A comunicação entre pais e escola: o que a tecnologia tem a nos ensinar?

Descubra o que tecnologias em escolas podem fazer pela comunicação entre os pais ou responsáveis e a sua instituição de ensino!

Por Willian Rauta em 28 de abril de 2020.

Quando a internet chegou nos lares das pessoas, a comunicação entre todos passou a se tornar mais fácil. Isso principalmente mais tarde, com o surgimento das redes sociais e das correspondências eletrônicas, como o e-mail. 

Atualmente existem muitas mídias que aproximam as pessoas. Facebook, Instagram, Twitter, WhtasApp, e tantas outras redes sociais, que podem ser canais ótimos de comunicação entre escolas e sua comunidade. 

Contudo, também existem canais especificamente criados para a comunicação entre escola, pais, alunos e responsáveis, como aplicativos e portais. 

Algumas instituições têm um pouco de receio em contar com a tecnologia para comunicar-se com sua comunidade. Mas vale destacar que a primeira rede social, criada em 1995, se chamava classmates e tinha o objetivo de conectar estudantes da faculdade nos EUA e no Canadá. 

Isso prova que a tecnologia é sim uma ótima saída para a educação. E mais, porque ela permite a aproximação entre a escola e a comunidade escolar, para que todos possam se comunicar de maneira fácil e ágil. 

O relacionamento entre pais e escola é essencial tanto para a própria instituição, quanto para os pais, responsáveis e alunos.  Quer saber como e quais tecnologias podem promover a comunicação entre escola e comunidade? 

Então continue sua leitura!

A importância de uma boa comunicação com pais

Comunicação pais e escola: o que tecnologia tem a nos ensinar? | Sponte

A educação é um processo de construção que depende da família e da escola. Quando ambas estão em contato, o processo de aprendizagem do aluno acontece de maneira muito mais eficiente. 

A harmonia entre o discurso da família e da escola é essencial para que o aluno  desenvolva seus conhecimentos com confiança, durante todo o período em que ele estiver conectado a escola. 

Também é importante destacar que quando a escola possui o apoio dos pais, ela consegue desenvolver ações mais eficientes. Isso dá destaque para a instituição em relação à concorrência. 

Além do mais, comunicação gera relacionamento, e quando o relacionamento entre sua escola e os pais vai bem, o aluno tem uma experiência de ensino-aprendizagem muito mais positiva. 

O que a escola pode fazer pra melhorar esse relacionamento? 

Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, as empresas que mantinham seu relacionamento com clientes apenas de maneira presencial, sofreram para se adaptar ao digital. Contar com ferramentas online que promovam essa possibilidade é algo benéfico demais para ser deixado de lado. 

O distanciamento social fez com que diversas escolas deixassem de dar aulas presenciais por um longo período. A partir disso, aulas virtuais se fizeram necessárias. 

A tecnologia se tornou essencial durante a quarentena e o acesso às redes sociais também aumentou bastante. 

Como falamos anteriormente, as redes sociais são muito importantes para manter a comunicação. O marketing digital faz com que sua escola se mantenha na vida das pessoas.

A presença nas redes sociais e a frequência das postagens, durante a quarentena, mostrou que as escolas permanecem ativas no processo de ensino-aprendizagem. Isso mostra para sua comunidade que, mesmo em tempos de crise, você segue preocupado em dar continuidade à educação de seus alunos.

Mas lembre-se que a comunicação é uma via de mão dupla. Então sempre que você receber mensagens ou comentários nas redes sociais, responda com atenção e procure atender todas as dúvidas. 

Outras tecnologias em escolas também podem promover uma comunicação de qualidade. Existem e-mail, aplicativos e até mesmo sistemas de gestão que contam com portais para que alunos e pais sigam conectados a escola.

Como a tecnologia ajuda? 

A tecnologia carrega consigo muitas vantagens, como agilidade, eficiência e produtividade. No que diz respeito à comunicação, quando ferramentas tecnológicas são utilizadas para tanto, a longevidade do relacionamento entre pais ou responsáveis e escola é mais forte e duradoura.

Os resultados dessa comunicação mais ativa e online chegam rapidamente. Contudo, algumas ações se fazem necessárias:

  • Mantenha a frequência na postagem de conteúdos;
  • Fale sobre o que está sendo feito pela escola;
  • Mostre atividades que estão sendo desenvolvidas;
  • Não poste apenas no feed, mas nos stories também;
  • Interaja com seu público repostando conteúdos em que sua escola foi marcada.

Ferramentas do Sponte para ajudar na comunicação da escola com sua comunidade

A Sponte possui um sistema cheio de ferramentas que podem promover uma gestão muito efetiva de todos os setores da sua escola, de maneira integrada e efetiva. 

Tanto sua gestão administrativa quanto a pedagógica podem se tornar mais eficientes com o auxílio de um sistema de gestão escolar. E a comunicação também! 

E é possível ir ainda mais além, pois o Sponte também conta com canais de comunicação direta entre a escola e seus alunos, pais ou responsáveis. 

Conheça o portal do aluno e o APP do Sponte: 

Portal do aluno

Comunicação pais e escola: o que tecnologia tem a nos ensinar? | Sponte

O portal do aluno é um local de acesso em que o professor pode disponibilizar atividades para que o aluno desenvolva em casa. Assim, fica mais fácil tornar o processo de ensino-aprendizagem muito mais dinâmico e interessante para seus alunos. 

Além do mais, ali o aluno e seus pais ou responsáveis podem acompanhar as notas do aluno, as faltas dele, e até mesmo conversar com seu professor ou outro membro da equipe de administração ou pedagogia da escola. 

 APP Sponte Agenda

Com o APP Sponte Agenda o gestor consegue fortalecer o relacionamento com pais e alunos através de um aplicativo de agenda escolar com fácil usabilidade. Nele, é possível acessar informações como: 

  • Calendário de aulas e eventos
  • Acompanhamento de faltas
  • Informações financeiras
  • Comunicados e troca de mensagens

Comunicação para captar e reter alunos

Manter uma comunicação forte e clara entre sua escola e a comunidade envolvida nela é algo que também pode gerar captação e retenção de alunos, diminuindo suas taxas de evasão escolar.

Algumas estratégias específicas colocadas em prática, junto disso, resultarão em uma alta taxa de alunos captados e fidelizados. Situação extremamente benéfica para manter resultados positivos no seu fluxo de caixa.

Quer saber quais são estas estratégias e como aplicá-las de maneira prática em sua escola? Confira tudo sobre o assunto neste material da Sponte disponível para você gratuitamente:

Willian Rauta / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto da Sponte, com mais de 7 anos de experiência em soluções tecnológicas para a área de educação, faz parte do time da Sponte há 10 anos.