4 dicas para fazer um bom processo seletivo para a sua instituição de ensino superior

Aprenda como fazer um bom processo seletivo dentro de sua instituição de ensino em alguns passos que te ajudam de forma rápida

Por Sponte em 13 de novembro de 2018.

Diversas instituições de ensino superior do Brasil utilizam avaliações para definirem quem serão seus novos alunos. O gestor, junto com sua equipe, precisa saber o que é necessário para estruturar um bom processo seletivo e atrair mais alunos para sua instituição.

O que é processo seletivo?

O vestibular é uma maneira utilizada pelas faculdades e universidades, públicas e privadas, para avaliar os estudantes e seus conhecimentos em relação às disciplinas de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, atualidades, entre outras.

Com o processo seletivo, é possível realizar uma triagem dos estudantes que estão de acordo com o que é exigido pela instituição de ensino superior em questão, como uma média mínima de pontos a serem acertados na prova.

A estrutura do vestibular é feita de diferentes formas, podendo variar entre as universidades e os cursos de graduação. No entanto, um dos modelos mais comuns é o que segue a disposição de questões múltipla escolha com uma redação. Existem avaliações de cursos específicos que exigem uma prova prática, como o caso de Arquitetura e Urbanismo em que vestibulando deve participar de uma prova de desenho.

4 dicas para fazer um bom processo seletivo

É preciso que a instituição de ensino superior seja bem vista por aqueles que desejam frequentar suas aulas. Como o processo seletivo é a primeira impressão de como a faculdade funciona, essa avaliação deve ser feita de forma eficiente. Confira a seguir algumas orientações para elaborar o exame.

1 – Organize a divulgação de seu processo seletivo

Se você deseja atrair o maior número de estudantes possível, tenha um planejamento e uma organização eficientes de todas as etapas de seu processo seletivo. Após definir os prazos de cada fase – período de inscrição, divulgação do local e horário da prova, data do resultado, etc. –, faça a divulgação de cada data para que os interessados em prestar o seu vestibular possam se preparar.

É essencial fazer essa divulgação de uma maneira clara e objetiva, de forma que os estudantes não tenham dúvidas e não haja confusão entre ambas as partes. Com a comunicação de seu processo seletivo sendo feita de uma maneira organizada e eficiente, demonstrará que a faculdade também é organizada como um todo.

2 – Apresente quais serão os critérios de avaliação

Como cada vestibular pode se basear em um determinado critério de avaliação, é necessário apresentar para os estudantes quais são os parâmetros do processo seletivo de sua instituição. Divulgue nos canais de comunicação da faculdade quais serão as notas de corte, o peso de cada parte do vestibular, entre outros critérios.

3 – Prepare a sua infraestrutura para realizar as matrículas

Após o processo seletivo, há o período das matrículas. É fundamental que a infraestrutura da sua instituição seja bem preparada para receber os novos alunos e que os profissionais estejam engajados para atendê-los. Essa é a melhor maneira de dar as boas-vindas para aqueles que estão se matriculando em sua faculdade.

4 – Faça uso das redes sociais

Por meio das redes sociais e das publicações é possível disponibilizar informações sobre o funcionamento do  processo seletivo e de sua instituição de ensino superior. Para isso, publique informações importantes, como as datas das provas, e mostre um pouco a rotina de cada curso de graduação, entre outras informações.

Como é a estrutura do processo seletivo de sua instituição? Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

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