Por Carla Helena Lange, 30 de janeiro de 2024
Tempo de leitura: 6 minutos

Inteligência artificial na educação: dicas para aplicar ferramentas de IA na rotina pedagógica da sua escola

Uma série de ferramentas de inteligência artificial surge a cada dia. Saiba como usar a IA na sua escola.

Inteligência artificial na educação: ferramentas e aplicações | Sponte

Inteligência Artificial foi eleita a palavra do ano de 2023, segundo o Dicionário Collins. De acordo com o dicionário, IA é o modelo de funções mentais humanas realizado por programas de computador. Por aqui, já abordamos diversas vezes o uso da inteligência artificial na educação e a importância de sua escola estar atualizada e pronta para lidar com essa novidade. 

Afinal, a tecnologia está aí e usá-la está deixando de ser uma escolha e passa a ser uma obrigação para se manter competitivo no mercado.

Personalização da aprendizagem, automatização da rotina pedagógica e gerenciamento de dados são alguns principais modelos em que a Inteligência Artificial vêm sendo usada na educação. Isso simplifica rotinas, melhora resultados e alavanca a sua escola a um novo nível. 

Antes de te contarmos mais sobre como aplicar isso no seu dia a dia, separamos tudo que já produzimos sobre Inteligência Artificial na educação para você ficar por dentro.

🔎 Leia mais: tudo que já produzimos sobre Inteligência Artificial na educação

Continue sua leitura para entender como a IA auxilia na automatização de processos escolares e ajuda na rotina pedagógica da sua escola.

Partindo do início

Antes de buscar soluções para IA na gestão pedagógica, vamos olhar um pouquinho para trás e entender um pouco mais sobre o processo de popularização da inteligência artificial nos últimos anos. 

O ChatGPT é um dos grandes responsáveis por isso e consiste numa ferramenta projetada para interagir em conversas e responder a consultas de forma mais dinâmica. 

Ele é alimentado por uma grande quantidade de dados diversificados e é pré-treinado para entender e gerar texto em várias situações e tópicos.

Inteligência artificial na escola: personalização da aprendizagem | Sponte

Com uma proposta semelhante, o Bard é o modelo de linguagem de IA do Google. Ele também é treinado em um conjunto massivo de textos e códigos e é capaz de gerar materiais, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdos criativos e responder a perguntas de forma informativa. 

Porém, esse é só o começo da história e a gama de atividades possíveis de serem automatizadas com IA não para de crescer.

Para exemplificar, separamos alguns outros recursos que utilizam a IA:

  • O KickResume consegue criar um currículo rapidamente com modelos personalizáveis.
  • O SlidesAI cria apresentações e slides em apenas alguns segundos.
  • O MurfAI gera vozes reais por meio da inteligência artificial.
  • O NotionAI é uma ferramenta de organização, estudo e produtividade.

Esses foram apenas alguns exemplos, afinal a lista é longa e deve apenas aumentar. Com isso, podemos perceber a variedade de atividades que a IA já é aplicada. Mas, afinal, como funciona a IA para automatização de processos escolares e ajuda nas  rotinas pedagógicas?

Como usar a inteligência artificial na educação

Sem dúvidas, a Inteligência Artificial pode ser um grande aliado para a educação. Basta que ela seja utilizada das formas corretas. 

Para isso, vamos destacar três grandes frentes onde a IA já é utilizada e pode ser aplicada na sua escola: automatização da rotina pedagógica, personalização do aprendizado e análise de dados.

Automatização da rotina pedagógica é um facilitador para o seu dia a dia e tem como foco simplificar processos. 

Existe uma máxima na Inteligência Artificial de que toda atividade repetitiva e padronizada um dia poderá ser automatizada – e esse é o caso de muitas das tarefas administrativas. 

Gerenciamento de notas, presenças e comunicação com os pais são alguns meios que podem liberar o tempo da sua equipe para se concentrarem mais no ensino.

A sua escola já pode contar com essas ferramentas por meio de um sistema de gestão escolar que traz diversas funcionalidades de gestão pedagógica e acadêmica, gestão financeira e administrativa, recursos para captação de alunos e comunicação com a comunidade escolar.

Nova call to action

Anota essa dica: o Chatling.Ai pode ser utilizado para criar um chatbot para a sua escola. Você precisa, inicialmente, treinar a Inteligência Artificial com todas as informações sobre a sua escola e fornecer conteúdo para que ele tenha as respostas para as dúvidas mais frequentes. Ao final do processo, você pode adicionar ao seu site e ele agirá como um gerador de respostas automáticas para as dúvidas mais frequentes que as pessoas têm sobre a sua escola. 

Ah, e o processo de automações pode ser usado ainda em processos como feedback instantâneo para os alunos, ao identificar áreas de melhoria e pontos fortes.

Já a personalização do aprendizado, pode contribuir ao avaliar o desempenho dos alunos e adaptar uma trilha de conteúdos que será mais eficiente para suas necessidades individuais. 

Com isso, a personalização pode maximizar o aprendizado, ajudar a nivelar toda a turma e colaborar com os alunos que podem ter dificuldades em alguma matéria específica. 

Inteligência artificial na educação: automatização da rotina pedagógica | Sponte

É o caso da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que já usa IA para personalizar o conteúdo de aprendizado e adapta as tarefas de casa de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

Por fim, a análise de dados é um dos grandes facilitadores proporcionados pelas ferramentas de Inteligência Artificial, pois possibilita que um recurso avalie um grande volume de dados e identifique padrões, tendências e desvios. Essas tendências podem ser avaliadas em diversos fatores. 

🔎 Leia mais: A importância da coleta e análise de dados educacionais

Digamos que você tenha uma escola grande com seis turmas de primeiro ano do ensino médio. A IA poderia ajudar a perceber, por exemplo, que a média das notas em uma das turmas é mais baixa que a das demais e te ajudar a identificar algum possível problema. 

Outro exemplo é que você consegue analisar uma tendência de matrículas e identificar que, até determinado dia, sua escola não havia cumprido com metade do que foi feito nos últimos anos. A partir disso, você pode fazer uma promoção, ou avaliar se alguma estratégia adotada no processo não está funcionando. 

A Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, já usa uma base de dados para analisar os trabalhos dos alunos e identificar casos de plágio. 

Ou seja, a Inteligência Artificial pode auxiliar na sua tomada de decisões estratégicas, na melhoria do desempenho dos alunos ao oferecer uma experiência de ensino mais completa e personalizada e, ainda, identificar quando a IA é utilizada de forma incorreta pelos alunos.

36 ferramentas para potencializar suas aulas | Sponte

Como implantar a IA na sua escola?

Desde o boom da Inteligência Artificial, as empresas de tecnologia correm para se tornarem uma solução conhecida entre os clientes. 

Por isso, mesmo em uma simples busca no Google, você encontrará várias listas citando as melhores ferramentas de IA para cada situação. 

Dentre as ferramentas de análise de dados, o Analycs2Go é um dos mais conhecidos.

A ferramenta fornece insights, tendências e recomendações com base no banco de dados que você fornece para ela. Essa é uma boa forma de iniciar a implantação da Inteligência Artificial, por meio de uma área administrativa, por exemplo, que pode servir como primeiro passo para análises, testes e avaliação dos resultados e da eficiência da ferramenta.

Mas, antes de contratar uma ferramenta, é importante que isso seja integrado em um planejamento para ter os melhores resultados. Por isso, você pode seguir alguns passos para tornar a implantação da IA na sua escola mais efetiva:

1. Desenvolva um planejamento: Avalie todas as atividades e processos realizados dentro da sua escola e encontre os pontos que podem ser melhorados por IA.

2. Tenham um mapa dos processos: só assim, você conseguirá entender quais setores precisam dos recursos.

3. Prepare e organize os dados: Toda inteligência artificial funciona com base em dados. Para que as ferramentas sejam eficientes, é importante que seus dados estejam organizados e separados de forma eficiente porque você precisará fornecer esses dados para a IA trabalhar da melhor forma.

Não perca o bonde das ferramentas de inteligência artificial na educação!

O bonde da IA está passando e você não deve ficar de fora. É uma oportunidade de reduzir gastos, automatizar processos e simplificar a sua gestão educacional.

Assim como as ferramentas de IA que buscam facilitar o dia a dia da sua escola, o sistema Sponte transforma a gestão escolar de milhares de escolas com tecnologia, melhorando a produtividade e a comunicação com a comunidade escolar.

Nova call to action

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.