Como manter a disciplina dos alunos no EAD?

Confira as dicas da Sponte para que sua escola de idiomas ou cursos profissionalizantes mantenha a disciplina de alunos nas aulas EAD.

Por Marcelo Fossá em 03 de junho de 2020.

Manter a atenção de uma turma durante aulas presenciais já é, por si só, uma tarefa difícil. Isso se torna ainda mais complicado durante aulas online! No fim das contas, existe uma série de fatores que podem roubar a atenção de um aluno durante uma aula. 

Contudo, é preciso levar em conta um fato: em escolas de educação básica, os alunos precisam estar ali! Por outro lado, em cursos de idiomas ou profissionalizantes, seus alunos estão buscando esse conhecimento por vontade própria. Essa é uma grande vantagem.

Porém, isso não quer dizer que toda a turma de suas aulas virtuais vai estar atenta o tempo todo, o que significa que é um desafio para o professor manter a disciplina dos seus alunos.

Sua escola de idiomas ou cursos profissionalizantes é EAD? Ou suas aulas se tornaram virtuais frente a pandemia do coronavírus

Independente da sua situação, ao longo desse texto você poderá conferir uma série de dicas para manter a atenção e a disciplina dos alunos durante as aulas EAD.

Boa leitura!

1. Faça acordos com seu aluno

Como manter a disciplina dos alunos no EAD? | Sponte

O mundo funciona com regras e leis, justamente para que os resultados de muitos processos sociais sejam positivos. É por essa razão que os acordos são necessários. Afinal, seu aluno possui direitos, mas também deveres em relação ao aprendizado.

Portanto, determine com os alunos questões como número de faltas e comprometimento com as aulas. Peça para que, durante a aula, eles deixem seus celulares de lado e procurem participar da lição. 

Também é possível combinar algumas punições para quem não estiver atento às aulas, como diminuição da nota ou atividades extras. 

Um exemplo prático disso é fazer perguntas durante a aula para os alunos de maneira alternada. Caso você realize a pergunta para o aluno e ele não responda, dê uma atividade extra para que ele entregue. Pode ser uma produção de texto ou outra atividade que você tenha reservada para este tipo de situação. 

2. Cumpra as punições acordadas

De nada adianta criar regras dentro da sala de aula e não cumprir as punições acordadas entre o professor e a turma. Por isso mesmo, quando um aluno descumprir uma regra, aplique a punição!

Envie a atividade ou tarefa extra para ele. Mesmo que você possua alunos adultos, isso é muito importante para manter o respeito entre todos durante a aula. 

3. Faça acordos com os familiares

Essa é uma dica bem importante. Fazer acordos com os familiares do aluno é uma ótima maneira de encontrar apoio para manter a disciplina durante as aulas virtuais. 

Alunos adultos costumam ter mais foco na hora dos estudos, procurando um ambiente mais silencioso em casa para realizar a aula e pedindo para que as pessoas que moram com ele respeitem esse momento e o deixem focado.

Contudo, isso pode não acontecer com crianças e adolescentes. Por isso, contate os pais e peça para que eles fiquem atentos a isso. Avise-os quais os dias e horários da realização das aulas, para que o aluno não se atrase. 

Depois, diga que é preciso que todos compreendam que ele não deve ser chamado durante a aula, e que deve permanecer em um local tranquilo, a fim de manter a concentração e o foco. 

Ao realizar o contato com os pais ou responsáveis desse aluno, determine os acordos. Caso esse contato aconteça pelo telefone, vale a pena requisitar um endereço de e-mail para enviar um documento com os detalhes, reafirmando o papel e o apoio da instituição e dos responsáveis no processo de ensino-aprendizagem. 

4. Garanta que todos os professores conheçam bem a plataforma que está sendo utilizada para as aulas virtuais

Um dos fatores que pode atrapalhar o andamento da aula e fazer com que o professor perca a atenção dos alunos é a falta de conhecimento da plataforma utilizada para a realização das aulas online.

Alguns professores relatam que os alunos – principalmente crianças e adolescentes – fazem brincadeiras durante as aulas. Se trata de gritar no microfone ou enviar mensagens na plataforma enquanto o conteúdo é explicado, sem que isso tenha conexão com a matéria. Isso atrapalha a explicação do professor, roubando a atenção da aula.

Alguns aplicativos utilizados para videoconferências, como o Zoom, permitem que o professor mute o microfone do restante da classe em momentos de explicação. Assim, mesmo que um barulho aconteça em chamada, o resto da turma não irá ouvir nada mais além da fala do professor. 

Em alguns desses aplicativos também é possível desabilitar o envio de mensagens no chat da plataforma, durante a vídeochamada, impedindo que os demais participantes comuniquem-se entre si durante a aula. 

Ao conhecer todas as funcionalidades da plataforma de videochamada, o professor pode utilizar as ferramentas para manter o foco da turma. Além do mais, ele evita que a indisciplina de um aluno comprometa a atenção do restante da turma. 

5. Conte com as ferramentas certas!

Como manter a disciplina dos alunos no EAD? | Sponte

Contar com as ferramentas certas para as aulas online é fundamental para garantir que seu aluno permaneça atento durante a explicação do professor. Por isso mesmo, procure por uma plataforma de videoconferência que atenda às necessidades de sua escola. 

Caso você lide com uma maioria de crianças e adolescentes, como é o caso de cursos de idiomas, é importante procurar por plataformas que possuam as funcionalidades citadas acima! 

Já em cursos profissionalizantes, ferramentas como a mutação dos microfones não se fazem tão necessárias. Mas, procure avaliar o andamento das aulas com os professores e averiguar quais ferramentas podem ser úteis para o professor nesse momento. 

Ter um sistema de gestão eficiente também é importante. O Sponte, por exemplo, possui muitas funcionalidades que podem auxiliar na gestão administrativa. Mas não é só isso!

Através de ferramentas como o APP Sponte Agenda e a Plataforma do Aluno, seu corpo docente terá apoio em atividades pedagógicas, permitindo que o aluno tenha uma experiência mais completa e positiva durante as aulas online. 

Por que colocar todas essas dicas em prática?

Como você percebeu durante a leitura, não basta apenas procurar desenvolver aulas interessantes. Muitas outras práticas podem ajudar a  manter o foco dos seus alunos durante as aulas virtuais. 

Mas, afinal de contas, porque fazer isso? 

Primeiramente, caso seus alunos sintam que suas aulas não estão sendo produtivas, podem acabar se desleixando no pagamento e se tornando inadimplentes. Situação que deve ser evitada, afinal, a inadimplência pode afetar o seu financeiro! 

Isso pode até mesmo resultar no cancelamento de matrículas e sua escola pode acabar perdendo alunos. 

Além disso, a situação pode até atrapalhar a captação de alunos novos. Afinal de contas, muitas pessoas optam por estudar em uma escola de idiomas ou cursos profissionalizantes por indicação de algum amigo ou familiar. 

Caso seus alunos não estejam aproveitando verdadeiramente as aulas, eles não irão falar bem da sua escola e a captação de alunos será menor que o costume. 

Conclusão

Procure colocar essas dicas em prática para garantir que sua instituição tenha aulas virtuais interessantes e que seus professores consigam manter a disciplina da turma, mesmo que sua instituição não pretenda manter as aulas online após a pandemia.

Procurando mais dicas de como lidar com os desafios do coronavírus? Então confira este material da Sponte gratuito com várias dicas para o seu centro de ensino:

Marcelo Fossá / Gerente de Atendimento

Atualmente é Gerente do Atendimento da Sponte há quase 8 anos e possui experiência nas áreas de suporte e sucesso do cliente.