As aulas em período integral são cada vez mais uma demanda dos pais – que, normalmente, trabalham o dia todo e precisam de um lugar seguro, estruturado e que proporcione o desenvolvimento social e intelectual dos filhos.
Nesse cenário, é preciso pensar maneiras de estruturar o plano pedagógico para tornar o período integral atrativo para os estudantes. Pensando nisso, nós listamos 4 ideias que farão com que o tempo em que o aluno passa na escola seja muito mais interessante para ele. Continue a leitura e confira!
1. Diversifique as atividades
Um ensino em período integral pressupõe que os estudantes passem mais tempo na escola. Exatamente por isso é preciso diversificar as atividades propostas para que, assim, o aluno não sinta aquela sensação de que mais tempo na escola significa mais tempo replicando e fazendo as mesmas coisas do período regular.
Atividades diversificadas são aquelas que exploram diferentes vertentes do universo do aluno. Com mais tempo para trabalhar com os estudantes, a escola pode promover um ensino mais abrangente e mais profundo acerca dos conteúdos necessários de forma mais lúdica e leve.
Quanto às aulas, introduza elementos extras que auxiliem a compreensão do aluno – como o uso de ferramentas que utilizam da gamification para promover o aprendizado – e passe a ministrar aulas menos expositivas e mais colaborativas.
Mas, não se atenha apenas às aulas, utilize o tempo “extra” do aluno na escola para desenvolvê-lo em outras competências. Disponibilize aulas de leitura – com contação de histórias – e oficinas práticas – explorando as artes, a comunicação, as tecnologias, o desenvolvimento motor e o raciocínio lógico, a consciência financeira, entre muitos outros –, incentive e proporcione espaços para as práticas esportivas e aposte também no ensino de idiomas.
Pluralizando as atividades, além de explorar as diversas capacidades dos estudantes, a escola garante a atenção e disposição do aluno em participar dos exercícios e ações promovidas.
2. Conte com espaços e horários de interação
Além das atividades diversificadas, é importante que a escola defina horários de intervalos para que os alunos se alimentem, descansem, conversem entre si e se distraiam.
Contar com espaços apropriados para isso, como refeitórios e áreas verdes, é importante para que os estudantes desenvolvam outras habilidades além das intelectuais, principalmente o lado social e de convivência com as diferenças.
3. Promova eventos que abranjam as diversas áreas do conhecimento
Outra maneira de tornar o período integral atrativo é a promoção de eventos que explorem as diferentes áreas do conhecimento – artes, humanidades e exatas.
Sua escola pode adotar a prática de realizar todo mês um evento diferente, que pode ser tanto desenvolvido pelos alunos como por convidados especializados da área. Esses eventos podem ser feiras de ciências; roda de conversa acerca de um tema específico (como sobre sexualidade, direito das minorias e mercado de trabalho); apresentações de trabalhos e atividades; exposições artísticas – com apresentações de danças, canto, exposição de desenhos e pinturas -; entre muitas outras possibilidades.
A ideia aqui é explorar a criatividade e valorizar todas as áreas e cultura.
4. Tenha uma rotina pré-determinada
Por fim, para que tudo isso seja possível de ser colocado em prática é primordial definir uma rotina diária para os estudantes.
Analise o tempo disponível para realização dessas atividades, sem esquecer que é preciso reservar uma parte dele para os estudos e aprofundamento das matérias regulares, e planeje a melhor forma de trabalhá-las.
Com organização e uma rotina pré-definida, a escola consegue planejar de forma mais eficiente as atividades e, consequentemente, deixar o período integral mais agradável e atraente para eles.
E na sua instituição? Você pensa em adotar o ensino em período integral? Já adotou e está à procura de alternativas para torná-lo mais interessante? Já toma medidas que garantem a motivação e a atenção de seus alunos? Conte-nos sua experiência através dos comentários!