voltar blog Inicio do blog

Plano de carreira para professores: como cuidar do desenvolvimento profissional dos educadores

3 min de leitura

Planejar o desenvolvimento profissional na carreira docente é essencial para a retenção de talentos, para o bem-estar do professor e para a qualidade do ensino.

Planejar o desenvolvimento profissional na carreira docente é essencial para a retenção de talentos, para o bem-estar do professor e para a qualidade do ensino.


A valorização profissional dos educadores é um passo importante para a qualidade do ensino em sua escola. E, para ela ser completa, é essencial contar com um bom plano de carreira para professores.

No entanto, um plano de carreira docente que conte com progressão funcional, incentivos financeiros e desenvolvimento de competências ainda é algo raro na gestão de pessoas na educação. 

Sua escola já tem um plano de carreira para professores? Você conhece seus benefícios? 

Continue a leitura, entenda isso tudo e veja como aplicar essa ferramenta tão poderosa para a valorização profissional da carreira docente:

O que é o plano de carreira para professores?

Um plano de carreira no mundo corporativo é basicamente um guia, ou um mapa, que mostra ao funcionário quais passos ele deve tomar para crescer profissionalmente dentro da empresa em que trabalha — seja para ganhar um aumento salarial, seja para ter uma progressão funcional.

O mesmo vale para escolas. Um plano de carreira para professores na educação privada é um conjunto de normas e diretrizes organizado pela escola para regulamentar a progressão dos seus educadores.

🔎 Leia mais: Tudo sobre gestão de professores na escola.

Qual é a importância do plano de carreira docente?

Muitas escolas ainda não usam planos de carreira para seus professores, optando por oferecer aumentos de salário ou promoções sem muitos critérios claros. 

Alguns gestores promovem professores por tempo de serviço, outros pela percepção do trabalho do educador, e há ainda aqueles que só dão aumento de salário quando o funcionário pede.

No entanto, por mais que isso pareça simples, esse tipo de progressão acaba dando mais trabalho para a gestão e prejudicando a motivação da equipe docente. 

Por outro lado, a organização de um bom plano de carreira para professores oferece vários benefícios, como:

Clareza na gestão de pessoas na educação

A primeira vantagem de uma política de progressão de carreira bem definida é a otimização da gestão de pessoas na educação. 

Com essa política, sua equipe não perde tempo com uma avaliação de desempenho confusa. Pelo contrário: o trabalho fica mais fácil, graças a critérios pré-estabelecidos e um processo claro e transparente para todos.

Valorização profissional dos docentes 

Esta talvez seja a principal vantagem de um plano de carreira bem estruturado. 

O reconhecimento no trabalho promove o bem-estar do professor e sua valorização profissional, além de fortalecer o vínculo entre professores e gestão escolar.

Retenção de talentos

A perda de bons professores é um problema comum nas escolas, que pode prejudicar a qualidade do ensino, o engajamento dos alunos e até a continuidade de projetos educacionais. 

Tudo isso sem falar na perda de tempo e dinheiro com contratações e capacitação de novos educadores para substituir os que saíram.

Por isso, é essencial investir na retenção de talentos — e a valorização profissional, por meio de um plano de carreira bem estruturado, é uma parte importante desse processo.

🔎 Leia mais: 10 dicas para retenção de professores: veja como cuidar do seu corpo docente.

Contratação de professores capacitados

Um plano de carreira bem estruturado é um diferencial muito positivo durante a contratação de professores, ajudando a escola a atrair pessoas mais qualificadas para compor seu corpo docente.

🔎 Leia mais: Contratação de professores: como ter os melhores docentes em sua escola?

  • Para saber mais sobre contratação de professores, confira:

CTA-perfil-professores-rede-privada-de-ensino-4

Estímulo à formação continuada

A formação continuada pode — e deve — ser um dos critérios para a progressão de carreira dos professores. 

Dessa forma, você vai incentivar seus educadores a buscarem constantemente novos cursos e especializações — o que é ótimo tanto para o bem-estar dos professores quanto para a qualidade do ensino em sua escola.

🔎 Leia mais: 6 maneiras de motivar a formação continuada de professores na sua escola.

Desenvolvimento de competências dos professores

As competências gerais dos professores também devem ser medidas como critério para a progressão de carreira. E, assim como ocorre com a formação continuada, isso vai estimular sua equipe a buscar melhorar o trabalho realizado.

Promoção da equidade na carreira docente

A promoção baseada em critérios pouco transparentes e confusos pode gerar uma disparidade na equipe e deixar seus professores frustrados. 

Afinal, a sensação de equidade no desenvolvimento profissional é fundamental para a motivação e o engajamento. E ela só é possível com um plano de carreira bem estruturado.

Melhoria na qualidade de ensino

Quando sua gestão estimula a formação continuada, o desenvolvimento de competências e o próprio bem-estar dos professores, o resultado é muito claro: maior produtividade e qualidade no ensino.

🔎 Leia mais: Como ter professores engajados, que contribuem para a retenção e captação de alunos?

Como estabelecer um planejamento para o desenvolvimento profissional dos educadores?

O plano de carreira para professores pode variar de acordo com a realidade de cada escola. No entanto, ele sempre deve envolver algumas ações fundamentais, como:

Criar políticas de progressão salarial na carreira docente

Este é o primeiro ponto: estabeleça diferentes níveis de carreira, com faixas salariais crescentes e, em alguns casos, com responsabilidades e demandas distintas.

Organize também critérios e objetivos a serem alcançados para que o educador possa passar de um nível para o outro. Eles não são limitados a essas opções, mas podem envolver:

  • Tempo de serviço na escola
  • Tempo de atuação como educador
  • Formação acadêmica
  • Cursos de capacitação, especialização ou formação continuada
  • Participação em atividades extracurriculares

No mesmo sentido, lembre-se também de estruturar claramente como será a avaliação de desempenho. Explique a seus professores quais são os critérios e como a avaliação vai acontecer.

valorizacao-profissional

Possibilitar a progressão funcional e a ascensão para outros cargos

O primeiro passo na definição de níveis de carreira é estabelecer o crescimento salarial. Afinal, incentivos financeiros são ótimos para motivar sua equipe docente. Mas você não deve parar por aí.

Além do salário, considere também oferecer uma progressão funcional para seus melhores professores. É possível disponibilizar posições de liderança pedagógica, direção de projetos e até coordenação e formação de outros educadores.

Com essa possibilidade de crescimento profissional, os professores verão que seu trabalho é realmente reconhecido e se sentirão mais valorizados.

Criar programas de formação continuada

Já falamos sobre o potencial do plano de carreira para incentivar a formação continuada. Mas não basta ter esse critério e deixar os professores irem atrás da própria capacitação.

Em vez disso, avalie quais especialidades sua escola precisa mais e crie programas de formação, facilitando a participação dos docentes em cursos, especializações e muito mais.

Manter os processos transparentes

A transparência é uma das características mais importantes do plano de carreira para professores. 

Com um processo bem transparente eles serão capazes de trabalhar de maneira mais focada para alcançar os objetivos necessários para subir de nível na carreira docente. Além disso, essa clareza ajuda no bem-estar do professor, que sente mais equidade no processo.

Facilitar o dia a dia de seus professores

A última dica tem a ver com criar as condições para seus professores evoluírem. Afinal, se eles estão sobrecarregados com tarefas burocráticas, terão pouco tempo — ou motivação — para buscar capacitação ou iniciar projetos que os ajudem a subir de nível na carreira docente.

Então, busque oferecer ferramentas para facilitar essa rotina, como um sistema de gestão que transforma o trabalho de seus professores, otimizando os registros pedagógicos, as avaliações e até a organização das turmas.

Tudo isso está presente no sistema de gestão escolar Sponte. Acesse nosso site e confira:

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp Copiar link

Mestra em Letras: Linguagem, Cultura e Sociedade, com ênfase em Literatura, Sociedade e Interartes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Marketing, Liderança e Gestão de Pessoas e em Recursos Humanos. Licenciada em Letras - Português e Inglês e em Pedagogia. Possui experiência na área de educação nos seguintes níveis: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Também já atuou no mercado editorial e como autora de materiais didáticos da área de linguagens. Atualmente, é líder do setor de marketing da Sponte, vertical de Educação da Linx, empresa do grupo Stone Co.

Tenha uma visão 360º da sua escola com um único sistema: conheça o Sponte!

Fechar
Fale com a Sponte pelo Whatsapp!

Preencha os campos abaixo e nossa equipe de especialistas entrará em contato com você.

Botão Whatsapp
Fechar
Mulher ao telefone

Queremos saber mais sobre sua instituição de ensino.

Preencha os campos abaixo e nossa equipe de especialistas entrará em contato com você.

voltar ao inicio do formulário Voltar
Logo Sponte