriado no Dia dos Professores. Confira:

1. Prepare a escola com decorações que reconheçam a importância do corpo docente

Mudar o visual da escola é uma excelente forma de mostrar a valorização dos professores. Decorações, murais e cartazes são ótimas opções — especialmente se forem feitos pela gestão e pelos alunos, demonstrando de maneira clara a admiração aos educadores.

Mas lembre-se: não peça para os professores fazerem a decoração. A comemoração não deve significar trabalho extra para eles.

Mural do reconhecimento

Uma boa opção de decoração é o mural do reconhecimento, um espaço no qual os alunos podem colocar mensagens de agradecimento para os professores. Você pode fazer um mural grande para toda a escola ou vários murais pequenos, um em cada sala de aula, por exemplo.

2. Oriente alunos e comunidade escolar a darem um carinho especial aos professores

Um dos melhores presentes que os professores podem receber no seu dia é uma turma educada e respeitosa, que demonstre sua gratidão e seu carinho nessa data tão importante. 

Por isso, busque orientar sua comunidade escolar a terem um comportamento especial no Dia dos Professores, ou mesmo na semana toda. 

Essa orientação pode ser enviada para os alunos e pais via WhatsApp ou outros canais de comunicação, como o Portal do Aluno do Sponte.

3. Crie um vídeo de homenagem para os profissionais da educação

Fazer um vídeo com mensagens de alunos e gestores é uma ótima forma de emocionar seus educadores e mostrar o quanto sua comunidade escolar os admira.

4. Dê presentes simbólicos para o Dia dos Professores

Uma lembrancinha também é uma boa opção. Você pode dar canecas, bolsas, canetas, entre outros itens simbólicos. Ou pedir para os alunos criarem peças artesanais que sirvam como uma lembrança para os educadores.

Outra excelente opção são os “vale experiência”: cupons para um jantar, um café, uma ida ao cinema, entre outras opções semelhantes. Assim, os professores terão um momento especial patrocinado pela escola.

Para dar esse presente, sua instituição pode fazer parcerias com restaurantes, cafeterias ou outros estabelecimentos, para conseguir preços especiais.

5. Ofereça um lanche especial durante o dia

Tradicionalmente, muitas salas dos professores têm um lanchinho simples para seus ocupantes. Chá, café e bolachas são tradição em muitas escolas Brasil afora — às vezes patrocinados pela escola, outras pelos próprios docentes.

Mas, nessa data especial, sua gestão pode oferecer algo especial, como salgadinhos e bolos.

🔎 Leia mais: Sala dos professores: a escola deve investir nesse espaço.

6. Organize um evento ou almoço

Para o Dia do Professor, também é válido organizar um evento de celebração. Pode ser um almoço, um café da manhã ou algum tipo de evento cultural, por exemplo. 

O importante é que seja um dia agradável para seus educadores — e que eles não sejam obrigados a trabalhar na organização.

A valorização do professor ao longo do ano letivo

Cansamos de dizer neste texto que o Dia dos Professores é um ótimo momento para valorizar seu corpo docente. Mas você sabe que não pode se limitar a esse momento, não é?

A valorização dos educadores deve estar presente durante o ano todo, tanto pelo reconhecimento profissional quanto pela disponibilização das condições necessárias para eles fazerem um bom trabalho.

Como valorizar seus professores

Na hora de valorizar e motivar sua equipe escolar, a maioria dos gestores pensam em salários. Algo que é, de fato, muito importante, mas que nem sempre está ao alcance da gestão financeira.

Por isso, é essencial manter esse ponto sempre como um objetivo, mas considerar também outras possibilidades.

Segundo o documento da OCDE, “o salário é apenas um dos muitos fatores que definem a decisão de um professor de deixar sua profissão”. Outras condições são até mais consistentes em ajudá-los a permanecer, como oportunidades de avanço de carreira, a satisfação no trabalho e a organização de horários.

De fato, segundo a pesquisa, “professores que estão satisfeitos com os termos de seu contrato (excluindo salário) têm quase 40% menos chance de considerar sair da profissão pelos próximos cinco anos”.

Pensando nisso, organizamos algumas dicas para valorizar seus professores ao longo do ano letivo.

1. Organizar os horários de trabalho

O cronograma de aulas é um dos principais pontos de insatisfação para muitos professores. Por exemplo, eles geralmente não gostam de ter uma aula no começo da tarde e outra no final, tendo que ficar ociosamente na escola por muitas horas

Organizar esse cronograma de uma maneira sensível pode permitir um equilíbrio muito mais saudável entre o trabalho e a vida pessoal — e mostrar aos professores que sua gestão realmente se importa com eles. 

2. Oferecer condições adequadas para o ensino

A imensa maioria dos professores entrou nessa profissão por ter paixão por ensinar. Então um dos maiores presentes que a escola pode dar é possibilitar que esse trabalho seja feito da melhor maneira possível.

Isso envolve oferecer infraestrutura e materiais adequados, além de salas bem organizadas e não muito lotadas.

🔎 Leia mais: O que é infraestrutura escolar e como levar melhorias para a escola?

3. Proporcionar formação continuada

Oferecer a oportunidade de continuar os estudos e se aperfeiçoar é uma ótima forma para valorizar seus professores, ao mesmo tempo em que você melhora a qualidade do seu ensino.

🔎 Leia mais: 6 maneiras de motivar a formação continuada de professores na sua escola.

4. Desenvolver planos de carreira 

Ter uma visão clara do seu próprio crescimento profissional, com oportunidades de avanço e de melhoria salarial, ajuda muito a motivar os educadores e engajá-los com o dia a dia educacional.

🔎 Leia mais: Plano de carreira para professores: como cuidar do desenvolvimento profissional dos educadores.

5. Abrir para participação na organização e no planejamento escolar

Quando o educador pode participar da gestão escolar, com seu ponto de vista privilegiado, ele se sente como um membro importante da instituição de ensino. Isso é uma prova de valorização do seu trabalho.

6. Contar com uma cultura de feedback 

O feedback é uma das ferramentas de motivação mais poderosas. Por meio de retornos — tanto positivos quanto negativos —, você mostra para sua equipe que a gestão realmente está notando o trabalho deles e quer investir em melhorar ainda mais esse processo.

7. Acompanhar a saúde mental dos professores

Já falamos sobre a saúde mental mais cedo, então aqui só vamos reforçar: fique de olho na saúde mental de seus educadores e invista em processos para ajudá-los nesse cenário, seja por meio de profissionais da área, seja com a construção de um ambiente acolhedor na escola.

🔎 Leia mais: Socioemocional na escola e saúde mental dos professores: por que sua equipe precisa de apoio agora?

8. Facilitar o trabalho do corpo docente com tecnologia

Hoje, há muitas ferramentas que facilitam o dia a dia do corpo docente, desde programas para fazer os registros pedagógicos até funcionalidades de planejamento de aulas. 

Com a tecnologia certa, você otimiza o dia dos seus educadores e permite que eles dediquem mais tempo para aperfeiçoamento pessoal, para planejamento de suas lições e até para descansar.

🔎 Leia mais: Como um sistema de gestão escolar vai transformar o trabalho de seus professores.

O sistema de gestão escolar Sponte é um exemplo disso. Com planejamento pedagógico facilitado, registro digital de faltas, notas e trabalhos escolares, sistema de avaliação personalizado e até funcionalidade de aula online dentro do software.

Quer saber mais? Então acesse nosso site e peça uma demonstração gratuita:

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp Copiar link

Mestra em Letras: Linguagem, Cultura e Sociedade, com ênfase em Literatura, Sociedade e Interartes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Marketing, Liderança e Gestão de Pessoas e em Recursos Humanos. Licenciada em Letras - Português e Inglês e em Pedagogia. Possui experiência na área de educação nos seguintes níveis: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Também já atuou no mercado editorial e como autora de materiais didáticos da área de linguagens. Atualmente, é líder do setor de marketing da Sponte, vertical de Educação da Linx, empresa do grupo Stone Co.

Tenha uma visão 360º da sua escola com um único sistema: conheça o Sponte!

Botão Whatsapp
Fechar

Preencha os campos abaixo e nossa equipe de especialistas entrará em contato com você.

Logo Sponte