Diversas instituições de ensino superior do Brasil utilizam avaliações para definirem quem serão seus novos alunos. O gestor, junto com sua equipe, precisa saber o que é necessário para estruturar um bom processo seletivo e atrair mais alunos para sua instituição.
O que é processo seletivo?
O vestibular é uma maneira utilizada pelas faculdades e universidades, públicas e privadas, para avaliar os estudantes e seus conhecimentos em relação às disciplinas de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, atualidades, entre outras.
Com o processo seletivo, é possível realizar uma triagem dos estudantes que estão de acordo com o que é exigido pela instituição de ensino superior em questão, como uma média mínima de pontos a serem acertados na prova.
A estrutura do vestibular é feita de diferentes formas, podendo variar entre as universidades e os cursos de graduação. No entanto, um dos modelos mais comuns é o que segue a disposição de questões múltipla escolha com uma redação. Existem avaliações de cursos específicos que exigem uma prova prática, como o caso de Arquitetura e Urbanismo em que vestibulando deve participar de uma prova de desenho.
4 dicas para fazer um bom processo seletivo
É preciso que a instituição de ensino superior seja bem vista por aqueles que desejam frequentar suas aulas. Como o processo seletivo é a primeira impressão de como a faculdade funciona, essa avaliação deve ser feita de forma eficiente. Confira a seguir algumas orientações para elaborar o exame.
1 – Organize a divulgação de seu processo seletivo
Se você deseja atrair o maior número de estudantes possível, tenha um planejamento e uma organização eficientes de todas as etapas de seu processo seletivo. Após definir os prazos de cada fase – período de inscrição, divulgação do local e horário da prova, data do resultado, etc. –, faça a divulgação de cada data para que os interessados em prestar o seu vestibular possam se preparar.
É essencial fazer essa divulgação de uma maneira clara e objetiva, de forma que os estudantes não tenham dúvidas e não haja confusão entre ambas as partes. Com a comunicação de seu processo seletivo sendo feita de uma maneira organizada e eficiente, demonstrará que a faculdade também é organizada como um todo.
2 – Apresente quais serão os critérios de avaliação
Como cada vestibular pode se basear em um determinado critério de avaliação, é necessário apresentar para os estudantes quais são os parâmetros do processo seletivo de sua instituição. Divulgue nos canais de comunicação da faculdade quais serão as notas de corte, o peso de cada parte do vestibular, entre outros critérios.
3 – Prepare a sua infraestrutura para realizar as matrículas
Após o processo seletivo, há o período das matrículas. É fundamental que a infraestrutura da sua instituição seja bem preparada para receber os novos alunos e que os profissionais estejam engajados para atendê-los. Essa é a melhor maneira de dar as boas-vindas para aqueles que estão se matriculando em sua faculdade.
4 – Faça uso das redes sociais
Por meio das redes sociais e das publicações é possível disponibilizar informações sobre o funcionamento do processo seletivo e de sua instituição de ensino superior. Para isso, publique informações importantes, como as datas das provas, e mostre um pouco a rotina de cada curso de graduação, entre outras informações.
Como é a estrutura do processo seletivo de sua instituição? Deixe o seu comentário no espaço abaixo!
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